5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento

Por Compose / 20.05.2022
5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento

Pensar na decoração da área privativa em apartamento é uma maneira de tornar esse espaço mais aconchegante. Afinal, um dos motivos que causa resistência em morar em apartamento é a falta de áreas livres para o lazer.   
 

Felizmente, em alguns casos, é possível encontrar locais assim e torná-los mais confortáveis e aconchegantes. Para isso, é importante acertar na escolha dos materiais utilizados e nas necessidades específicas da área privativa para trazer mais harmonia e funcionalidade ao local. Quer entender mais sobre decoração da área privativa em apartamento? Continue conosco e descubra informações essenciais sobre o assunto!

Qual a importância de pensar na decoração da área privativa em apartamento?

 5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento
 
Você sabia que o interesse por apartamentos com varanda cresceu? É o que mostram pesquisas da Imovelweb. A busca aumentou 128% em maio de 2020 e segue em crescente. Isso pode ser justificado pelo maior interesse das pessoas em manter contato com a natureza e ter espaços ao ar livre. Mesmo com o surgimento de novas tendências de design e decoração, frequentemente, é possível que o interesse por esse tipo de espaço continue. Afinal, com a adesão do home office, o lar se tornou um ambiente de trabalho, além do lazer e descanso. Logo, a área privativa é o investimento ideal para essas pessoas. Como a escolha de apartamentos costuma ser a opção mais cômoda para algumas pessoas, principalmente devido à proximidade com determinados pontos, como academia, trabalho, farmácias etc., o ideal é saber transformar a área privativa em um ambiente mais agradável. Antes de prosseguir, vale tirar a dúvida: área privativa é todo o espaço da porta do imóvel para dentro, incluindo pilares e paredes. É a área de uso privativo do proprietário, em que os outros condôminos não têm acesso. A área privativa é aquela informada na escritura e na matrícula do imóvel. Que saber como otimizar a área privativa? Confira nossas dicas.

Como fazer a decoração da área privativa do apartamento?

5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento
 
Após entender a importância de valorizar esse espaço no apartamento, é fundamental conhecer algumas dicas de como colocar isso em prática.

1.Considere as opções para a área privativa

O primeiro passo é entender que a área privativa é diferente da área comum em que todos os moradores compartilham o espaço, como academia, brinquedoteca etc. Por outro lado, a área privativa é um espaço só do proprietário do apartamento. Assim, ela pode servir como uma varanda gourmet, área de cinema, brinquedoteca, mini academia etc. Tudo depende das necessidades e preferências dos donos do apartamento. E ainda, claro, das regras do condomínio. Assim, é importante consultar o síndico antes de propor qualquer intervenção.

2. Defina o uso do espaço

5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento
 
Após entender as opções possíveis para a área privativa, é o momento de definir que uso ela terá. Afinal, cada possibilidade exige decorações e intervenções estruturais muito diferentes. Além disso, também é necessário pensar no estilo do espaço. Isso pode ser industrial, rústico, retrô, vintage etc. Seja qual for a escolha, a composição dos móveis, revestimento e demais elementos devem ser harmonizados. Isto é, se o perfil do morador é mais minimalista, pode ser interessante utilizar tons discretos e neutros. Se a preferência for pelo estilo rústico, móveis de madeira tendem a se encaixar bem na área privativa.

3.Tenha cuidado na escolha dos revestimentos

 
 
Os revestimentos são a base de qualquer decoração e na área privativa não é diferente. Então, é importante pensar em um design que valorize ainda mais o ambiente, afinal é a parte mais duradoura do décor e o que pode definir o estilo de todo ambiente. Além disso, a cor e o estilo adotado também podem determinar o clima do local. Quer dizer, tons claros passam uma maior sensação de amplitude, especialmente benéfico para áreas privativas menores. Do mesmo modo, porcelanatos e revestimentos de paredes com design ousado passam a impressão de um estilo mais ousado e divertido. Outro aspecto indispensável a ser considerado quanto ao revestimento é a qualidade do material. Afinal, é bem provável que essa área entre em contato com muita água e pessoas, já que ela pode servir para receber os amigos e familiares. De qualquer forma, saiba que é necessário levar alguns aspectos em consideração ao escolher o piso de uma varanda. Por exemplo:
  • animais de estimação: a circulação de animais na varanda torna recomendado o uso de revestimentos resistentes a arranhões, que disfarcem sujeiras e manchas e sejam fáceis de limpar
  • circulação de pessoas: quanto maior o número de pessoas circulando, maior a necessidade de pisos duráveis e resistentes;
  • sol e calor: se houver uma maior exposição ao sol e ao calor é preciso que o revestimento seja atérmico, para evitar queimaduras;
  • porcelanato: o porcelanato é um tipo de piso mais resistente e que oferece um acabamento retificado, o que valoriza o visual das peças;
  • umidade: especialmente se a varanda for exposta a chuvas, é fundamental investir em pisos antiderrapantes para não causar acidentes; etc.

4.Escolha a iluminação

   5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento
 
A iluminação é um elemento essencial para deixar o clima da área privativa mais aconchegante e confortável. Isso pode ocorrer tanto de modo natural, como ao valorizar a luz do sol, como também artificialmente. Isto é, a decoração utiliza luminárias pendentes, arandelas, plafons, spots etc. A escolha depende de uma série de fatores.

5.Foque em elementos multifuncionais

5 dicas de decoração para áreas privativas em apartamento
 
Otimizar o espaço de um ambiente é sempre importante, principalmente quando eles são menores. Quando se trata de áreas privativas com intuito recreativo, essa relevância só tende a aumentar. Afinal, as pessoas precisam interagir com os visitantes e aproveitar todo o espaço. Então, as dicas para atingir esse objetivo é apostar em móveis dobráveis. E ainda, considere utilizar puffs com compartimento, cadeira de balanço redonda, mesa com gaveta embutida, bancada inteligente etc. Tudo isso garante o conforto, a beleza e a funcionalidade do local. Como você pôde notar, existem muitas medidas de decoração da área privativa em apartamento que contribuem para tornar o espaço mais aconchegante. Colocá-las em prática é uma forma de ajudar os moradores e visitantes a ter um maior contato com a natureza e demais opções recreativas que nem sempre é possível ao morar em um apartamento. 
 
Fonte: Biancogres