Composé

Composé Lifestyle - Arquitetura e Inspiração

Pupunha e frutos do mar: combinao perfeita!

(por Chef Hudson Machado)

 

 

Cozinhar é uma arte, que como todas as outras para que seja feita com êxito é preciso muito estudo e dedicação. A mistura de temperos, cores, aromas e sabores é sempre um desafio ao Chef de Cozinha.

Para mim é um desafio que realizo com prazer, todas as vezes que entro na cozinha me deparo com um mundo de possibilidades. Quando pensei em um cardápio para o Viver Gourmet, quis apresentar outras possibilidades gastronômicas. O peixe que é uma carne nobre, que nós Capixabas estamos com o paladar bastante acostumado, por estarmos próximos ao mar e termos nossos pratos típicos com Frutos do Mar como ingrediente principal.

Surpreender um publico de arquitetos, decoradores e designers não é uma tarefa fácil, por isso criamos três pratos com um sabor inovador.

O prato de entrada foi uma farofa com farinha de mandioca e farinha de bacon com cubos de Garopa grelhados. Para acompanhar um Cappuccino de peixe, feito com Mirepoix que é um caldo obtido através das aparas de peixes, cenoura, cebola e salsão, completando a taça com espuma de purê de pupunha.

Já o prato principal foi uma posta de Badejo desossada com crosta de azeitonas pretas servido em cama de palmito pupunha cortada à julienne e regado com azeite extra virgem português. O destaque é para a preparação do peixe, que foi cortado de forma especial, retirando os espinhos e partes escuras que modificam o sabor do pescado, dessa maneira podemos saborear melhor a carne do peixe sem o desagradável gosto de maresia. Seu tempero foi feito com flor de sal, pimenta do reino e azeite, que ficou marinando de um dia para o outro.

Para finalizar uma sobremesa clássica e especial. Creme Patissire, conhecido como creme de confeiteiro, aromatizado com favas de baunilha, geleia de frutas vermelhas com Morangos, Amoras e Bluebarry. Para finalizar um crocante de caramelo e granulado de pistache.

A experiência foi excepcional. A cozinha integrada, ao vivo, com o público permite que o Chef tenha um retorno imediato. E tem presente melhor, para quem cozinha, que ver os convidados se deliciando com os pratos?