Saiba como limpar pisos feitos de materiais variados

Por Compose / 05.02.2021
Saiba como limpar pisos feitos de materiais variados

Limpar a casa é uma tarefa corriqueira, que parece fácil, mas na verdade muita gente acaba errando na hora de limpar o chão. O que era para resultar em um ambiente limpo e higienizado pode acabar gerando manchas e arranhões. Por isso, antes de escolher o piso, é importante conhecer as características daquele material para fazer a escolha que mais adequada ao ambiente e saber sobre a forma de limpeza ideal para preservar o produto.

Existem diversos tipos de pisos, feitos de materiais variados, então nem todos podem ser limpos da mesma forma. Conhecer as especificações de limpeza daquele piso é importante para garantir a higienização e também a durabilidade do material, que pode ser danificado se não for limpo da forma ideal.

Ainda que existam cuidados diferentes e eles sejam importantes, a limpeza começa da mesma forma seja qual for o material do piso: recolhendo toda a poeira e sujeira acumuladas no chão com uma vassoura de cerdas macia ou um aspirador de pó. Só depois disso é que seu piso poderá receber um tratamento para tirar manchas e recuperar o brilho.

Veja qual a forma ideal de limpar alguns dos tipos de pisos mais utilizados:

Porcelanato

Para a limpeza diária, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias e, depois, passe um pano de chão molhado. É recomendamos sempre detergente neutro e saponáceo. Para polidos, pode-se passar um pano com álcool. Depois da lavagem, seque com um pano limpo. Para limpezas mais pesados, também pode ser utilizado vinagre diluído em água, que não mancha nem diminui o brilho do porcelanato, além de saponáceo cremoso diluído em água. Entre as recomendações do que não fazer, estão: não utilize ceras ou impermeabilizantes, nem produtos que contenham flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico. Nunca utilize também sabão em pó, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica sobre as peças. Palha de aço ou produtos similares não são indicados, já que podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento.

Resultado de imagem para roca porcelanato

Piso de madeira

O piso de madeira pode ser encontrado em tábuas e tacos naturais ou laminados, feitos de madeira compensada. Um dos principais cuidados que devem ser tomados ao limpar esse tipo de piso é evitar a água, porque pode estufar ou manchar, assim como outros produtos com álcool e querosene. O ideal é usar aspirador de pós, vassoura e panos secos, mas para uma limpeza mais pesada é recomendado usar pano úmido e detergente neutro.

 Resultado de imagem para piso de madeira

Granito

O piso revestido com essa rocha nobre é de grande durabilidade e ainda tem baixa absorção de água e é resistente a manchas. O maior problema do granito é que ele pode ser facilmente danificado pelos produtos de limpeza convencionais, além de objetivos duros e soluções ácidas e alcalinas, como o vinagre. Por isso, para não errar na lavagem, use a solução de água e detergente neutro. Também é possível optar por produtos específicos para essa superfície, que são os de PH neutro. Use água fria. Além disso, use impermeabilizante uma vez por ano para facilitar a limpeza e evitar manchas.

Resultado de imagem para granito

 

 

Acompanhe o nosso Instagram e Facebook e fique por dentro das novidades.