Confira 3 dicas incríveis de como utilizar cobogós na decoração!

Por Compose / 18.11.2021
Confira 3 dicas incríveis de como utilizar cobogós na decoração!

Usar cobogós na decoração é uma ótima alternativa para oferecer mais beleza, luz natural e circulação de ar aos projetos. Essas peças decorativas podem fazer toda diferença na fachada, divisórias de ambientes, na decoração entre jardins, em repartições de ambientes no apartamento, entre muitas outras ideias. Mas você sabe como usar esses itens decorativos e deixar um projeto ainda mais bonito?

Esse tipo de decoração pode ser aplicado aos mais diversos projetos, seja ele de madeira ou cerâmica. As peças proporcionam efeitos incríveis e trazem muita personalidade ao ambiente. Neste post, você vai descobrir como usar cobogós na sua decoração. Confira!

Características dos cobogós na decoração


Quem nunca viu aqueles tijolinhos vazados provocando efeitos de textura maravilhosos em uma decoração? Esse tipo de revestimento de parede são os cobogós. As peças foram criadas na década de 1920 por três engenheiros de Pernambuco. Desde então, a aplicação dos cobogós na decoração vem sendo usada em variados projetos arquitetônicos. Para criar este nome, os criadores usaram as iniciais dos seus sobrenomes para compor “co-bo-gó”: Coimbra, Boeckmann e Góes.

O revestimento pode ser encontrado de diversas formas, cores e texturas. Existem cobogós mais tradicionais de concreto, os de cerâmica, de gesso e até de vidro. Usar cobogó na decoração permite que a luminosidade entre nos ambientes, criando belos e diferentes efeitos de sombra.

 

Revestimento: Dubrá 45x90 | Projeto: Sérgio Paulo Rabello | Mostra: CASACOR Espírito Santo | Foto: Camila Santos


Para criar sua própria releitura dos tradicionais cobogós, a Biancogres convidou a designer e escultora Ana Paula Castro e desta parceria foram desenvolvidos o Dubrá e o Piani, revestimentos únicos que podem ser utilizados em qualquer ambiente.

 

Dicas de como utilizar cobogós na decoração

Os cobogós podem ser usados em áreas externas, como fachadas e muros, e em locais internos, servindo para dividir espaços e manter a ventilação e a entrada de luz natural nos cômodos. O ideal é adequar as peças ao seu projeto e dar mais personalidade e beleza personalidade e beleza para sua casa. Para ajudar você, separamos algumas dicas de como aplicar o cobogó na decoração.

1. Fachadas

Os cobogós são muito usados nas fachadas porque apresentam ótima resistência para espaços externos. Além de permitirem a entrada de mais luz, os cobogós deixam as fachadas das casas muito mais bonitas e charmosas. Você pode criar um ponto focal para os cobogós ou utilizá-los na frente de um espaço de vidro, para preservar a intimidade.

2. Jardim de inverno

Outra opção linda e diferente de usar cobogó na decoração é criando um jardim de inverno vertical. Os recortes podem ser usados para pendurar as plantas. A dica é intercalar plantas volumosas com outras menores para dar mais charme na decoração.

3. Divisórias

Usar cobogós para dividir os ambientes é uma outra alternativa para dar mais um pouco de intimidade, mantendo a sensação de continuidade do cômodo. Lofts e construções com layouts abertos utilizam muito dessa técnica. Você pode, por exemplo, separar quarto do escritório ou sala de estar da sala de jantar.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba novidades sempre em primeira mão!

 

Fonte: Biancogres