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E-mail no mundo corporativo

Você pode ser até amigo do seu superior. Mas não se esqueça que está em um ambiente de trabalho. Ou seja, a escrita no e-mail deve ser clara, objetiva e sem intimidade. Por se tratar de um documento, suas palavras podem gerar conflitos futuros ou até mesmo aqueles momentos estranhos com seus colegas de trabalho.

Abaixo, damos 10 dicas de como escrever corretamente nos e-mails :

  1. Independente do tipo de e-mail enviado seja sempre educado e cordial. A apresentação inicial de seu e-mail colaborará pela existência de interesse por parte do destinatário, bem como pela dedicação de retorno do mesmo.
  2. Os e-mails corporativos devem sempre ser mais formais e muitas vezes são considerados documentos. Nada impede que você seja mais informal com quem tenha afinidades, porém dentro dos limites profissionais.
  3. Ainda sobre e-mails corporativos é importante evitar a linguagem utilizada na internet, de abreviaturas e símbolos que demonstram falta de profissionalismo.
  4. Mantenha-se atualizado através de livros, revistas e jornais pois os mesmos possuem meios de comunicação distintos e você passará a ter maior facilidade de interpretação e desenvolvimento de seus textos.
  5. Atente-se ao conteúdo que você irá desenvolver. Na maioria das vezes, o texto do e-mail deve ser claro e objetivo. No entanto, em algumas eventualidades, você poderá vir a ser mais abrangente, detalhando as informações para que fiquem mais claras ao destinatário. Tudo dependerá do assunto a ser tratado e da facilidade de entendimento do destinatário.
  6. Evite escrever com todas as letras em caixa alta (maiúscula). Elas representam que você está sendo indelicado e/ou gritando.
  7. Demonstre no campo “assunto” a informação que conterá no e-mail de forma clara e objetiva. Jamais deixe o título do assunto em branco.
  8. Sempre avise no corpo do e-mail quando estiver enviando documentos anexados.
  9. Ao final de seu e-mail utilize termos formais como atenciosamente”, “cordialmente”, etc.
  10. Não se esqueça de “assinar” seu e-mail com seu nome, cargo, empresa e telefone se julgar adequado.