Cozinhar é arte: 15 receitas caseiras imperdíveis!

Por Compose / 18.06.2021
Cozinhar é arte: 15 receitas caseiras imperdíveis!

A arte de cozinhar é algo que realmente caiu no gosto popular. Isso tem acontecido com ainda mais frequência, porque aumentou bastante o interesse das pessoas pela gastronomia de uma forma geral, muito em decorrência dos programas de TV e reality shows, que além de nos deixarem com água na boca, fazem com que queiramos aprender e com que percamos o medo de nos arriscar na cozinha. 

No entanto, apesar de querermos cada vez mais colocarmos nossos dotes culinários em jogo, muitos de nós ainda têm certa dificuldade de inovar e fazer algo mais elaborado, como vemos o tempo todo os chefs fazendo na televisão. Mas enquanto não nos tornamos verdadeiros especialistas, podemos trabalhar para aprimorar a nossa prática culinária no que diz respeito à comida caseira.

Pensando em ajudar você e todas as pessoas que quiserem se aventurar ainda mais na cozinha a partir de agora, vamos apresentar receitas caseiras simples e imperdíveis, que podem ser preparadas em qualquer cozinha. 

Venha conosco nesta leitura e acrescente essas delícias ao seu cardápio.  

15 receitas caseiras simples para cozinhar

As receitas que vamos compartilhar nesta publicação, além de te ajudarem a comer bem, vão te ajudar também a cozinhar com rapidez, para que, dessa maneira, você dê mais agilidade ao seu dia a dia e se alimente de forma saudável.

Confira as receitas a seguir:

1 – Picadinho de alcatra com farofa de cebola

Para a sua preparação você vai precisar de, 1/2 xícara de bacon picado, 1 cebola picada, 3 colheres de sopa) de azeite, 1 kg de alcatra picada em cubos, 2 cenouras picadas, 2 xícaras de ervilha fresca ou congelada, 3 ovos cozidos e picados, 1/2 xícara de salsinha picada e sal a gosto.

Para a farofa de cebola:

3/4 xícara de manteiga, 1/2 kg de cebola picada, 3 xícaras de farinha de milho, 1/2 xícara de amêndoas laminadas, sal e pimenta-do-reino moída a gosto 

Modo de preparo do Picadinho
Para o preparo do picadinho você vai primeiro colocar o bacon e a cebola para dourar em uma panela, em fogo médio. Em seguida, basta adicionar a carne e deixar ela fritando até dourar também, temperando com sal e pimenta. Depois, acrescente as duas xícaras de chá de água, a cenoura e a ervilha. 

Para finalizar, basta abaixar o fogo, tampar e deixar que a carne cozinhe por 30 minutos, até que ela fique macia. Se neste processo você observar que precisa acrescentar mais água, pode colocar. Por fim, o que você vai fazer é adicionar o ovo, adicionar a salsicha e reservar. 

Modo de preparo da farofa

Para a farofa você vai colocar em uma frigideira, em fogo médio, a manteiga, fritando por 25 minutos ou até que doure. Em seguida, basta juntar a farinha de milho, sal e a amêndoa e misturar. 

Sirva os dois pratos juntos. 

 

2 – Bolinho de chuva recheado de banana

Para este prato você vai precisar de 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento químico, 1 xícara de chá de leite, 3/4 xícara de chá de açúcar, 2 ovos, 3 bananas cortadas em rodelas, essência de baunilha a gosto, açúcar a gosto e canela em pó a gosto, para polvilhar. 

Modo de preparo

Para o preparo será necessário que você mistura a farinha e o fermento, juntando o leite, a baunilha, o açúcar e os ovos, e em seguida mexendo bastante. Depois, você vai acrescentar a banana, tomando sempre cuidado para que ela não quebre. 

Para dar continuidade, você vai começar a fritar os bolinhos, colocando uma rodela de banana em cada um e por fim, ao tirar da fritura, ainda quente, é só passar na mistura de canela e açúcar. 

 

3 – Tutu de feijão à mineira

Para o preparo desta receita você vai precisar ter em sua cozinha 1 kg de feijão cozido, 2 xícaras de chá de farinha de mandioca, 4 xícaras de chá de água, 2 ovos cozidos, torresmo pururuca (faça-os com toucinho de porco e tempere com sal), sal, alho picado, cebola picada e salsinha a picada a gosto. 

Modo de preparo

Primeiro você vai bater, de forma leve, o feijão, com o caldo, no liquidificador; vai bater o alho e a cebola e vai refogá-los, até dourar. Em seguida, você adiciona o feijão batido ao fogo e deixa até ferver. 

Feito isso, você vai dissolver farinha de mandioca na água, acrescentando-a no feijão, até que a mistura fique com o aspecto de mingau; coloque sal a gosto. 

