Piscina com Borda Infinita: O que é e como funciona

Por Compose / 22.08.2019
Piscina com Borda Infinita: O que é e como funciona

Objeto de desejo de muita gente, a piscina com borda infinita deixou de ser apenas um projeto para resorts e hotéis e passou a compor cada vez mais a área de lazer de muitas residências.

Objeto de desejo de muita gente, a piscina com borda infinita deixou de ser apenas um projeto para resorts e hotéis e passou a compor cada vez mais a área de lazer de muitas residências.

Este tipo de construção além de valorizar ainda mais o imóvel, oferece aos usuários uma sensação de amplitude, já que a linha d’água da piscina se une ao ambiente do entorno, podendo ele ser um jardim, uma lagoa ou até mesmo o oceano.

 

Mas, você sabe exatamente o que é piscina com borda infinita? Como ela funciona? Descubra agora nesse texto!

Piscina com borda infinita e poltronas vermelhas
 
 

1 – Piscina com borda infinita integrada a área de churrasqueira. Fonte: Pinterest

Afinal, o que é piscina com borda infinita?

Antes de elaborar o projeto é preciso saber o que é piscina com borda infinita. Certo? Então vamos a definição!

A piscina com borda infinita, basicamente, é uma técnica de projeção que transmite a impressão de infinitude, podendo ser empregada em todas as beiradas ou em apenas uma das laterais da piscina.

É comum que esse tipo de construção seja realizada em terrenos com declínio, no qual seja possível admirar lagoas, lagos, mares, vegetação e até mesmo o céu na linha do horizonte.

Piscina com borda infinita para área externa residencial
 
 

2 – Piscina com borda infinita para área externa residencial. Projeto Manoela Lustosa

Já para terrenos planos, apesar da mão de obra ser um pouco mais cara devido a necessidade de elevar as bordas da piscina, esse projeto também se torna uma excelente opção.

Além disso, seja instando uma piscina com borda infinita em terreno com declínio ou terreno plano procura investir em pontos de luz noturna e lanternas, deixando assim o ambiente mais acolhedor

Piscina com borda infinita instalada em terreno plano
 

3 – Piscina com borda infinita instalada em terreno plano. Foto por WT Studio

Como funciona piscina com borda infinita?

Mesmo que cada arquiteto se utilize de diferentes técnicas é importante que você saiba como funciona piscina com borda infinita.

Saiba que a principal diferença entre piscina com borda infinita para uma piscina convencional está na sua estrutura e custo que se mostra mais elevado, principalmente pela possível necessidade de aquisição de bombas, tubulações e outros acessórios no projeto.

Para dar início a construção de uma piscina com borda infinita é preciso analisar o espaço livre no terreno e, segundo recomendação dos arquitetos é necessário que a área da piscina apresente, no mínimo, 30 metros quadrados. Isso para se criar tanto o efeito da continuidade, quanto proporcionar segurança aos usuários.

Piscina com borda infinita

4 – Vista da calha para coleta de água da piscina com borda infinita. Fonte: More Design

Além do mais, à frente da borda infinita é preciso que se tenha uma área de pelo menos 20 centímetros, pois nessa faixa terá possivelmente uma calha para coleta da água que transborda.

Estrutura de madeira e piscina com borda infinita. Viva Decora

5 – Estrutura de madeira e piscina com borda infinita.

 

Entenda que mais do que saber como funciona piscina com borda infinita é necessário escolher quais dos três métodos você irá usar no seu projeto, sendo eles: Método por meio de pedras, por meio da movimentação da água e por sistema de motobomba.

Método por meio de pedras: é ideal quando não há um desnível grande no terreno. Aqui, as pedras servem como decoração para o sistema de retorno da água para a piscina.

Ambiente externo com piso branco e piscina com borda infinita

6 – Ambiente externo com piso branco e piscina com borda infinita. Projeto de Cristal Pool

Método por meio da movimentação da água: considerada a opção mais econômica, o mecanismo de recolhimento da água fica a quase 50 metros abaixo da borda e o retorno a piscina não é automático, pois a água só irá retornar para a piscina caso abaixe seu nível.

Método por sistema de motobomba: faz o transbordamento automático da água, ou seja, assim que a água cai na calha ela retorna imediatamente para a piscina.

As cores predominantes da paisagem se misturam com o revestimento da piscina

7 – As cores predominantes da paisagem se misturam com o revestimento da piscina. Foto por Alpentile

É relevante comentar que esse tipo de piscina necessita de um aumento no nível dos produtos utilizados para limpeza. Como exemplo temos a perda de cloro quando cai na calha, uma vez que ele é um produto altamente volátil (evapora no ar).

 

Que tal, uma piscina pequena com borda infinita em casa?

Ter uma piscina em casa é o desejo de muitas pessoas. Agora ter uma piscina pequena com borda infinita, isso sim é um privilégio. Por isso, saiba que mesmo em quintal com espaço reduzido é possível transformar esse projeto em realidade.

Existe no mercado diferente tipos e formatos de piscina, sendo os mais usuais as de fibra em vidro e alvenaria. No entanto, em se tratando de piscina pequena com borda infinita é necessário estar atento a algumas informações antes de construí-la.

Modelo de piscina pequena com borda infinita

8 – Modelo de piscina pequena com borda infinita. Projeto de Otoni Arquitetura

1° Escolha do local: procure locais onde a incidência de sol é favorável e onde será possível contemplar a beleza do entorno.

2° Defina o tamanho: segundo orientação dos profissionais é necessário que o local tenha no mínimo 30 metros quadrados de área, para oferecer tanto o efeito de continuidade quanto de segurança para os usuários.

Piscina pequena com borda infinita em meio ao deserto

9 – Piscina pequena com borda infinita em meio ao deserto. Foto por Cimarron Circle

3° Escolha o formato: sempre que possível opte por formatos em linha reta, pois isso favorece a sensação de infinitude que esta técnica proporciona.

4° Invista na decoração: se possível inclua no projeto uma área integrada com uma varanga gourmet.

Piscina pequena com borda infinita acima do solo

10 – Modelo de piscina pequena com borda infinita acima do solo. Fonte: Total Construção

 

Sendo que, uma ótima alternativa para quem dispõe de uma área e lazer pequena em sua residência é construir uma piscina pequena com borda infinita acima do solo.

 

Fonte: Blog Viva Decora