Confira aqui como criar fachadas modernas!

Por Compose / 13.05.2022
Confira aqui como criar fachadas modernas!

Construir fachadas modernas é uma excelente alternativa para destacar um imóvel, independente do seu objetivo. Quer saber mais sobre como planejar uma fachada moderna? Continue a leitura! 

 

A importância de modernizar a fachada

 
 
A fachada de um projeto arquitetônico funciona como um cartão de visitas, além de criar a identidade visual do imóvel residencial ou da empresa, ela dialoga com o interior e o exterior ajudando a construir a paisagem no seu entorno. Em imóvel residencial, uma fachada bem-feita consegue representar o estilo e as preferências dos moradores e proporciona beleza, funcionalidade, conforto e segurança. Já nos imóveis comerciais, além de caprichar na modernização, é imprescindível que a fachada demonstre a essência do negócio, de modo que, os elementos visuais atuem como uma breve demonstração sobre o que esperar quando o cliente entrar no estabelecimento.

Criando fachadas modernas

Antes de modernizar a fachada é preciso definir a identidade visual do imóvel de acordo com o gosto pessoal do proprietário ou o ramo do negócio. Além disso, é preciso levar em consideração aspectos como: clima da região, quantidade de manutenções e quais materiais foram utilizados na construção.

Valorize os aspectos do lugar

 
Um projeto de modernização de fachada tem o objetivo de criar um conceito que seja harmonioso como um todo, isso significa considerar todos os aspectos do seu entorno como jardins, muros e piscinas. Além disso, o projeto precisa ser coerente com a paisagem e com a estrutura arquitetônica do bairro, valorizar suas formas e contribuir para o equilíbrio estético e funcional do local. Ainda assim, ele deve ser feito sem deixar de respeitar o gosto pessoal do cliente que pode estar relacionado ao estilo de vida e às suas preferências estéticas. Por essas razões, um projeto de modernização de fachada deve ser feito com bastante planejamento e cuidado, sobretudo para que não haja poluição visual devido ao excesso de informações.

Inove sua fachada

Para que cada lugar seja único, além de se inspirar nas últimas tendências da arquitetura, é fundamental que a fachada comunique a essência do negócio ou o estilo do morador do imóvel. Esse é o ponto chave para obter um diferencial e agregar valor ao projeto..  

Escolha o material

Independentemente de qual seja o seu estilo e seu projeto arquitetônico, a escolha do material deve ser pautada na durabilidade e resistência às intempéries, considerando também, aspectos como facilidade de limpeza e manutenção. É fundamental avaliar todas essas questões, já que fachadas não são reformadas com frequência.

Os revestimentos mais usados são os porcelanatos devido à sua resistência e durabilidade, além disso, o porcelanato é a opção ideal para quem quer aliar versatilidade e superioridade técnica, já que o material também é impermeável.

Seja qual for a opção, um bom revestimento deve valorizar a volumetria e estilo escolhido, imprimindo a personalidade.

Inspiração em fachadas modernas

  Como dito ao longo do artigo, existem diferentes estéticas e estilos de fachadas modernas que podem ser aplicadas. A melhor escolha depende especialmente do perfil de cada pessoa. Para descobrir mais sobre isso, é válido acompanhar algumas ideias e inspirações a seguir.

Fachada de casa moderna

Confira aqui como criar fachadas modernas!
 
De forma geral, as fachadas de casa moderna incluem elementos como madeira, aço, pedra, tijolo, revestimento texturizado etc. E ainda, são incluídas linhas simples e retas para compor a arquitetura. O interessante é que o porcelanato tem todos estes tipos de design, mas a superioridade técnica de um revestimento extremamente moderno, seguro e versátil. Outra característica comum nesse tipo de fachada é o aproveitamento da iluminação natural, como o uso de janelas amplas e portas de vidro. Além disso, é comum a integração de áreas, como a varanda e o jardim.

Fachada moderna com imponência

Se é esse o tipo de estilo que você pretende seguir, saiba que é possível optar por um vidro fumê, em que há uma diminuição da iluminação excessiva do local. Além disso, esse tipo de vidro também aumenta a sobriedade do local e o torna mais discreto. Juntamente com isso, a decoração e a arquitetura podem adotar tons neutros em pontos específicos. Desse modo, a atenção visual da fachada por ser direcionada para uma determinada área que os profissionais e os clientes queiram evidenciar. Para completar, também é válido apostar no minimalismo.

Fachada moderna iluminada

 
Alguns elementos contribuem para passar essa ideia de uma fachada moderna ainda mais destacada, como o uso de estratégias luminotécnicas. Assim, é possível aplicar a luz artificial em espaços específicos, com a área externa, o que destaca a porta de entrada ou qualquer outro ponto.

Fachada moderna geométrica

 
 
Conforme mencionado, incluir elementos geométricos é uma das características da fachada moderna. Nesse sentido, o resultado é um visual mais jovem e descontraído, o que também chama atenção das pessoas. Essa opção se encaixa tanto para comércios quanto para residências. Então, viu como é importante criar fachadas modernas? Ao fazer isso, o imóvel pode chamar mais atenção, inovar, evitar poluição visual, valorizar a experiência dos visitantes etc. Por isso, é sempre fundamental acompanhar referências de fachadas e escolher a mais alinhada ao perfil do cliente.
 
Fonte: Biancogres