Para finalizar, basta despejar o preparo pronto em uma travessa, acrescentando por cima a salsinha, os ovos cozidos e picados e o torresmo. 

 

4 – Refogado caseiro

Aqui você vai precisar de 1/2 kg de coxão mole, cortado em tiras, 2 colheres de sopa) de azeite, 1 cebola picada, 12 vagens cortadas ao meio, 2 cenouras cortadas em tiras, 1 colher de sopa de extrato de tomate, pimenta-do-reino, sal e cominho em pó a gosto. 

Modo de preparo

Inicialmente você vai temperar a carne com o sal, o cominho, a pimenta, reservando em seguida. Feito isso, você vai refogar a cebola no azeite, até ela murchar, adicionando a carne, até ela dourar. 

Acrescente ao preparo a vagem, a cenoura e o extrato de tomate, misturando tudo e cobrindo com água fria. Para que a carne fique macia tampe a panela e cozinhe. Depois é só servir, acompanhado de farofa, arroz branco e batata frita. 

 

5 – Pão de queijo recheado de liquidificador

Os ingredientes para esta receita são 1 xícara de chá de óleo, 3 ovos, 1 xícara de chá de leite, 150 gramas de queijo parmesão ralado, 1 colher de chá de sal, 3 xícaras de chá de polvilho azedo, 1 caixa de cream cheese, alecrim fresco picado a gosto. 

Modo de preparo

Para começar, você vai bater no liquidificador até misturar o óleo, os ovos, o leite e o queijo. Depois, vai juntar o sal e o polvilho e vai bater novamente, até que a mistura fique homogênea. 

Em seguida, você vai untar algumas forminhas de empada com manteiga e vai despejar a massa, até a metade da forma. Comece a rechear com um pouco de cream cheese e alecrim, completando com mais massa e colocando as forminhas em uma assadeira maior e baixa. 

Para finalizar, é só levar ao forno a receita, por 20 minutos ou até que a massa cresça. 

 

6 – Carne assada

De preparo simples, para esta carne assada você vai precisar de 2 kgs de cupim, 1 cabeça de alho, 1 lata de massa de tomate, 1 cebola, pimenta a gosto. 

Modo de preparo

Aqui, primeiro, você vai refogar, em uma panela de pressão, o molho de tomate, a cebola, o alho e a pimenta. Assim que a fervura der início, você de imediato acrescenta a carne. Passados cinco minutos, vire a carne e deixe por mais cinco minutos. Feito isso, é hora de fechar a panela e deixar por 35 minutos. 

 

7 – Gratinado de carne, batata e abóbora

Esta receita vai precisar que você tenha 2 colheres de sopa de óleo, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 500 gramas de carne moída, 2 tomates sem sementes, picados, 1/2 xícara de chá) de água, 2 colheres de sopa) de manteiga, 1 xícara de chá de leite, 2 batatas grandes sem cascas, cozidas e amassadas, 1 xícara de chá de abóbora sem casca, cozida e amassada, 2 colheres de sopa de farinha de rosca, 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, noz-moscada, pimenta-do-reino moída na hora, sal, orégano, tomilho e cheiro-verde a gosto. 

Modo de preparo

Primeiro, é preciso aquecer o óleo e dourar a cebola e o alho, juntando, em seguida, a carne e refogando, até que perca a cor avermelhada. Acrescente o tomate, água e os temperos, refogando, novamente, por mais 10 minutos. Agora, reserve. 

Em uma segunda panela, você vai aquecer a manteiga e dourar a cebola, acrescentando o leite, a batata, a abóbora, sal, noz-moscada e pimenta. Misture bastante e reserve. 

Agora, você vai colocar a carne em um refratário, cobrindo-a com o purê. Em seguida, polvilhe a farinha de rosca, misturada ao queijo, levando ao forno por 10 minutos ou até dourar.

 

8 – Estrogonofe de frango

Para esta receita caseira você vai precisar de 500 gramas de peito de frango cortados em cubos, 1 lata de molho de tomate, 1 lata de creme de leite, 3 dentes de alho, 1 colher de óleo, sal a gosto. 

Modo de preparo

Se você está se perguntando como fazer comida caseira, essa aqui é bem simples. Primeiro você vai fritar o alho no óleo, até dourar. Depois vai colocar o peito de frango, no fogo baixo, mexendo bem, deixando por 3 a 10 minutos, ou até que cozinhe. 

Em seguida, você vai adicionar o molho de tomate, ajustando o sal e deixando cozinhar por mais 5 minutos. Feito isso, você acrescenta o creme de leite, mexe mais um pouco, por volta de 3 minutos. Depois é só servir. 

