Composé

Composé Lifestyle - Arquitetura e Inspiração

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Todo dia, em nosso local de trabalho, nos deparamos com diversas demandas e cada uma mais urgente do que a outra.  No entanto, nem sempre conseguimos realizar tudo o que havíamos planejado.

Isso acontece por diversas razões. E, às vezes, a culpa é nossa – ao perdermos tempo com coisas inúteis, ou trabalhando em tarefas nem tão essenciais ainda. De acordo com Peter Economy, da revista "Inc.", temos alguns pontos para nos atentarmos e garantir a produtividade em nosso dia-a-dia. Confira:

 

1. Diminuir a quantidade de coisas na sua lista
Ter 15 ou 20 itens na sua lista aumenta suas chances de se perder no meio do caminho e cumprir poucas tarefas. Priorize de três a cinco itens principais e foque suas energias neles.

 

2. Mudar o design
Mude o hábito de fazer listas em formatos tradicionais e lineares. Experimente, por exemplo, colocar sua meta mais importante em um círculo central, rodeado por círculos menores, que representem as outras pendências a serem cumpridas.

 

3 . Diminuir o seu tempo
Pronto, sua lista está pronta. Agora, você está pensando em como e quando começar . Desafie-se. Coloque, por exemplo, o horário do meio-dia para terminar todas as suas tarefas.

 

4. Fugir do “peso morto”
Se a sua empresa está produzindo vários produtos, evite dedicar muito tempo àquilo que não está funcionando ou que não tem potencial para ser o maior sucesso. Coloque sua atenção nos produtos que funcionam. E vendem.

 

5. Envolver os outros
Pare de tentar fazer tudo sozinho! Delegue tarefas a seus colaboradores  e coloque responsabilidade nisso. Desta forma, você consegue ter mais tempo para participar de tarefas mais importantes.

 

6. Acreditar em si mesmo
Nós somos humanos e não máquinas. Se você está se sentindo cansado e improdutivo, procure um lugar para caminhar ou troque o lugar onde está sentado. Acredite em si mesmo e acredite no retorno total de sua produtividade após dar a sim mesmo um tempinho de descanso.

 

7. Inspirar-se  em ideias dos famosos
Sua produtividade pode decolar se você promover algumas mudanças súbitas e adotar diferentes hábitos. Tente alguma dessas rápidas ideias de figuras ilustres: o escritor Ernest Hemingway era mais produtivo quando escrevia ficando de pé, enquanto Woody Allen encontra sua produtividade e criatividade após tomar vários banhos por dia.

 

8. Continuar aprendendo 
Quanto mais experiências você tiver e mais você aprender, melhores serão o seu raciocínio e sua criatividade para buscar a solução de um problema. Continue aprendendo e você vai conseguir mais conhecimento para auxiliá-lo nas metas do dia a dia.

 

9. Usar a “regra dos cinco minutos”
Se você não está conseguindo ser produtivo porque está tendo problemas em se manter focado, desafie-se a trabalhar em algo por cinco minutos. Dê o melhor de si nesse ínterim. Você ficará surpreso com o que você conseguirá fazer em 300 segundos. 

 

10. Parar com interrupções
Você pode melhorar sua produtividade ficando longe de distrações. Feche o seu e-mail, não cheque as redes sociais e desative as notificações do seu celular. Desconectar-se por um tempo pode ajudar muito na realização de suas tarefas

 

Fonte: Site INFO e EXAME