5 tendências impagáveis da Semana de Design de Milão por Regina Galvão

Por Compose / 23.06.2022
5 tendências impagáveis da Semana de Design de Milão por Regina Galvão

Depois de dois anos de espera e alguns adiamentos, enfim pudemos reviver a Milão fervilhante da Semana de Design, de 6 a 12 de junho. Mais uma vez, como acontece há décadas, a cidade viu crescer temporariamente sua população, com trânsito caótico, falta de taxis e uma multidão pelas ruas a falar diferentes idiomas.

Estranho foi enfrentar o intenso calor de junho, para quem estava acostumado a percorrer os circuitos dos bairros milaneses sob baixas temperaturas. Em 2023, porém, o calendário volta ao usual, com o Salão do Móvel previsto para acontecer de 18 a 23 de abril.

Nesta edição, “El Salone del Mobile”, como é chamado pelos italianos há 60 anos, recebeu 262 mil visitantes de 173 países e 2175 marcas expositoras, sendo 27% delas estrangeiras.

Em paralelo ao evento âncora, o Fuorisalone registrou mais de 2 mil programações pela cidade e imediações. Fôlego e pernas para que te quero, pois a Milão Design Week é uma verdadeira maratona!

 

Feira Salão do Móvel 2022 em Milão – Itália

Sustentabilidade

Se anteriormente o tema surgia como um diferencial das empresas, ele se tornou mandatório e nunca se ouviu falar tanto no assunto. Algumas marcas chegaram a incluir em seus releases, para a imprensa, o destino que dariam aos materiais empregados em seus estandes, caso da italiana Alias.

 

Cadeira Re-Chair por Antonio Citterio para Kartell

 

Outra famosa marca do país, a Kartell, surpreendeu com uma parceria inusitada: a com o café Illy. O arquiteto e designer Antonio Citterio foi o escolhido para dar vida à cadeira Re-Chair, sempre na cor preta, feita com 600 cápsulas descartadas. A experiência dá início a um projeto que pretende estender os produtos da linha.

 

Coleção Metamorfose por Fernando e Humberto Campana para Paola Lenti – Foto ilustrativa

 

Com os resíduos têxteis da fábrica de Paola Lenti, situada em Meda, a 40 minutos de Milão, os brasileiros Fernando e Humberto Campana conceberam a coleção Metamorfose, constituída de assentos coloridos e lúdicos, e com nomes divertidos: Alicia, Bruco, Centopeia e Chromodoro.

 

Mantas de lã feitas à mão pela marca Nomad – Foto ilustrativa

 

Em Alcova, novo endereço do circuito do design, hospedado num antigo hospital militar, a alemã Nomad exibiu mantas de lã feitas à mão na Índia, que misturam lã com papel de bala ou com pneus reciclados de bicicleta.

 

Toque artesanal

 

Estudio de design da marca francesa Hermès – Foto ilustrativa

 

Essa é outra tendência que vem sendo valorizada ano a ano, tanto nos estúdios de design como na grande indústria. A francesa Hermès montou torres de madeira e papel translúcido para expor sua coleção, dedicada ao requinte da arte manual e cujo tema era “Leveza”.

 

Móveis com fibras pela marca Hermès – Foto ilustrativa

 

Móveis com fibras, mantas de cashmere tecidas na Índia e nos Estados Unidos, bowls de couro com grafismos indígenas e luminárias de bambu e tela de paraquedas compuseram os espaços internos das quatro construções, uma de cada cor e com suportes feitos de sobras de papel, em mais uma demonstração de cuidado com a natureza.

 

De Tour da austríaca GTV – Foto ilustrativa

 

Já a fibra natural, tão empregada nos nossos móveis modernos, revestem agora os modelos contemporâneos de maneira inesperada: em laterais de mesa, caso do modelo De Tour da austríaca GTV; e até em gavetas de cozinha, como foi apresentado no showroom da Armani Casa.

