Cores: como equilibrar?

Por Compose / 09.06.2022
Cores: como equilibrar?

O equilíbrio das cores tem tudo a ver com o sucesso da sua obra. Embora saibamos qual cor queremos usar no ambiente, na hora de combinar, nem sempre o resultado é o que se espera. Para descomplicar essa etapa, trouxemos algumas dicas e sugestões. Confira!

 

 

Ambiente Eliane Bauhaus Amarelo

 

Entendendo as cores

Antes de escolher a cartela do seu espaço e do seu revestimento, é importante entender o círculo monocromático. Ele é dividido em 12 partes e contém, de forma sucinta, as principais cores percebidas pelo ser humano. Assim, se você tem dúvida sobre a combinação de um tom e outro, consulte essa ferramenta e escolha uma combinação.

Complementares: são as cores de lados opostos na roda, como vermelho e verde, azul e laranja etc. Cores fortes, com muito contraste.

Análogas: podem ser de duas até três cores que ficam em sequência no círculo. Formam um conjunto harmonioso, sem contraste.

Triangulação: essa combinação forma a figura de um triângulo no círculo. Escolha uma cor, pule três e acrescente a próxima na combinação.

Meio-complementares: aqui, eleja três cores da roda, como o verde e sua complementar, o vermelho. No entanto, no lugar da cor complementar, escolha duas harmoniosas, ou seja, uma de cada lado do vermelho.

Ambiente Perseu Preto Eliane

 

A monocromia também é uma opção muito escolhida, em que se usa apenas uma cor, normalmente, em vários tons, com intensidades variadas.

Também vale entender o significado de cada cor e que efeito ela tem sobre nós, já que expressa sensações, sentimentos, afeta o humor e o comportamento, por isso, é importante verificar se aquela escolha faz sentido para o ambiente proposto.

DICA: Escolha cores que tenham relação com a sua personalidade ou de quem vai utilizar o cômodo. Opte por uma paleta mais claras em ambientes de descanso ou de relaxamento como quarto ou sala, e deixe as cores mais fortes para ambientes que são para o dia a dia, como cozinha e office.

Antes de escolher a cartela, é importante também definir todos os detalhes que irão no seu projeto como móveis, objetos decorativos, uma escada ou uma parede de outra cor. Com os itens propostos, escolha cores com base nas orientações que você aprendeu e distribua os tons em cada espaço de forma harmônica, sem pesar o ambiente e valorizando o seu projeto.

Fonte: Eliane