Composé

Composé Lifestyle - Arquitetura e Inspiração

O estilo escandinavo na decoração

Se você procura um estilo básico, minimalista e moderno para decorar a sua casa, a melhor opção é o estilo escandinavo, onde o conceito é salpicar cores em um ambiente branco. Abusando da criatividade, conseguimos compor um ambiente aconchegante, simples e agradável.

O Estilo Escandinavo surgiu no início do século XX e adquiriu as características dos artesanatos regionais e paisagens destas regiões. Carlo Larsson é o desenhista que influenciou o estilo escandinavo de interiores, combinando cores neutras e elementos levemente envelhecidos. O estilo combina o tradicional com o moderno.

Para compor um ambiente utilizando o estilo escandinavo, você pode utilizar os seguintes elementos:

Deixe as lâmpadas penduradas por um fio e quadros encostados no chão;

 

Se o excesso de branco incomode você, a dica é apostar em almofadas estampadas, livros ou acessórios coloridos que tragam tranquilidade e não deixem o ambiente tão sóbrio;

 

Também fazem parte da composição, utilizar o contraste de móveis modernos de linhas retas e design simples com detalhes clássicos e vintage. Explore várias luminárias no mesmo ambiente ou peças grandes e chamativas em preto.

 

Para quebrar a frieza do branco, a dica é utilizar materiais naturais, como madeira, lã, linho e pedras.

 

A simplicidade ajuda na decoração do ambiente, nesse estilo os elementos mais indicados são cerâmicas e vidros.  As cores no decor escandinavo devem ser neutras, para criar um ambiente leve, agradável, tranquilo e calmo. Procure optar por branco e cores neutras, como cinza e nude, elas são predominantes nesse estilo. Combine simplicidade e personalidade para criar um ambiente aconchegante e digno de capa de revista.

 

Fonte: Blog Dicas de Arquitetura da Fabi

  • O estilo procura combinar o tradicional com o moderno para conseguir ambientes característicos.

  • O piso de um autêntico ambiente escandinavo é de madeira e de preferência uma madeira clara. Mas hoje em dia a gente tem muitas outras alternativas mais baratas e práticas do que o piso de madeira. Não fique com medo de usar possíveis substitutos;

  • Os andares são preferencialmente de madeira em tons claros e neutros, para contribuir com espaços amplos e com a luminosidade dos ambientes.

  • Os móveis escandinavos são de linhas retas, puras e limpas, combinando com curvas suaves que produzem ambientes acolhedores e equilibrados.