Ampliar Sem Reformas: Truques Para Que a Sala Pareça Maior

Por Composé / 15.08.2019
Ampliar Sem Reformas: Truques Para Que a Sala Pareça Maior

A sala é uma das áreas mais agradáveis de um imóvel. Nela costumam ser passadas as horas de descanso e lazer com amigos e familiares. Porém, nem sempre a sala possui o tamanho desejado, já que uma das tendências das construções modernas vem sendo diminuir cada vez mais o tamanho dos cômodos, por isso ampliar sem reformas este espaço tem se tornado uma tarefa comum por entre as pessoas.

A sala é uma das áreas mais agradáveis de um imóvel. Nela costumam ser passadas as horas de descanso e lazer com amigos e familiares. Porém, nem sempre a sala possui o tamanho desejado, já que uma das tendências das construções modernas vem sendo diminuir cada vez mais o tamanho dos cômodos, por isso ampliar sem reformas este espaço tem se tornado uma tarefa comum por entre as pessoas.

Se esse for o seu caso, você não precisa se preocupar, pois com as dicas trazidas por profissionais da decoração será possível ampliar sem reformas o espaço disponível em sua sala.

 
 
Decoração simples com a presença de poucos móveis amplia o tamanho do cômodo

1. Ampliando sem reformas se utilizando de uma decoração simples com a presença de poucos móveis. Fonte: habitissimo.com

Escolha das cores

Um dos principais segredos para fazer com que a sua sala pareça maior consiste em acertar na escolha das cores que serão usadas tanto na pintura das paredes, quanto nos móveis, pisos e objetos decorativos.

O ideal é apostar sempre em tons mais claros, como o branco, o bege e o cinza suave, por exemplo, deixando as cores mais fortes apenas para os detalhes. Dessa forma, sua sala irá se tornar mais iluminada e consequentemente irá parecer mais ampla.

Aposte em cores mais claras na parede como o branco
 

2. Aposte em cores mais claras na parede como o branco. Fonte: habitissimo.com

Uma vez incorporada a cor branca nas paredes, procure trazer outras tonalidades ao ambiente a partir de elementos decorativos pontuais como almofadas, poltronas, cadeiras e sofá.

Invista em cores claras nas paredes e insira móveis coloridos no ambiente
 

3. Invista em cores claras nas paredes e insira móveis coloridos no ambiente. Fonte: habitissimo.com

A sensação de amplitude do ambiente abaixo, foi proporcionada pela presença da cor branca nas paredes. Tons de azul e dourado foram dispersos ao longo do cômodo por meio dos móveis e peças decorativas.

Cores neutras dão a sensação de amplitude no ambiente

4. Cores neutras dão a sensação de amplitude no ambiente. Fonte: habitissimo.com

O milagre dos espelhos

Se você se interessa por assuntos relacionados à decoração de ambientes pequenos já deve ter percebido que os espelhos são os queridinhos de arquitetos e decoradores quando o objetivo é fazer com que um espaço pareça maior.

Os espelhos podem ser instalados preenchendo por completo uma das paredes da sala, e dessa forma o efeito de amplitude é mais intenso, ou apenas como acessórios decorativos em versões menores, contribuindo com a beleza do ambiente.

Espelhos podem ser instalados preenchendo por completo uma das paredes da sala

5. Espelhos podem ser instalados preenchendo por completo uma das paredes da sala. Fonte: habitissimo.com

 

Além de fazer com que a sala pareça mais ampla, os espelhos também são aliados para difundir a iluminação pelo ambiente.

O espelho pode ser utilizado como acessório decorativo em versões menores no ambiente

6. Para ampliar sem reformas, o espelho pode ser utilizado como acessório decorativo em versões menores no ambiente. Fonte: habitissimo.com

Aproveitando as áreas externas

Quem possui o privilégio de ter uma varanda ou sacada na frente da sala pode integrar os dois ambientes para ficar com um único espaço maior e mais agradável. Nesse caso, é possível que surja a necessidade de realizar pequenos ajustes para nivelar o piso da sala e da varanda, removendo as paredes que separam os dois espaços. Dessa forma, você irá conquistar uma sala maior e mais arejada.

Neste ambiente os espaço entre a varanda e a sacada da frente foram integradas

7. Para ampliar sem reformas o espaço entre a varanda e a sacada da frente foram integradas. Fonte: habitíssimo.com

No ambiente abaixo, o piso da sala de estar se estendeu até a área da varanda, consequentemente, proporcionando uma sensação de amplitude no ambiente.

 Para ampliar sem reformas o piso da sala de estar se estendeu até a varanda

8. Para ampliar sem reformas o piso da sala de estar se estendeu até a varanda. Fonte: habitíssimo.com

Na imagem abaixo, os ambientes de sala de estar e sala de jantar receberam a instalação do piso laminado de madeira no espaço. Isso permitiu a integração dos cômodos e aumentou a sensação de amplitude no local.

 O piso laminado de madeira integrou os ambientes de sala de estar e sala de jantar

9. O piso laminado de madeira integrou os ambientes de sala de estar e sala de jantar. Fonte: habitíssimo.com

Luzes que fazem a diferença para ampliar sem reformas

Uma boa iluminação é capaz de transformar completamente a aparência de qualquer espaço, e com a sala não poderia ser diferente. Procure deixar o ambiente bem iluminado através da instalação de lustres, luminárias, spots e até mesmo um abajur.

Todos esses recursos irão fazer com que a sala pareça naturalmente maior, e ainda contribuem para a sensação de conforto e aconchego no cômodo. Além disso, a iluminação natural também deve ser priorizada com janelas amplas e bem posicionadas como na imagem abaixo.

Para ampliar sem reformas a iluminação natural deve ser priorizada com janelas amplas

10. Para ampliar sem reformas a iluminação natural deve ser priorizada com janelas amplas. Fonte: habitíssimo.com

 

As famosas sancas de gesso podem auxiliar na iluminação do ambiente. Aqui, para que a sala de estar conta com a presença de uma iluminação central de teto repartida em quarto partes.

A iluminação central da sala de estar trouxe amplitude ao ambiente

11. A iluminação central da sala de estar trouxe amplitude ao ambiente. Fonte: habitíssimo.com

Os lustres também exercem um papel importante na iluminação de um ambiente. Além de ampliar naturalmente o ambiente eles contribuem para a sensação de aconchego no ambiente.

Para ampliar sem reformas procure deixar o espaço bem iluminado por meio da instalação de lustres

12. Para ampliar sem reformas procure deixar o espaço bem iluminado por meio da instalação de lustres. Fonte: habitíssimo.com

Nada de excessos

Por fim, outra dica fundamental na hora de decorar uma sala pequena para fazer com que ela pareça mais ampla consiste em evitar o excesso de móveis e objetos desnecessários no local.

Procure optar apenas pelos móveis essenciais, removendo aqueles que podem ser substituídos, como por exemplo o rack da TV, já que ela pode ser fixada diretamente em um painel na parede.

Para ampliar sem reformas evite o excesso de móveis e objetos desnecessários no ambiente

13. Para ampliar sem reformas evite o excesso de móveis e objetos desnecessários no ambiente. Fonte: habitíssimo.com

Entenda que quanto menos móveis e objetos decorativos o ambiente tiver mais espaçoso ele irá parecer. Por isso, procure incluir na decoração do ambiente apenas itens necessários.

Menos é mais, por isso para ampliar sem reformas opte apenas por móveis essenciais no ambiente

14. Menos é mais, por isso para ampliar sem reformas opte apenas por móveis essenciais no ambiente. Fonte: habitíssimo.com

 

Fonte: Blog Viva Decora