Como produzir ambiente para fotos de projetos de arquitetura

Por Compose / 18.03.2022
Como produzir ambiente para fotos de projetos de arquitetura

Um ambiente sozinho é só um ambiente. Um ambiente com pessoas tem sentimentos, tem histórias, tem estilos. E ele precisa contar tudo isso. Antes de iniciar, é importante conhecer quem vai morar nele, do que os moradores gostam, se tem criança na casa, se tem animal de estimação. Conhecendo a personalidade do morador, é possível desenhar o perfil, uma persona com estilos e gostos e, assim, iniciar a escolha dos objetos.  

 

 

A casa diz muito sobre quem vive nela, e isso também precisa ser mostrado nas fotos. Antigamente, fotos bonitas eram aquelas que mostravam cômodos extremamente organizados com os objetos em perfeita simetria. Hoje em dia, as novas fotos de arquitetura já trazem pessoas, um prato com um uma comida apetitosa, uma cama desarrumada e convidativa, alguém transitando por ali, um par de sapatos soltos, uma manta jogada no sofá, traços de que alguém vive naquele local.

Mais do que decorar, produzir um ambiente é também “limpá-lo”, reorganizá-lo, e estar atento à tela da câmera. É importante ter o foco no que se quer mostrar, perceber se o objeto está no enquadramento correto, se está de acordo com o formato da imagem, isto é, seguindo o sentido da imagem horizontal, vertical, quadrada. Cuide com pequenos detalhes que “poluem” o ambiente, como uma toalha amassada, uma tomada, um vidro sujo ou manchado.

 

 

Objetos neutros, tons terrosos e off white são sempre uma ótima escolha. Por serem atemporais e versáteis, ornam perfeitamente em qualquer ambiente. A escolha de um fotógrafo profissional também faz a diferença no resultado, com ângulos mais bem valorizados, fotos de qualidade e com uma boa iluminação.

 

Montando seu moodboard

Para quem está iniciando e quer produzir nos seus projetos ou vai montar uma produção em casa, a dica é treinar com fotos no estilo “flatlay” e “moodboards”, com temas específicos. Procure inspirações em ferramentas como Pinterest, revistas do segmento, Instagram em páginas e perfis de marcas de decoração.

 

Coloque no seu mood uma prévia do que você irá montar, como uma amostra do revestimento que irá colocar no piso, o revestimento que irá usar na parede, um tecido para a almofada, texturas, objetos decorativos que remetam ao estilo desejado. As opções são muitas: uma flor, um galho, um prato, um copo, um tecido, sementes, folhas, vasos, quadros, livros, mesas de canto, cadeira, sofá, uma estátua decorativa. Coloque uma cor predominante ou tente variar objetos e experimentar um sobretom dentro daquela mesma paleta de cores. Atenção à composição: escolha ângulos e luzes favoráveis. Treine com fotos no celular e vá aprimorando os resultados. Outra opção são os app’s, como o Moodarqexpress, que auxilia na hora de criar e montar moods virtualmente pelo celular.

A estética da foto tem que passar mais que um ambiente bonito. Ela precisa despertar emoção. Ambientes que passem sentimentos através das fotos como aconchego, humor, tranquilidade e elegância.

 

Fonte: Eliane