O tipo de porcelanato ideal para você

Por Composé / 16.11.2017
O tipo de porcelanato ideal para você

Revestimentos que reproduzem diferentes materiais

Antes de decorar a casa com móveis e objetos que contem histórias bacanas, é preciso escolher os acabamentos da sua reforma ou construção – afinal, eles também são um ótimo jeito de trazer personalidade aos espaços. Como essa decisão irá te acompanhar por anos a fio, é normal se deparar com algumas dúvidas no meio do caminho, principalmente na hora de definir qual será o revestimento usado no piso e nas paredes. É verdade que existem centenas de opções disponíveis por aí e cada uma tem seus prós e contras, mas quando a ideia é descomplicar a rotina e os cuidados com a casa, os porcelanatos entram no topo da lista.

Cada vez mais modernos, os porcelanatos de hoje em dia reproduzem cores e texturas com extrema fidelidade, além da alta durabilidade e de uma manutenção bem simples. Ou seja, eles têm a carinha dos materiais que mais amamos, porém dão muito menos trabalho. Não poderia ser melhor né?

Se você está nessa fase de reforma e construção e quer uma ajudinha para escolher o seu porcelanato, fique de olho nas dicas abaixo:

 

Efeito Madeira:

Além de reproduzir diferentes texturas e tonalidades naturais, os modelos que imitam madeira trazem várias facilidades: não mancham, não ficam marcados e podem ser lavados.

 

Efeito industrial

Se você curte esse estilo mais flexível e urbano, o porcelanato que imita aço pode ser uma boa alternativa para deixar a decoração autêntica.

 

Onde usar?

Muita gente se pergunta qual é o ambiente ideal para usar os porcelanatos, mas a resposta é simples: na casa toda, sem limitação. Pois é, a história de que piso frio só deve ser aplicado na cozinha ou no banheiro ficou no passado. Em nome da praticidade e daquela sensação de amplitude que todo mundo busca, esses revestimentos estão sendo usados para cobrir grandes áreas integradas e até mesmo apartamentos inteiros. Ao apostar no mesmo piso para a varanda, a sala e a cozinha, por exemplo, você evita emendas desnecessárias e integra ainda mais os três espaços, tornando-os uma coisa só. Quem quiser colocar porcelanato no quarto também pode, mas vale lembrar que um tapete macio é um complemento indispensável.


 

Efeito Mármore

Os porcelanatos dessa coleção são perfeitos para deixar o banheiro com ares de sala de banho, mas também podem ser usados em outros pontos da casa, como a cozinha ou no piso da sala toda. Por que não?

 

Efeito Ladrilhos

Queridinhos no mundo da decoração, os ladrilhos surgem repaginados em porcelanatos que aliam o visual retrô à praticidade da manutenção.

 

Como cuidar?

O grande lance desse material é a baixa manutenção, principalmente quando comparado aos acabamentos que inspiram suas texturas e estampas: os ladrilhos hidráulicos mancham facilmente, o cimento queimado pode apresentar trincas com o tempo, a madeira desbota e não deve entrar em contato com a água e o mármore demanda mil e um cuidados. É aí que o porcelanato sai na frente, pois sua limpeza diária não exige mais que um pano umedecido com água e detergente neutro. Pra completar, o revestimento também é mais resistente a manchas e riscos e pode ser lavado tranquilamente – uma boa opção para casas com crianças ou pets.

 

Efeito Concreto e Cimento

O legal dos porcelanatos é que dá para conquistar o mesmo efeito, mas sem os probleminhas que esses materiais normalmente apresentam, como trincas e manchas.

 

Efeito Deck

Inspirados em madeiras de visual rústico próprias para áreas externas, os porcelanatos que imitam decks trazem calor à decoração.

 

Qual escolher?

Essa escolha vai depender de duas coisas: o efeito que você procura de acordo com seu estilo preferido e as especificações técnicas dos modelos. Como cada casa tem uma personalidade, é importante contar com a variedade do catálogo da Biancogres. Quem curte um clima urbano pode se encantar pelos porcelanatos que imitam concreto e cimento queimado, já os mais clássicos vão se apaixonar pela coleção inspirada em mármores, ou quem sabe pelas texturas de madeira… opção tem de sobra. Em relação às questões técnicas, vale a pena pesquisar as tabelas de orientação de uso antes de comprar. As áreas externas, por exemplo, exigem pisos com características antiderrapantes, então é melhor se prevenir para não errar.

 

Efeito Pedra rústica

Na varanda do apê, no entorno da piscina e até na garagem, esses porcelanatos são uma escolha linda e segura, pois são antiderrapantes.

 

Efeito tridimensional

São duas tendências em uma só: texturas tridimensionais e formas geométricas. Tudo para modernizar as paredes da cozinha ou do banheiro de um jeito criativo

 

Agora que você já conhece algumas das possibilidades e vantagens dos porcelanatos, que tal escolher o seu? 

 

Fonte: Histórias de Casa