Composé

Composé Lifestyle - Arquitetura e Inspiração

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Hoje o Blog Composé escreve sobre um dia que inspira força, coragem, amor. É um dia para se pensar sobre todas as lutas que já aconteceram, as que estão acontecendo e as que merecem e devem acontecer. Hoje falamos, honradamente, do Dia Internacional da Mulher.

Em fevereiro de 1909 foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher, nos Estados Unidos, embora só tenha sido oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975. A celebração aconteceu dentro do contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

Ao longo da história, muitas conquistas vieram como o direito ao voto, a consagração da igualdade de gênero como direto fundamental, a lei Maria da Penha, entre outros. Mas há ainda muitos problemas a serem superados. Os pontos mais problemáticos continuam a ser a oportunidade profissional e econômica e a participação na política.

Dentro da história da arquitetura e do design, assim como na história de várias outras profissões, a mulher era mal vista (e infelizmente, dependendo do ambiente, ainda é), suas capacidades e talento eram desprestigiados, subestimados, não reconhecidos. Marion Mahony, por exemplo, uma das primeiras mulheres do mundo a tornar-se arquiteta teve seu talento reconhecido um século após seu falecimento, mas, durante sua vida, seu talento era visto apenas como uma extensão do trabalho feito pelos homens do escritório.

O objetivo da data é fazer a sociedade a lembrar/pensar, lembrando-se das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, e, do outro, refletir sobre as discriminações e a violência a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. É uma pena que ainda tenhamos tantos ideais, injustiças, discriminações, abusos a ser combatido, mas com a força, coragem e amor que todas as mulheres possuem é possível tornar uma sociedade mais igualitária, com mais equidade e respeito.

 

Ser mulher é ir à luta, é correr atrás dos seus ideais, é desejar conquistar o seu espaço na sociedade.

Ser mulher é um grande desafio, mas quem disser que não é incrível?

(autor desconhecido)

 

Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Fonte: InfoEscola, EXAME, Fortíssima e ArchDaily