Porcelanato em parede Drywall: será que é possível aplicar?

Por Compose / 26.02.2021
Porcelanato em parede Drywall: será que é possível aplicar?

O Drywall é uma tecnologia norte-americana que, apesar de ter sido desenvolvida no século XX, só chegou ao Brasil na década de 1990. Por ser relativamente recente, ainda suscita muitas dúvidas em usuários e projetistas, principalmente quando o assunto é revestimento.

Sabemos que o Drywall tem muitas qualidades — é compacto, fácil de instalar, resistente e tem bom isolamento térmico —, mas será que é possível e seguro dar a ele um bom acabamento?

Se você pensa em escolher porcelanato para revestir a parede Drywall do seu projeto, já pode se tranquilizar. Com a escolha de um material de qualidade e alguns cuidados na hora de instalar, o sucesso da obra é garantido.

Ao longo deste artigo, explicaremos por que o porcelanato em parede Drywall é uma ótima opção, e quais são as precauções a tomar na hora de assentar esse tipo de revestimento. Siga a leitura, e prepare-se para receber muitos elogios dos seus clientes com um acabamento bonito, seguro e resistente!

Por que o porcelanato é uma ótima opção para revestir Drywall?

porcelanato em parede drywall

No mundo da decoração, o porcelanato é altamente valorizado e reconhecido por ser um material que agrega beleza e sofisticação a qualquer ambiente. Suas qualidades, porém, vão muito além da estética, entrando também no âmbito da funcionalidade.

Versatilidade

A versatilidade do porcelanato é uma de suas características mais apreciadas, e tem tudo a ver com o Drywall. O porcelanato vai bem em ambientes internos, externos e nos mais variados cômodos da casa ou do escritório. Pode assumir todo tipo de formato, cor e textura, imitando materiais como o mármore e a madeira. Sua versatilidade também favorece o uso em ambientes planejados.

Resistência elevada

Devido à forma como é produzido, o porcelanato apresenta grande resistência física e química. Entre os seus componentes estão a argila e outras matérias-primas com alto grau de pureza. Na fabricação, o material é moído, prensado, seco, compactado e depois submetido à temperatura de 1200 ºC. Tudo isso é feito em processos altamente tecnológicos e automatizados.

Facilidade na manutenção

Sua superfície homogênea e impermeável garante praticidade na hora da limpeza. Por não ser poroso, o porcelanato não fica encardido nem acumula umidade, sendo inclusive apropriado para banheiros. Para a limpeza diária, recomenda-se utilizar vassoura de cerdas macias, um pano umedecido em solução de água com detergente neutro e depois um pano seco para finalizar.

Que cuidados tomar ao assentar porcelanato em parede Drywall?

porcelanato em parede drywall

Para usufruir de um acabamento excepcional e duradouro, é necessário se atentar a alguns pontos, a começar pela própria instalação do Drywall. Passada essa etapa, deve-se observar as precauções recomendadas pelo fabricante do revestimento.

Checagem e preparação do Drywall

Verifique se a montagem do Drywall foi feita por um profissional qualificado, e se o espaçamento dos montantes está de acordo com as indicações do fabricante das placas. Feito isso, é necessário preparar a superfície para receber o revestimento. Caso a parede já tenha recebido um acabamento liso, é necessário deixá-la com uma textura mais rústica para aumentar a aderência da argamassa. Isso pode ser feito aplicando-se primers específicos ou descascando-se a parede.

É comum que alguns instaladores queiram fazer ranhuras na parede para aumentar a aderência da argamassa, porém esse procedimento deve ser evitado ao máximo quando se trata de Drywall, pois pode danificar o gesso acartonado e prejudicar o acabamento.

Proteção do Drywall contra a umidade

As chapas convencionais de Drywall, do tipo ST, podem ser danificadas com a umidade da argamassa ou mesmo do ambiente, principalmente em regiões mais úmidas, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço. Por isso, caso as placas de Drywall sejam do tipo convencional, será necessário revesti-las com placas do tipo Resistente à Umidade (RU).

Escolha de argamassa específica

A argamassa AC3, por seu alto poder de aderência, é a mais indicada para assentar porcelanato em Drywall. Ela é muito utilizada para revestimentos cerâmicos em geral, e é mais resistente a variações de temperatura e umidade.

Para preparar a argamassa, deve-se misturá-la com água limpa de acordo com as instruções da embalagem. Aplica-se a massa pronta com uma desempenadeira dentada, espalhando-a tanto na parede quando no verso da placa de cerâmica. Depois de posicioná-la na parede, pressiona-se a placa até assentar os sulcos formados pelos dentes da desempenadeira.

Atenção à qualidade do porcelanato

Caprichar nesta etapa faz toda a diferença, pois evitará muitas dores de cabeça antes, durante e após da obra. Atualmente existem infinitos tipos de porcelanato disponíveis no mercado, mas nem todos têm uma qualidade confiável. O primeiro fator a identificar na hora de adquirir o material é verificar se o mesmo tem o selo de qualidade ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica). Esse selo é uma garantia de que o porcelanato atende aos requisitos de absorção de umidade, resistência à flexão e à abrasão.

A estrutura e a segurança de uma obra, assim como a estética e o acabamento do material utilizado, influenciam diretamente no bem-estar de quem transita por um ambiente. Por esse motivo, pensar no melhor custo benefício é também pensar no tipo de empresa da qual se compra: ela tem tradição no mercado? Ela investe em novas tecnologias de fabricação? Ela faz uma boa gestão de qualidade? 

Todos esses fatores influenciam na fabricação de materiais de última geração, com alta durabilidade e garantia de satisfação. 

Viu como é possível aplicar porcelanato em parede Drywall? O revestimento não só é altamente recomendado, como também agregará muito valor ao projeto e à decoração. É possível empregá-lo em todo tipo de ambiente, basta tomar todos os cuidados que descrevemos aqui, e seguir todas as orientações do fabricante dos materiais utilizados.

Fonte: Biancogres