Color block: tons fortes ou pastel

Por Compose / 10.02.2022
Color block: tons fortes ou pastel

O uso de blocos de cores para compor ambientes volta aos holofotes. Ao contrário do que muitos pensam, a casamento de cores para formar o color block não está associada apenas a cores fortes e fechadas. Tons neutros e pastel, privilegiem o relaxamento e o conforto visual, também formam uma boa combinação. Para a arquiteta Guta Louro, uma entusiasta de colorações no design de interiores, a beleza do conceito – e principal regra – é manter cores das mesmas famílias para fazer um color block de sucesso.

Suavidade sem monotonia

Estilo de décor também tem opções criativas, tanto para os mais discretos, quanto para os mais ousados. Para quem deseja investir em originalidade ao mesmo tempo em que compõe ambientes mais discretos, os tons pastel seguem em alta por transmitirem sensação de conforto. Também chamados de candy colors por lembrarem alguns doces, como os marshmallows, por exemplo, são mais suaves e claros, o que não quer dizer que não exigem cautela. Apesar de elegantes e delicados, quando em excesso, passam a impressão de desarmonia e infantilidade. Nesse caso, uma dica é associar estampas, texturas e nuances diferentes.

 

Eros Rosa, traz um suave tom de rosa que sugere diferentes grafismos

 

color block com o uso de tons pastel também pode ter uma pegada mais afetiva e com cores que remetam à natureza, como o azul e o amarelo, que transmitem o acolhimento do céu e dos raios solares, e tornam a casa um espaço de cultivo do bem-estar. Essa é a proposta da coleção Boreal, que reedita a estética dos primeiros revestimentos produzidos pela Eliane, que seguem registrados na memória dos brasileiros como lembranças de bons momentos vividos em família. Além de trazer cores e grafismos que permitem paginações monocromáticas, mescladas ou disruptivas, os produtos carregam ainda esse legado retrô.

 

Espaço com revestimentos Boreal (à esquerda) e Glass (à direita) em azul que transmite tranquilidade

 

 

Blocos de grafismo

A brincadeira de compor blocos de cores também pode incluir linhas e grafismos para compor ambientes contemporâneos e cheios de personalidade. O toque moderno da coleção Patch Brasília, compõe painéis cheios de identidade, como assinaturas próprias de cada projeto. O design geométrico contrasta com as cores amarelo, branco, cinza e preto, valorizando composições complexas e linhas retas, formando color blocks, inspirados em obras de artistas como Athos Bulcão (1918-2008), Paulo Werneck (1907-1987) e Antônio Maluf (1926-2005).

 

Patch Brasília Solar forma um bloco de cores contemporâneo

 

Ousado e confiante

A busca por alegria e pelo prazer de viver e estar bem é um estímulo para decisões cada vez mais extravagantes e ousadas no décor. Isso se reflete na escolha por cores intimamente ligadas à personalidade de cada um. Por isso, os amantes de colorações fortes perderam o medo de utilizá-las em combinações personalistas e exuberantes.

Colmeia Vermelho, da coleção Diamante, cumpre bem esse propósito. O relevo marcante e a superfície de toque seco e suave, proporcionados pelo acabamento acetinado, compõem projetos marcantes, discretos e elegantes.

 

Colmeia Vermelho compõe um ambiente marcante e discreto quando combinado com tons mais neutros

 

A cada ano, os revestimentos evoluem e surgem designs que fazem dos produtos elementos protagonistas nos mais diversos ambientes. Nesse momento, o mais difícil é escolher o estilo a ser seguido para, então, mergulhar nas infinitas possibilidades.

 

Fonte: Eliane Revestimentos