7 tendências de decoração para a sala de jantar

Por Compose / 25.03.2022
7 tendências de decoração para a sala de jantar

A decoração para sala de jantar deve ser muito bem planejada. Afinal, é um espaço onde os moradores passam alguns dos seus melhores momentos, seja no dia a dia com a família, seja em confraternizações com amigos e pessoas queridas. Então, é preciso que o ambiente seja funcional, aconchegante e bem decorado.

Com os ambientes integrados cada vez mais em alta, mesmo que a sala de jantar não seja em uma área muito delimitada, pode ser um ponto de destaque em toda a decoração. Para isso, é essencial um bom planejamento na hora de compor o espaço.

Para ajudar você, nós separamos as principais tendências de decoração para sala de jantar. Confira quais são elas e inclua-as em seus projetos!

1. Paredes brancas

Acredite: essa tendência ganhou vida em 2021 e continua forte para 2022. As paredes brancas funcionam como uma tela em branco, onde você é livre para criar qualquer proposta decorativa a partir delas. Além disso, elas dão a sensação de amplitude, pois a cor branca ajuda a refletir a luz natural, aumentando a luminosidade.

Então, essa é uma excelente opção principalmente em ambientes pequenos. Para quebrar a monotonia do branco, destaque ao menos uma das paredes. Você pode utilizar quadros que harmonizem com o estilo de decoração escolhido, espelho, ou, até mesmo fazer uma textura ou utilizar um revestimento para dar um certo contraste.

2. Mix de cadeiras

Há quem pense que utilizar cadeiras de diferentes modelos só funciona para compor estilos mais contemporâneos. A realidade é que essa tendência pode ser utilizada em qualquer proposta. Basta saber como fazer o mix da forma correta. O segredo está em fazer com que todas as cadeiras conversem com todo o restante da decoração.

Para um estilo mais clássico, prefira peças do mesmo modelo, mas com leves variações nas cores ou estampas do assento e encosto. Brinque com as cores complementares da paleta escolhida ou aposte no efeito degradê.

Outra opção é utilizar modelos diferentes, mas com a mesma cor. Isso cria uma impressão de movimento ao redor da mesa. Utilizar cadeiras diferentes apenas nas cabeceiras da mesa é uma maneira muito eficaz de adotar essa tendência sem ousar muito.

Por outro lado, se a intenção é justamente se jogar nesse conceito e construir uma proposta despojada e irreverente, vale utilizar cores e modelos diferentes. Esse é o famoso “combinar descombinando” que está tão em alta.

3. Parede espelhada

A parede espelhada é um verdadeiro clássico da decoração para sala de jantar. Esse recurso é excelente tanto para dar mais sofisticação ao cômodo (pois se trata de um acabamento considerado de alto padrão), quanto para dar a sensação de amplitude para ambientes menores.

Afinal, o espelho favorece a iluminação, ressalta cores e texturas e, ainda, proporciona uma percepção diferenciada do espaço. Para não errar em seu projeto, tome cuidado para não colocar o espelho em uma parede oposta a uma janela grande, pois o reflexo da luz intensa pode causar incômodo.

Outro ponto que merece atenção é com relação ao espaço entre a parede e as cadeiras. Deixe o suficiente para que, ao puxar a cadeira, não haja o risco de ela bater no espelho, pois pode quebrá-lo.

4. Conceito aberto

Essa é outra forte tendência que surgiu há alguns anos e ainda vai permanecer por muito tempo. Além de ampliar o ambiente, melhorar a circulação e garantir a fluidez do espaço, o conceito aberto aumenta a funcionalidade. Também permite uma convivência maior entre as pessoas. Isso é ainda melhor em confraternizações e reuniões com amigos e familiares.

Sendo assim, a sala de jantar pode estar integrada à cozinha, à copa ou, até mesmo, à sala de estar. Em todos esses casos, é preciso ficar atento para que a decoração siga a mesma proposta. Se a intenção é delimitar os espaços, você pode variar um pouco a paleta de cores, mas sempre seguindo o mesmo conceito.

5. Simplicidade e bom gosto

O minimalismo continua em alta e ele se estende também para a decoração da sala de jantar. Para seguir esse conceito, decore com poucos móveis. Ainda, escolha poucos elementos decorativos, mas que sejam marcantes.

Aposte em cores neutras, móveis com design simples e poucas texturas. Mas não se engane achando que o ambiente ficará sem personalidade. Para criar impacto, utilize materiais de alta qualidade tanto no revestimento quanto na mobília.

Lembre-se de que qualquer objeto desnecessário pode causar poluição visual e comprometer a proposta minimalista.

6. Plantas na decoração

Com a febre do Urban Jungle, as plantas se tornaram ainda mais bem-vindas dentro de casa. E há várias maneiras de incluí-las na decoração da sala de jantar. A mais comum é arranjos com flores ou folhagens sobre um aparador ou buffet. Aliás, você pode unir essa tendência com a da parede espelhada, colocando o espelho na parede atrás do móvel.

Uma planta mais robusta e volumosa como a Palmeira Areca, Palmeira Leque, Palmeira Chamaedorea, Palmeira Rafis ou Palmeira Yucca criam um ponto focal maravilhoso em um belo vaso no canto da sala.

Porém, se não há muito espaço, uma ótima ideia é usar um arranjo bonito no centro da mesa. Nesse caso, ele não deve ser alto, pois comprometerá o contato visual das pessoas quando se sentarem à mesa.

7. Japandi

O Estilo Japandi vem com tudo em 2022. Sendo a fusão do estilo japonês com o escandinavo, a proposta une o ar rústico ao moderno em um único conceito. Nessa tendência, usa-se móveis minimalistas e com simplicidade de linhas e formas. A paleta de cores é de tons neutros e claros.

Além do mais, há a preferência por materiais naturais, como fibras, tecidos e madeira. Este último elemento pode estar presente na mesa e cadeira. Para o piso, o ideal é optar por porcelanato amadeirado, pois sua manutenção é bastante fácil e há uma grande variedade de padronagens e tons. Assim, certamente você encontrará o modelo perfeito para compor o espaço.

Agora que você já conhece as principais tendências de decoração para sala de jantar, não deixe de aplicá-las em seus projetos. Como você viu, a versatilidade do que está em alta permite que você as utilize em qualquer proposta decorativa, basta soltar sua criatividade e imaginação!

Fonte: Biancogres