CASACOR SÃO PAULO 2021: Veja 5 Tendências Que Estão Bombando!

Por Compose / 28.10.2021
CASACOR SÃO PAULO 2021: Veja 5 Tendências Que Estão Bombando!

O tema deste ano é a Casa Original, que traz uma proposta de reflexão sobre o desejo de retorno às origens e de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.

 Um fato curioso é que, segundo o material de divulgação do evento, o tema foi escolhido antes da pandemia de COVID-19. Mesmo assim, as tendências que já eram observadas na era pré-pandemia vieram ao encontro das necessidades que tivemos ao passar mais tempo em casa.

Uma das principais novidades da mostra em 2021 é que, depois de 14 anos, a CASACOR SP saiu do Jockey Club. O novo local do evento é o anexo do Allianz Parque.

Veja o TOP 5 tendências da CASACOR 2021!

1 – Formas orgânicas

As formas orgânicas (que simulam as formas encontradas na natureza) ganharam a CASACOR 2021! Elas aparecem em nichos na parede, nas claraboias, luminárias e também no mobiliário. O destaque vai para os sofás curvos, que parecem abraçar quem senta. Sem dúvida, é uma tendência que traz aconchego e cria um ambiente acolhedor.

CASACOR 2021: Casa Olaria NJ+ - Nildo José (foto: MCA Estúdio)

CASACOR 2021: Casa Olaria NJ+ – Nildo José (foto: MCA Estúdio)

2 – Sofás com tons neutros

Esse item atemporal ganhou ainda mais força este ano com a proposta da busca da simplicidade e imersão em nossos lares. Mesmo tratando-se de uma peça comum em projetos, afinal, é coringa, podemos observar formatos que estão fazendo sucesso (como o sofá curvo).

Na mostra, foram priorizados os tons de creme, off-white e gelo para o mobiliário, mas a tendência vai além disso: composições inteiras em tons neutros conquistaram a CASACOR 21.

CASACOR 2021: Casa Alma Duratex - Melina Romano (foto: MCA Estúdio)

CASACOR 2021: Casa Alma Duratex – Melina Romano (foto: MCA Estúdio)

3 – Muita textura

Buscando trazer ainda mais a natureza para dentro de casa, as texturas naturais na parede também dominaram a CASACOR 2021. A madeira continua com um papel fundamental e aparece em uma infinidade de composições.

Também observamos que outros materiais naturais, como pedras, palhinha e outras pedras naturais estão mais presentes do que nunca na decoração. Junto delas, é possível perceber uma preferência por um décor mais quente e solar.

CASACOR 2021: Ambiente de Beatriz Quinelato (foto: Renato Navarro)

CASACOR 2021: Ambiente de Beatriz Quinelato (foto: Renato Navarro)

Indo ao encontro da tendência das texturas, os efeitos plissado/canelado aparecem bastante nos ambientes da CASACOR 2021. Ele está em quadros com moldura de acrílico (também uma grande tendência), nos painéis, em bancadas e até mesmo no mobiliário. Um exemplo é o ambiente “Sopro Orgânico”, dos arquitetos baianos Caio Bandeira e Tiago Martins (Archictects+Co).

Tanto a bancada como a banheira, feitos de mármore, trazem essa textura canelada que traz movimento.

CASACOR 2021: Sopro Orgânico - Caio Bandeira e Tiago Martins (foto: Renato Navarro)

CASACOR 2021: Sopro Orgânico – Caio Bandeira e Tiago Martins (foto: Renato Navarro)

4 – Luminárias esculturais

As luminárias estão dando um show à parte nessa edição da CASACOR 2021. Algumas parecem verdadeiras esculturas flutuantes, sejam minimalistas ou ornamentadas. As peças também funcionam como ponto de destaque nos ambientes de tons neutros, trazendo elegância e criatividade.

CASACOR 2021: Social House - Leo Shehtam (foto: Salvador Cordaro)

CASACOR 2021: Social House – Leo Shehtam (foto: Salvador Cordaro)

5 – Divisórias criativas

Desde que apartamentos do tipo loft se tornaram mais comuns nas grandes cidades, arquitetos e decoradores vêm se desdobrando para encontrar formas criativas de setorizar ambientes, sem a necessidade de vedá-los.

Diante desse contexto, conferimos vários exemplos de ambientes integrados com divisórias que também funcionam como painéis decorativos. A escolha dos materiais traz modernidade e ajuda a valorizar espaços reduzidos.

Um exemplo bem interessante está no Estúdio Liberdade, do arquiteto Pedro Luiz de Marqui. A divisória é elevada a outra potência e ganha ares artísticos com o uso de vidro derretido suspenso para delimitar as áreas social e íntima.

CASACOR 2021: Estúdio Liberdade - Pedro Luiz de Marqui (foto: Denilson Machado)

CASACOR 2021: Estúdio Liberdade – Pedro Luiz de Marqui (foto: Denilson Machado)

Fonte: Viva Decora