Fotografia de arquitetura: 6 dicas para valorizar seus projetos!

Por Compose / 03.09.2020
Fotografia de arquitetura: 6 dicas para valorizar seus projetos!

Fotografias de arquitetura costumam ser inspiradoras. Profissionais usam as percepções dos fotógrafos para projetarem imagens mentais e formarem seus próprios conceitos. Enquanto o ambiente 3D é uma ótima forma para apresentar os projetos, as fotografias se mantêm como uma oportunidade de contar histórias de projetos realizados e aproxima ainda mais o espectador do ambiente real.

Neste artigo não só apresentamos algumas dicas para que você consiga produzir suas próprias fotografias de arquitetura — com toda a qualidade que um profissional dessa área poderia produzir —, mas também ensinaremos como contar as histórias que existem por trás da relação humana e as edificações. Confira!

1. Conte a história

A prática do storytelling se torna cada vez mais relevante em nosso dia-a-dia. O uso das redes sociais de forma massiva oferece inúmeras imagens, mas uma boa história é capaz de prender e conectar o espectador a elas. Uma dica interessante é revisitar o local para captar todas as perspectivas possíveis, verificar as várias camadas que compõem o projeto e identificar todos os detalhes que foram passados na hora do projeto: os anseios dos moradores, os sonhos, as possibilidades apresentadas... tudo isso pode gerar uma identificação naquele que está lendo o seu conteúdo, com uma história que realmente marque o seu trabalho na memória.

Veja também: 

2. Fotografe em horários diferentes

Alguns horários são mais propícios para a produção de fotografias de arquitetura com maior qualidade visual. Geralmente, são no por do sol, em que os raios produzem um efeito de luz e sombra impecáveis e que transmitem maior dramaticidade aos elementos arquitetônicos.

Mas o resultado dessa aplicação não pode se sobrepor às possibilidades de encontrar outro momento perfeito, que capture todas as nuances de luzes, sombras, fluxo de pessoas e ocorrências da natureza — que também podem ser bons atores nessa cena em que a edificação é o foco principal.

Por isso, tire fotos em outros momentos do dia, que contemplem todas as possibilidades que o contexto em que o elemento principal está inserido pode proporcionar. Se o destaque é o projeto de iluminação e os efeitos que ele causa no ambiente, por que não inserir também uma sessão noturna?

Veja também: 

3. Os equipamentos são importantes, mas também não são empecilho!

Fotografia de arquitetura de alta qualidade com certeza é obtida a partir do equipamento adequado. É preciso escolher as lentes corretas para a luminosidade do ambiente, angulações que são conquistadas apenas a partir do uso de uma tripé ou efeitos produzidos com filtros polarizados. Veja algumas características que devem ser pensadas em relação aos equipamentos mais importantes.

Câmera

As câmeras profissionais são equipamentos com recursos devidamente pensados para as mais variadas situações e, por isso, caso seja possível investir, vale a pena se o objetivo é produzir fotografias de arquitetura de maior qualidade.

Objetivas

As lentes permitem obter enquadramentos específicos, mas a objetiva mais indicada para fotografias de arquitetura é a de 21mm e 35mm, também chamada de grande angular, que oferecem uma visão mais ampla do todo.

Tripé

O tripé é imprescindível para garantir mais liberdade ao fotógrafo com a câmera profissional, diferentemente do que muitos acreditam. Com ele, é possível trabalhar com velocidades baixas de obturador sem prejudicar a aparência estática da foto. Além disso, o tripé auxilia na obtenção de longa exposição, para capturar luzes do entorno que agregam valor ao resultado.

Não tem câmera profissional? Faça testes e ouse!

Ok, no momento não dá para investir nem no equipamente e nem contratar um fotógrafo parceiro - é hora de começar a utilizar o que você já tem. Diversos smartphones disponíveis no mercado apresentam câmeras de alta qualidade. Alguns possuem modo retrato, lentes mais anguladas e até efeitos que se assemelham com os equipamentos profissionais. Vale a pena estudar o material que você já tem e aprender a tirar ao máximo o proveito dele. Você pode se surpreender com o resultado que virá apenas aprendendo as funções do seu aparelho!

Veja também: 

4. Não exclua as pessoas

Esqueça o conceito de que as pessoas não devem fazer parte do cenário de uma fotografia de arquitetura. Pelo contrário, elas também contam histórias dos ambientes! Além disso, o efeito da humanização costuma causar uma proximidade maior do espectador com a imagem. Juntamente com os demais elementos da foto, podem criar um resultado indescritível.

Apenas não se esqueça de pedir autorização de imagem, caso a fotografia de arquitetura seja publicada e as pessoas estejam em evidência.

Veja também: 

5. Não esqueça dos aspectos de iluminação

A iluminação da fotografia é um dos aspectos mais importantes para um resultado excepcional: ajuda a enfatizar um contexto, valoriza a estrutura ou limita a fotografia a uma atmosfera específica, depende do entendimento do fotógrafo sobre o que é importante para aquele projeto. Confira algumas dicas de profissionais:

  • evite tirar fotografia com o sol no ponto mais alto do céu criando muitas sombras nos objetos;
  • no fim da tarde, a luz natural está mais branda;
  • dias nublados são bons para fotografias de interiores;
  • em ambientes internos dê preferência para os momentos em que o sol não incide diretamente nas janelas;
  • tenha ferramentas de iluminação à mão para compensar a alta exposição;
  • ajuste a luminosidade na própria tela do equipamento;
  • saiba que a direção da luz influencia no contraste, nas sombras, nas texturas e nos reflexos.

Veja também: 

6. Procure um bom ângulo

O ângulo é outro aspecto imprescindível nas fotografias de arquitetura. Ao brincar com a perspectiva, o fotógrafo consegue capturar a essência de um espaço.

Também é uma forma de expor elementos e contextos que já foram largamente explorados e, por isso, demandam uma nova visão, que exiba outro nível de beleza e formas ignorados. Veja algumas dicas de profissionais a seguir:

  • tenha cuidado para dispor a câmera (seja do celular ou profissional) de forma que corte elementos importantes, fique de olho no ângulo que deseja captar;
  • em fotografias de arquitetura de interiores, é imprescindível apresentar ângulos retos, que consigam expor a forma como os espaços foram projetados e não causar desconforto visual;
  • procure um ângulo diferente para expor um elemento ou a abstração de um detalhe do ambiente, que dê mais vida e beleza para o resultado. Fotos de detalhes em zoom podem ser incríveis!

Uma fotografia de arquitetura é um elemento de marketing para arquitetos: ajuda na divulgação do trabalho e transporta o observador para o momento e o lugar em que ela foi tirada. Por isso, tenha consciência da importância de registrar essas informações — e a história da edificação, para aumentar a admiração pelos seus projetos e expor o contexto em que eles foram pensados e criados.

Fonte: Blog Biancogrês