Vaso Sanitário Inteligente: Como Funciona + Modelos Que Vão Impressionar

Por Compose / 27.05.2022
Vaso Sanitário Inteligente: Como Funciona + Modelos Que Vão Impressionar

Vaso sanitário inteligente é aquele que oferece funcionalidades tecnológicas que facilitam a vida do usuário. Assento térmico, ducha higiênica acoplada e função de secagem são alguns exemplos de funções que existem nesse modelo.

Trata-se de uma tecnologia que já é bastante comum em países orientais como o Japão, mas que ainda surpreende brasileiros que não estão acostumados com essas funcionalidades no banheiro.

Já imaginou um vaso sanitário inteligente que elimina maus odores sem a necessidade de produtos químicos? Pois saiba que já existe essa opção no Brasil, além de outros modelos que surpreendem pela inovação. Que tal conhecer mais sobre eles?

No post de hoje, vamos mostrar como funciona um vaso sanitário inteligente funciona e modelos que parecem mágica. Acompanhe!

O que é um vaso sanitário inteligente?

Vaso sanitário inteligente é aquele que oferece funcionalidades tecnológicas que facilitam a vida do usuário. Assento térmico, ducha higiênica acoplada e função de secagem são alguns exemplos de funções que existem nesses modelos.

O que é vaso sanitário inteligente foto G1

O que é vaso sanitário inteligente e como funciona (foto: G1)

Como funciona um vaso sanitário inteligente?

Cada modelo apresenta funcionalidades específicas, mas, de modo geral, as principais características de um vaso sanitário inteligente são:

  • ducha higiênica acoplada;
  • abertura automática;
  • sensor de presença ou de descarga;
  • assento térmico;
  • função de secagem;
  • alto-falante integrado;
  • controle de temperatura e pressão da água;
  • sistema que elimina maus odores.

Vaso sanitário inteligente no Japão: modelos estão cada vez mais modernos

Quando falamos sobre vasos sanitários inteligentes, logo vem à cabeça aqueles modelos japoneses e coreanos. Sucesso na internet, eles já fazem parte do cotidiano dos moradores de lá.

É comum que esses modelos de vasos sanitários inteligentes tenham diversas ferramentas eletrônicas controladas por botão. Entre as funções disponíveis, estão: esquentar o assento, lavar e secar as partes íntimas, controlar a descarga, perfumar o ambiente, mudar a pressão da água, entre outras.

A marca TOTO é uma das mais usadas no Japão e está inovando as funcionalidades do vaso sanitário inteligente. Um de seus modelos mais recentes inclui um sistema construído no chão do banheiro capaz de analisar o nível de açúcar no sangue e pressão sanguínea, além de oferecer acesso à internet ou análise de urina. Incrível, né? 

Vaso sanitário inteligente da Toto foto DHgate

Vaso sanitário inteligente da Toto (foto: DHgate)

A marca Xiaomi também está produzindo modelos de vasos sanitários inteligentes cada vez mais modernos. Um de seus últimos lançamentos tem a tecnologia de elevação inteligente, que permite ajustar a altura do produto para dar mais conforto ao usuário.

Vaso sanitário inteligente da Xiaomi tem tecnologia de elevação inteligente foto Olhar Digital

Vaso sanitário inteligente da Xiaomi tem tecnologia de elevação inteligente (foto: Olhar Digital)

De olho no crescimento das smart homes, o mercado brasileiro já está oferecendo modelos de vasos sanitários inteligentes super tecnológicos. Vamos conhecer alguns deles?

Quais são os modelos de vasos sanitários inteligentes brasileiros?

Nos últimos anos, com a pandemia de COVID-19, os hábitos de higiene dos brasileiros mudaram. A preocupação com a assepsia tornou-se mais presente, por isso a tendência é que os vasos sanitários inteligentes comecem a fazer mais sucesso por aqui.

