O que é backsplash e quais tipos de revestimento utilizar?

Por Compose / 30.09.2021
O que é backsplash e quais tipos de revestimento utilizar?

Você já ouviu falar em backsplash? O termo, que surgiu nos Estados Unidos, tem conquistado cada vez mais os brasileiros! Se você ainda não conhece o que é backsplash, é o espaço entre a bancada da cozinha e os armários superiores, também chamado de "frontão da pia".

Quando bem decorado, além de dar um charme a mais para todo o ambiente, também é bastante funcional, pois durante a preparação dos alimentos, esta área geralmente recebe respingos, resíduos de alimentos, partículas de gordura e vapor. Então, a melhor solução é utilizar um revestimento que seja de fácil manutenção e que, ao mesmo tempo, valorize a decoração da cozinha.

Quer conferir ideias para aproveitar melhor esse espaço muito importante da cozinha? Descubra neste post!

Quais são os revestimentos mais utilizados no backsplash da cozinha?

backsplash

Diversos materiais podem ser utilizados no backsplash. A seguir, confira os mais adequados e escolha o ideal para o seu projeto.

Cerâmica

A cerâmica, ou como chamamos aqui na Biancogres, o supergres, é um material muito utilizado na área de backsplash por suas características. É econômico e também traz praticidade para a limpeza, além de oferecer desenhos diferenciados. É resistente à água, então é, sim, uma boa escolha para o backsplash.

Monoporosa

backsplash

Quando falamos na monoporosa (ou revestimento de paredes) esta é, sem dúvidas, uma das melhores opções para a área de backsplash. Além de apresentar estilos variados de desenhos, também oferece muita praticidade na limpeza. Mesmo que você opte por uma cozinha branca ou com tons claros, a monoporosa também tem opções com relevos diferenciados, que valorizam ainda mais qualquer cozinha.

É extremamente resistente à água e tem uma junta mínima bem menor do que a cerâmica e com linhas de rejunte mais finas, gera mais sensação de limpeza. Ou seja, é perfeita para essa área que precisa de constantes cuidados.

Porcelanato

backsplash

Sobre o porcelanato, tenha em mente que este é um dos revestimentos mais resistentesversáteis e modernos que existem. O porcelanato se destaca pela beleza, sofisticação e durabilidade, sendo perfeito para qualquer ambiente - inclusive para a área de backsplash, que é um ponto-chave da decoração da cozinha.

Com uma enorme gama de estilos de design, você pode optar por um décor clássico com o porcelanato marmorizado, ou uma decoração mais industrial com o porcelanato que imita cimento queimado. Se é conforto que prefere, o porcelanato amadeirado é perfeito! Ou se busca um estilo mais orgânico, natural, os porcelanatos com design da pedra são perfeitos. Enfim, são muitos os estilos para escolher!

Outra característica muito interessante de destacar, é que o porcelanato possui uma grande variedade de formatos, inclusive os grandes formatos. Com peças maiores, você pode ter uma área de backsplash sem linhas de rejunte, proporcionando um conforto visual ainda melhor e mais sensação de limpeza.

Como escolher o melhor revestimento para o backsplash?

backsplash

Para não errar na escolha do revestimento para essa região da cozinha, é preciso levar em consideração alguns pontos, como:

  • estilo decorativo — é fundamental que o revestimento escolhido acompanhe o estilo de decoração da cozinha para criar um visual harmônico;
  • material — materiais orgânicos e porosos como a madeira ou tijolo tendem a manchar com facilidade. Nesse caso, o ideal é optar por porcelanatos que reproduzam fielmente esses materiais;
  • praticidade — como falamos, essa região está sempre em contato com elementos que podem sujar a parede. Então, escolha materiais que sejam fáceis de limpar e não mancham.

Agora que você já sabe o que é backsplash e sua importância para enriquecer o visual de uma cozinha, não deixe de dar atenção a esse espaço na hora de elaborar seus projetos. Com as dicas acima, certamente acertará na escolha e encantará a todos com o resultado!

Quer mais inspirações para seus projetos? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Fonte: Blog Biancogres