 

Mesa Tea da Kartell – Foto ilustrativa

 

E é interessante notar que quem investe em alta tecnologia também se dispõe a reproduzir a delicadeza da textura natural em seus produtos. É o caso da Kartell, que, com Ferruccio Laviani, lançou a luminária de mesa Tea, que sugere tramas em sua cúpula de termoplástico reciclado, criando um suave jogo de luz e sombra.

 

De volta aos 70

 

Tonalidades vibrantes, texturas e a misturas de materiais por Rossana Orlandi – Foto ilustrativa

 

As tonalidades vibrantes, os padrões gráficos e florais, os pendentes de esferas e até os neons voltaram às vitrines e às salas de exposições. Na descolada galeria de Rossana Orlandi, a dupla do Lago de Como, Draga e Aurel, investiu no tema e recriou ambientes da casa, na qual se destacaram as cores saturadas, as texturas e a misturas de materiais, como o concreto e a resina, além do acrílico e do neon.

Dimorestudio, coordenado pelo italiano Emiliano Salci e pelo americano Britt Moran, também fez relembrar essa década com luminárias e materiais da época, no apartamento em Brera, onde uma suave neblina e a pouca luminosidade imprimiram atmosfera onírica ao lugar.

Reedições desse período também ganharam destaque no Salão do Móvel. A série Quaderna, projetada pelo icônico Superstudio, grupo de arquitetos de Florença, foi relançada pela Zanotta, mantendo o efeito hipnótico de seus gráficos, impressos em laminado. Além das mesas, da escrivaninha e do console, juntaram-se agora à linha uma mesa baixa, uma secretária e um tapete.

 

Natureza presente

 

Não é novidade que, com a pandemia da Covid-19, as casas se encheram de plantas, e os jardins, para quem tem a sorte de tê-los, ganharam mais atenção dos moradores. Pois, a natureza se materializou também em produtos, como na série de luminárias Almendra, assinada pela espanhola Patricia Urquiola para a Flos, que tem a semente da amêndoa como inspiração. “Da janela de sua casa em Ibiza, Patricia vê várias dessas árvores”, contou-me a assessora de imprensa da marca, que completa 60 anos.

No Salão, a marca brasileira By Kamy brilhou com os tapetes com estampas de bichos criados pela artista plástica Regina Silveira.

Já na Moroso, foi a dupla sueca do Front, que trouxe inspiração natural para os assentos da empresa. Chamados Pebble Rubble, os volumes estofados modulares remetem às rochas polidas por chuva e vento, recobertos de um tecido desenvolvido especialmente pela Kvadrat.

De nome Arda, ele é constituído principalmente de fios de lã e revela nuances surpreendentes à medida que mudam as condições de seu entorno. A técnica de fabricação é inovadora, reduzindo o consumo de água entre 80 e 95% se comparado aos métodos tradicionais. O novo projeto do Front é inspirado em estudos que demostram que dispor de tempo junto à natureza afeta positivamente o bem-estar, a memória e a criatividade.

 

Tecnologia amistosa

 

 

Um robô ou um difusor de aromas? Piro, novo produto da Moooi em parceria com a empresa global Ideo, combina as duas características e ainda faz performances dançantes. Mais do que eficiência, a tecnologia empregada aqui quer trazer alegria e experiência sensorial à vida das pessoas. A novidade chamou atenção de quem visitou a instalação Uma Vida Extraordinária, da empresa holandesa comandada pelo designer Marcel Wanders.

 

Marca Flos lança poste de luz que emite luz âmbar para não incomodar animais noturnos

 

Mais uma vez, a Flos tomou à frente nesse tema, lançando um poste de luz, de pequeno porte, para área externa, que emite luz âmbar para não incomodar animais noturnos. O sistema só aumenta a intensidade da luz quando o sensor capta a presença humana.

E o metaverso estreou em projetos de jovens designers como a gaúcha Mariana Prestes, que teve seu ainda virtual sofá Saudade exposto na calçada à frente do showroom da Cassina.

 

Não há mesmo como negar que a Semana de Design de Milão continua em forma e extraordinária! Confira outras tendências aqui da SEMANA DO DESIGS EM MILÃO.

 

Fonte: Eliane