 

9 – Atum ao forno

Para fazer comidas caseiras como esta é preciso que você tenha em casa 3 batatas grandes, cozidas e cortadas em rodelas, 2 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubos, 1 cebola cortada em rodelas finas, 2 latas de atum, 200 gramas de queijo mussarela ralado, 2 colheres de sopa de salsa ou salsinha picada, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Modo de preparo

Você vai dar início a esta receita caseira untando um refratário e alternando batata, tomate, cebola, atum e mussarela. Entre cada uma das camadas, você vai regar com azeite e temperar com o sal, a pimenta e a salsa. Leve ao forno, por 25 minutos e depois é só servir. 

 

10 – Macarrão com molho de requeijão e maionese

Outra receita de comida caseira simples para você. Os ingredientes são: 500 gramas de macarrão, cozido al dente, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 1 lata de molho de tomate, 1/2 lata de milho, 1/2 pimentão verde picado, 100 gramas de queijo mussarela ralado, 1 copo de requeijão, 4 colheres de sopa de maionese. 

Modo de preparo

Para começar, doure a cebola com o azeite em uma panela e depois adicione o molho de tomate, o milho e o pimentão e cozinhe por 5 minutos no fogo médio. Após seguir este passo, você vai realizar a mistura do requeijão, da maionese e da mussarela, deixando no fogo, até que o queijo derreta, em seguida, é só acrescentar o macarrão e o seu prato está pronto. 

 

11 – Coxa de frango com ervas

Entre os ingredientes que você vai precisar para preparar este prato estão: 6 coxas de frango sem pele, 2 xícaras de chá de farinha de rosca, 2 colheres de sopa de ervas secas, como salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, entre outras, 1 colher de chá de pimenta-do-reino amassada, 3 unidades de gema de ovo, sal grosso a gosto. 

Modo de preparo

Para preparar este prato, primeiro misturar a farinha de rosca com as ervas secas, a pimenta e o sal. Depois, você vai passar as coxas de frango nas gemas batidas e, em seguida, na mistura da farinha de rosca. Feito isso, é só levar ao forno por aproximadamente 30 minutos. 

 

12 – Risoto com manjericão

Os ingredientes deste prato são: 1 colher de sopa de sal, 1 1/2 xícara de chá de arroz, 6 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado, 1 1/4 xícara de chá de queijo mussarela ralado grosso, 2/3 xícara de chá de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de salsa ou salsinha fresca picada. 

Modo de preparo

Aqui o primeiro passo é ferver 3 litros de água com sal em uma panela grande. Após levantar fervura, coloque o arroz, tampe e deixe cozinhar até ficar al dente. Feito isso, escorra e passe o arroz para uma tigela, colocando-a em banho-maria, acrescentando manteiga e manjericão. 

Faça a mistura de tudo, colocando a mussarela e mexendo bastante. Acrescente também o parmesão, jogue a salsa por cima e sirva de imediato. 

 

13 – Bife acebolado

Para fazer um bom bife acebolado, é necessário: 6 bifes de contrafilé, 2 colheres de sopa de margarina, 3 cebolas cortadas em rodelas, 2 pimentões, sem sementes, cortados em tiras, sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Modo de preparo

Para começar você vai, primeiro, temperar os bifes com sal e pimenta. Depois, em uma frigideira, derreta um pouco da manteiga e comece a fritar os bifes, um por vez. Em seguida, depois de todos os bifes fritos, refogue a cebola e o pimentão até dourar. Feito isso, é só servir. 

 

14 – Arroz de forno 

Para fazer este arroz delícia você vai precisar de 4 xícaras de chá de arroz cozido, 2 xícaras de chá de frango desfiado e temperado a gosto, 1/2 copo de requeijão light, 200 gramas de queijo parmesão ralado, 1 xícara de chá de maionese, 1 xícara de chá de legumes cozidos, que podem ser brócolis, couve-flor, vagem, milho e cenoura,  2 xícaras de chá de queijo mussarela ralado, cheiro-verde picado a gosto. 

Modo de preparo

Primeiramente, é necessário que se utilize um refratário, colocando metade do arroz e fazendo camadas com o frango misturado ao requeijão, queijo ralado, maionese, cheiro-verde e legumes. 

Por fim, coloque o restante do arroz, a mussarela por cima e leve ao forno até que doure e o queijo derreta. Sirva. 

 

15 – Omelete de forno

Os ingredientes para esta omelete são 4 ovos batidos, 1 tomate picado em cubos e sem semente, 1/2 cebola picada, 100 g de presunto picado ou peito de peru, manjericão, parmesão ralado e sal a gosto. 

Modo de preparo

O preparo é bem simples. Primeiro, em uma forma, de preferência anti-aderente, junte os ovos batidos, a cebola, o tomate, presunto ou peito de peru, sal e manjericão e misture bem. Jogue o queijo ralado por cima. 

Depois de seguir estes passos, leve a forma ao forno, para assar, por no máximo 10 minutos e pronto, é só servir. 

 

Com essas receitas caseiras, você está preparado para comer bem e de forma fácil.

 

Fonte: QG Jeitinho Caseiro