Decoração e bem-estar: saiba como promover mais saúde nos projetos de interiores

Por Compose / 02.06.2022
Decoração e bem-estar: saiba como promover mais saúde nos projetos de interiores

Decoração e bem-estar sempre andaram unidas. Afinal, o ambiente onde estamos inseridos interfere diretamente em nosso humor, sentimentos e na forma como percebemos a vida. Então, é fundamental que os profissionais de arquitetura e de design de interiores encontrem meios de utilizar os elementos corretos para promover mais qualidade de vida aos usuários do espaço. Se você ainda tem dúvidas sobre como conseguir esse resultado, não se preocupe. Confira neste texto algumas dicas práticas para entregar bem-estar aos ambientes.

Use plantas na decoração

decoração e bem estar
 
Além de tornarem um ambiente mais bonito e agradável, as plantas são elementos essenciais para aumentar o bem-estar. O verde das folhas e o colorido das flores trazem mais vida e frescor para dentro das casas. Além disso, elas também melhoram a qualidade do ar, elevam a capacidade de concentração, promovem o relaxamento e deixam qualquer espaço muito mais aconchegante. Outro ponto positivo é que as plantas podem ser utilizadas mesmo na decoração de apartamentos pequenos. Aliás, o Urban Jungle é uma tendência forte e que vai continuar por muito tempo.

Aproveite a iluminação natural

decoração e bem estar
 
Além de ampliar a sensação de conforto, a iluminação natural é outro fator crucial para aliar decoração e bem-estar. Isso porque ela aumenta a disposição e alegria para as atividades do dia a dia. Em ambientes corporativos, a iluminação é capaz de elevar a produtividade e melhorar o desempenho dos colaboradores. Então, abuse das janelas grandes em seus projetos. E na hora de decorar, prefira cortinas com tecidos fluidos, como é o caso do voil. Eles são ótimos, pois permitem a entrada da luz e, ao mesmo tempo, garantem a privacidade dos usuários do ambiente. Para permitir que a luz invada todo o espaço, tome cuidado para não colocar obstáculos, como móveis grandes ou muitas paredes entre os ambientes. Aproveite a tendência do conceito aberto e utilize a iluminação a seu favor.

Escolha as cores corretas

decoração e bem estar
 
Não basta escolher uma paleta de cores que combine com a proposta decorativa e que agrade seus clientes, pois os tons influenciam diretamente em nossas percepções e sensações. A seguir, confira o que cada cor promove:
  • amarelo — otimismo e alegria;
  • laranja — entusiasmo e criatividade;
  • vermelho — paixão e amor;
  • rosa — ternura e afeto;
  • verde — esperança e positividade;
  • azul — relaxamento e tranquilidade.

Contribua com a organização

decoração e bem estar
 
A desordem é capaz de gerar desconforto e inquietação, podendo provocar altos níveis de estresse. Por isso, seus projetos devem contribuir para a organização e limpeza dos espaços. A melhor saída são móveis planejados e revestimentos de fácil manutenção. Desse modo, os moradores conseguirão manter o lar limpo e em ordem com muita facilidade.

Inclua materiais naturais

decoração e bem estar
 
Os elementos naturais são os que mais potencializam a sensação de bem-estar e aconchego em um ambiente. Então, não deixe de incluí-los em seus projetos. Além das plantas, que já comentamos, você pode utilizar tecidos naturais nas cortinas, tapetes e estofados, itens decorativos feitos em materiais naturais, entre outros. Para os revestimentos, uma excelente dica é optar por porcelanato que reproduz madeira, mármores ou pedras. Dessa maneira, eles contribuem para a sensação de bem-estar, facilitam a limpeza e, ainda, oferecem sustentabilidade. Agora que você já sabe como aliar decoração e bem-estar em seus projetos, não deixe de seguir as dicas deste post! Gostou das sugestões? Então, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem como utilizar a decoração para ter mais qualidade de vida.
 
Fonte: Biancogres