A marca Deca lançou recentemente algumas novidades que surpreendem pela tecnologia avançada e design moderno. O assento SMART, por exemplo, contempla soluções multifuncionais para comodidade, segurança e otimização de espaço dos banheiros. Uma ducha higiênica integrada traz maior conforto na higienização, com controle de intensidade do jato e dois tipos de ducha.

Além disso, a luz noturna com sensor de presença torna o uso do vaso sanitário inteligente mais simples e confortável no intervalo do sono. O assento tem funcionamento a pilha, o que dispensa a necessidade de ponto de energia.

Prático, esse vaso sanitário inteligente conta com tecnologias já existentes no portfólio Deca: Easy Clean para remoção do assento e facilidade na limpeza completa da bacia, e Slow Close para fechamento suave, evitando ruídos e acidentes, e tornando o uso ainda mais confortável e seguro.

Em duas versões, é compatível com as linhas Flex, Axis, Polo, Unic, Quadra e Piano.

Vaso sanitário inteligente assento smart da deca

Vaso sanitário inteligente: assento smart, da Deca

Outra novidade no mercado de vasos sanitários inteligentes é a Caixa Higienizadora Deca, que tem design pensado para tornar a limpeza mais simples e prática. Um compartimento no tampo da caixa acoplada acomoda pastilhas exclusivas da marca com ação desinfetante, nas fragrâncias Lavanda e Citrus.

A solução oferece maior durabilidade, pois não permite que a pastilha fique em contato constante com a água antes que a descarga seja acionada, e também evita danos ao mecanismo interno da caixa acoplada.

Fácil de instalar, a Caixa Higienizadora pode substituir uma caixa já existente das linhas Aspen, Izy, Ravena, Fast, Flex, Vogue, Monte Carlo, Clean e Level.

Vaso sanitário inteligente Caixa Higienizadora, da Deca

Vaso sanitário inteligente: Caixa Higienizadora, da Deca

Vaso sanitário inteligente caixa higienizadora

Vaso sanitário inteligente: Caixa Higienizadora, da Deca (detalhe do compartimento da pastilha desinfetante)

E que tal um vaso sanitário inteligente que dispersa os odores desagradáveis do banheiro sem uso de produtos químicos? A Caixa Desodorizadora Deca oferece esse benefício! Basta ativar seu mecanismo de exaustão, com filtro de carvão ativado, antes ou após o uso para a neutralização de qualquer odor.

Localizado no mesmo botão da descarga, o sistema tem estrutura interna, o que não compromete a estética do ambiente. Fácil de instalar, pode substituir a caixa existente das linhas Carrara, Nuova, Axis, Living, Unic Quadra e Piano.

Vaso sanitário inteligente caixa desodorizadora da Deca

Vaso sanitário inteligente: Caixa Desodorizadora, da Deca

Vamos falar sobre vaso sanitário inteligente com sensor? A novidade da Deca é o modelo Touchless. Para ativação, basta passar a mão pelo sensor para acionar a descarga de 3 litros ou mantê-la sobre o sensor para uso da descarga de 6 litros.

Graças ao mecanismo duplo, as descargas, que também oferecem possibilidade de acionamento manual, ainda proporcionam até 60% de economia de água. O sensor pode ser acionado de uma distância de até 20 cm, e não necessita de ponto de energia, o que evita pequenas obras para instalação. Ele já acompanha quatro pilhas AA com duração média de até cinco anos, o equivalente a 40.000 descargas.

Também pode ser adicionado em bacias já instaladas das linhas Axis, Carrara, LK, Living, Piano, Polo, Quadra e Unic. Basta trocar o mecanismo de descarga pelo Deca Touchless, no Serviço Autorizado Deca.

Essa novidade está disponível nas cores branco, marrom fosco, ébano, ébano fosco e cinza fosco.

Vaso sanitário inteligente modelo Touchless

Vaso sanitário inteligente com sensor modelo Touchless, da Deca

 

Fonte: Viva Decora