Concreto aparente: como alcançar esse efeito com porcelanato?

Por Compose / 27.11.2020
Concreto aparente: como alcançar esse efeito com porcelanato?

O concreto aparente deixou de estar presente apenas em projetos com estilo rústico e industrial e conquistou um lugar de destaque também nos ambientes mais modernos e sofisticados. Seja nas áreas internas ou externas, a versatilidade deste material chama atenção dos especificadores, permitindo uma decoração criativa, contemporânea e ousada, ou até mesmo para quem espaços mais neutros.

Quer saber mais sobre esse material? Então, acompanhe este conteúdo para conhecê-lo a fundo e inspire-se com nossas dicas sobre como usá-lo em seus projetos.

O que é concreto aparente?

Não há dúvidas de que o concreto é o material mais utilizado na arquitetura e na construção civil devido à sua resistência e facilidade em ser moldado. A mistura de cimento, água, brita, areia e outros agregados resulta em uma massa que pode adquirir qualquer formato e é utilizada para fins de sustentação.

Então, concreto aparente significa deixar à vista a massa componente da estrutura das construções.

É importante destacar que, embora visualmente parecidos, concreto aparente não é mesmo que cimento queimado, outra tendência da arquitetura. Esse último é um revestimento contínuo e com visual mais polido. Por sua vez, aquele é uma técnica construtiva e, por isso, ao ser utilizada na decoração, pretende simular as placas moldadas em concreto. Afinal, o concreto aparente não é apenas um acabamento, é a própria parede, piso, laje, viga ou pilar da construção.

Quando ganhou popularidade na decoração?

concreto aparente

O concreto foi o símbolo do movimento modernista mas foi somente a partir da década de 1940 que se tornou o material mais empregado na construção. Com o surgimento da arquitetura Brutalista, ganhou ainda mais notoriedade e passou a ser utilizado de forma aparente. Esse estilo procura ressaltar a necessidade e função da obra.

Desse modo, opta por deixar a estrutura visível com a finalidade de valorizar seus traços. Como consequência, exprime as características urbanas e modernas das construções. Assim, por volta do ano 2000, virou uma tendência forte na área de decoração e passou a ser muito utilizado nos pisos, paredes, fachadas e outros elementos do design de interiores.

Ao fazer parte de projetos mais sofisticados, foi necessário pensar em uma solução que oferecesse a aparência do concreto mas com um toque a mais de requinte e a facilidade de limpeza e manutenção. Pensando nisso, as melhores empresas de porcelanato, como a Biancogres, desenvolveram um porcelanato que reproduz fielmente o visual do concreto aparente.

Outra grande vantagem desse revestimento que remete ao concreto é a possibilidade de produção em outros tons e com faces diferentes para obter a naturalidade das paginações.

<h2 "="">Quais são suas características decorativas?

O concreto aparente garante elegância e modernidade onde é aplicado. Seu tom é sóbrio, dando, ao mesmo tempo, um toque clean, elegante e clássico ao ambiente. Toda essa versatilidade permite que seja usado em qualquer projeto, seja residencial, seja corporativo.

Nos grandes formatos, as peças do porcelanato que reproduz a aparência de concreto aparente promovem um efeito surpreendente e com muita personalidade, além de garantir a sensação de amplitude e continuidade do ambiente, principalmente quando o rejunte é da mesma tonalidade da peça e com espessura fina.

Para projetos modernos, o ideal é contrastar a sobriedade do tom do material com outros elementos em cores mais fortes. Por ser uma tonalidade neutra, fica fácil estipular uma paleta de cores para o projeto.

Se a intenção é criar uma composição industrial, aposte em elementos rústicos, como a tubulação aparente, tijolo à vista e móveis em madeira de demolição e metal. Por sua vez, se a intenção é criar um ambiente contemporâneo, invista em linhas retas, cores claras e neutras, e móveis com design clássico e atemporal.

Como tem uma aparência marcante, o ideal é não exagerar nos adornos e na quantidade de itens decorativos, prezando pelo estilo minimalista na decoração.

Onde utilizar porcelanato que remete ao concreto aparente?

concreto aparente

Como você viu, o concreto aparente valoriza qualquer projeto. Mas é preciso lembrar que seu uso não se limita ao piso e paredes. Ele pode ser utilizado em paredes de fundo para jardim de inverno, bancadas ou ilhas de cozinha, banheiros, cabeceiras de cama, mesas, bancos, escadas, painéis da sala de TV, mesas, nichos, entre tantas outras opções. Nesses casos, é fundamental contar com uma equipe bem qualificada e para realizar os cortes no porcelanato e conseguir criar elementos impecáveis.

Quando usado no teto, o ideal é optar por uma iluminação com simplicidade e unicidade. Ou seja, nada de grandes lustres ou luzes com cores variadas. Uma pequena área revestida com concreto aparente já é capaz de criar um efeito impactante. Uma ótima ideia é misturar materiais.

Por exemplo, utilizar porcelanato com padronagem de concreto e outro porcelanato que reproduza madeira. Isso pode ser feito na mesma parede, ou aplicar um tipo na parede e outro no piso. Tudo dependerá da sua criatividade e do tipo de projeto que pretende elaborar.

Esse material não precisa (e nem deve) ficar restrito aos ambientes internos. Aliás, pode ser usado até mesmo em áreas molhadas, como varandas e no entorno de piscinas. Para as fachadas, a combinação de concreto aparente com acabamento ripado em madeira é o que há de mais requintado e elegante atualmente.

Para conseguir o efeito desejado e obter um resultado perfeito, o profissional deve prestar muita atenção à paginação, instalação, corte, também no tipo, cor e espessura do rejunte. Esses detalhes farão toda a diferença.

Enfim, o concreto aparente é uma tendência que atende aos mais variados perfis. Sua versatilidade permite enriquecer qualquer ambiente e possibilita a criação de conceitos inovadores que conquistarão até mesmo o público mais exigente. Aproveite o tom sóbrio, a textura única e a aparência marcante para acrescentar sofisticação e requinte aos seus projetos.

 

Fonte: Blog Biancogres