Composé

Composé Lifestyle - Arquitetura e Inspiração

Alimentos que estimulam o raciocínio e a memória

Já são muito difundidos os benefícios de nos alimentarmos de forma adequada para suprirmos as necessidades do nosso organismo e mantê-lo saudável. Entre as regras básicas, estão: aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, sementes, peixes e carnes magras e reduzir a ingestão de alimentos processados, com altas taxas de gorduras, açúcar e sal.

Mas para além disso, existe um grupo de alimentos que pode contribuir para melhorar a concentração e a capacidade e o estímulo da memória. Que tal inclui-los na sua alimentação diária e deixar seu cérebro tinindo? Vamos a eles:

 

1. Blueberries (Mirtilos)

Com alta função antioxidante e ricos em vitamina C, os blueberries têm sido usados em diversos estudos para combater a perda de memória de curto prazo. Alimentar-se da fruta contribui para a coordenação e equilíbrio, entre outros benefícios. Você pode prepará-lo para fazer sucos ou smothies ou ingeri-los como fruta em seu formato normal.

 

2. Óleo de peixe

Espécies de peixes como salmão, cavala, arenque e sardinha são riscos em ômega 3. Essa substância é essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral. Para uma dieta equilibrada, certos nutricionistas recomendam duas porções de peixes ricos em ômega 3 por dia.  No entanto, é sempre bom estar atento aos problemas relacionados aos microplásticos.

 

3. Abacate

Embora a fruta apresente taxas altas de gordura o tipo de gordura é saudável, essa que também é encontrada em azeite de oliva, em sementes de linhaça, gergilim e girassol e em frutos oleaginosos como: castanha, nozes e amêndoas. Sua gordura monoinsaturada contribui para o aumento do bom colesterol (HDL-colesterol) e para redução do colesterol ruim (LDL-colesterol). O abacate apresenta benefícios para facilitar o fluxo de sangue para o cérebro. Esse processo, por sua vez, é responsável por manter a mente em alerta e o foco na concentração de atividades do dia a dia, e pode também ajudar a reduzir a pressão sanguínea geral no corpo. 

 

4. Sementes de abóbora

Outro alimento rico em ômega 3 e zinco. As sementes são perfeitas para quem é vegetariano (principalmente os que não consomem peixes). As sementes contribuem na manutenção da parte do cérebro que equilibra a função sensorial. Podem ser consumidas em lanches, saladas e até mesmo junto com o mingau de aveia no café da manhã.

 

5. Chocolates

Um dos alimentos preferidos mundialmente. O "verdadeiro" chocolate é o feito com leite, tem cor escura e uma pequena porcentagem de sólidos de cacau. Consumir pequenos pedaços desse chocolate te ajudará a fornecer antioxidantes e melhorar a sua memória. Alimentando-se todos os dias de pequenas porções de chocolate (consulte seu nutricionista) poderá melhorar funções motoras e agilizar velocidade de reação.

 

Fonte: Ecycle