Você sonha em ter uma horta em casa com vários temperos à mão e preparar deliciosos pratos para os parentes e amigos? Você imagina que essa horta pode ter também uma função decorativa na varanda, cozinha ou área de serviço? Você procura inspirações em fotos de blogs, sites, redes sociais e revistas para criar esses nichos saudáveis dentro de casa?

Horta na cozinha: inspiração para pequenos espaços

Se a resposta foi sim para todas essas perguntas, mas você acha que seu apartamento é pequeno e não comporta uma horta caseira, está na hora de rever seus conceitos. Os espaços internos estão cada vez mais reduzidos nos imóveis novos. Alguns chegam a ter 18 m2. Mas isso não impede cultivar plantas, ervas e hortaliças. É possível ter esses pequenos presentes da natureza dentro de casa desde que recebam pelo menos quatro horas de sol por dia ou um tipo específico de iluminação artificial para fazer a fotossíntese. Há lâmpadas especiais e modelos de estufas domésticas no mercado com essa finalidade.

Horta com iluminação artificial, 100% sem luz natural

Estufa doméstica: tamanho reduzido para espaços menores 

Estufa doméstica: facilita a fotossíntese 

 

Cuidados essenciais

Bem… vamos recapitular….para cultivar ervas e hortaliças você precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia. O que mais? Boa irrigação em um solo de boa drenagem.

Mudas de ervas aromáticas e hortaliças em potes de PVC – via Google Imagens

Em um vaso, você pode cultivar praticamente todo tipo de erva. Existem muitas opções bacanas de recipientes, em diversos materiais, para plantar as ervas. Tem vaso de barro, de cerâmica, de vidro. Tem recipiente retangular de madeira. Tem vaso em formato de escada. Tem xícaras grandes adaptadas. Tem prateleiras para colocar na parede. Tem mini estantes coloridas. Vale a pena fazer um tour pelas lojas especializadas e buscar as opções que mais combinam com seu estilo.

Mudas de alface dentro de sapateira de parede: efeito criativo, as ervas aromáticas também dariam um efeito bem legal 

E o mais importante de tudo… não existe um espaço mínimo para ter uma horta em casa. Se não tiver espaço no chão, use uma pequena bancada. Se não tiver espaço para a bancada, utilize a pia da cozinha. Se a pia da cozinha não receber sol suficiente, deixe em algum cantinho da sala perto da janela.

Horta na cozinha: opção prática e inspiradora 

Ervas aromáticas próximas à janela: crescem saudáveis

Vasos suspensos na varanda: opção decorativa 

E, claro, se preferir uma ideia que una o melhor dos mundos – a decoração com a praticidade de uma horta caseira – coloque vasos suspensos no teto da área externa.

Jardim vertical de ervas: charmoso e funcional 

Ou melhor, ainda: crie um charmoso jardim vertical na sua varanda. O efeito vai ser surpreendente. Você, sua família e visitas vão se sentir felizes e acolhidos. Principalmente, se tudo for cultivado de forma orgânica, saudável e sem agrotóxicos. Pode apostar!

Fonte: Casa de Valentina