Especialistas apontam os principais erros na escolha do porcelanato

Por Compose / 16.04.2020
Especialistas apontam os principais erros na escolha do porcelanato

Durante uma obra ou até mesmo na refiorma de uma residência é comum surgirem dúvidas em relação a várias coisas, como a forma de execução do projeto, que tipo de material comprar, qual empresa contratar para realizar o serviço etc. Neste contexto, incertezas sobre a escolha do porcelanato também fazem parte desse cenário, o que inevitavelmente deixa muitas pessoas inseguras na hora de tomar uma decisão.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, há importantes pontos técnicos que precisam ser observados no momento de definir qual será o melhor porcelanato para um determinado local. Deste modo, por negligenciar essa etapa, várias pessoas acabam cometendo certos equívocos, o que pode ocasionar prejuízos financeiros e até colocar em risco a segurança de um ambiente.

Para esclarecer mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo abordando as principais questões acerca de como escolher porcelanatos. Acompanhe!

4 erros mais cometidos na escolha do porcelanato

Por se tratar de uma escolha que envolve a análise de alguns parâmetros técnicos, é comum que muitas pessoas cometam equívocos na hora de definir a peça de porcelanato adequada para o ambiente.

Veja abaixo quais são os 4 erros mais cometidos.

1. Escolher o porcelanato somente pela beleza da peça

escolha do porcelanato

É natural que o primeiro critério a ser avaliado por uma pessoa seja a beleza/estética do porcelanato, até porque ninguém quer comprar um produto que não considera bonito. Contudo, esse produto jamais deverá ser escolhido somente com base em sua estética, isso porque também é preciso considerar:

  • as características de umidade do ambiente que receberá o porcelanato;
  • fluxo de pessoas;
  • fluxo de cargas (carros e outros veículos, por exemplo);
  • resistência da peça.

2. Não ler a especificação do fabricante

Todo porcelanato precisa ser especificado pelo fabricante conforme as suas características, o que serve como um guia para o cliente quanto a aplicação em geral.

Com isso, ao comprar uma peça sem ler as recomendações do fabricante, o cliente corre o risco, por exemplo, de instalar um tipo de porcelanato incompatível com o fluxo de carga do ambiente, comprometendo assim a sua durabilidade.

3. Considerar apenas o preço do porcelanato

É compreensível que todo mundo queira adquirir produtos considerados como baratos, porém, a questão financeira durante a escolha do porcelanato não deve ser o único ponto a ser avaliado.

Isso porque ao dar preferência a porcelanatos com preços muitas vezes abaixo do mercado, você está sujeito a comprar peças de baixa resistência (tanto abrasivo quanto ao risco), o que inevitavelmente acelera o desgaste da peça e a sua posterior necessidade de substituição.

4. Desconsiderar as características do ambiente que receberá a peça

escolha do porcelanato

Como já destacado acima, o estudo das características físicas do ambiente onde o porcelanato será instalado é fundamental.

Para exemplificar, imagine que você colocará porcelanato na varanda da casa, um local aberto e bastante propício a receber uma elevada quantidade de umidade, especialmente em dias de chuvas fortes. Nessa situação, é inviável instalar um porcelanato que tenha um baixo coeficiente de atrito, pois, desta forma a aderência da peça será afetada consideravelmente, ocasionando assim em riscos de quedas e escorregões.

Dicas práticas para escolher com segurança

É indicada a instalação do porcelanato de acordo com o local de uso, ou seja, as características da peça precisam estar alinhadas com as condições do ambiente.

Sendo assim, para garantir uma escolha com segurança, é preciso observar os seguintes fatores:

Tráfego no local

Existem tanto porcelanatos para áreas de altíssimo tráfego quanto para locais de baixo tráfego. Além disso, o tipo de tráfego (de pessoas ou veículos, por exemplo) também precisa ser considerado, para que dessa forma seja escolhida uma peça com a resistência à abrasão e ao risco (causado principalmente por partículas de areia) compatíveis com a demanda.

Nível de umidade do ambiente

escolha do porcelanato

Da mesma forma que fica inviável instalar peças com baixo coeficiente de atrito em áreas de serviço, os banheiros, e, outros locais que comumente recebem uma elevada umidade, também precisam ser considerados quanto a esse fator. Por isso, para evitar acidentes como escorregões e quedas, é fundamental ter o cuidado de utilizar porcelanatos que têm aderência compatível com a umidade do ambiente.

Quais ambientes colocar porcelanato

Uma vez que cada ambiente tem o seu porcelanato indicado conforme as suas características específicas, basta verificar junto ao fabricante e definir a melhor escolha.

O que avaliar na hora de definir a cor e o tamanho do porcelanato

escolha do porcelanato

Essa também é uma dúvida muito comum na hora de escolher o porcelanato, já que muita gente não sabe qual a possível influência da cor e do tamanho de uma peça para o ambiente em questão.

Cor

A cor do porcelanato não interfere em nenhum parâmetro técnico, apenas na estética e questões de projeto, isto é, fica basicamente a gosto do consumidor.

Tamanho

Igualmente à cor, o tamanho do porcelanato também tem impacto apenas em questões de projeto.

Para ser mais específico, se o consumidor deseja passar uma sensação de amplitude para o espaço, associado ainda a uma ideia de luxo, os porcelanatos de grandes formatos são a escolha ideal. Isso porque, por se tratar de uma instalação que necessita de pouco rejunte, esse tipo de peça é capaz de "tornar o local mais amplo", deixando-o mais nobre e sofisticado.

Fonte: Blog Biancogres