Bruschetta

Por Composé / 11.09.2015
Bruschetta

Perfeita como aperitivo de qualquer refeição, como lanche da tarde, ou até mesmo para um jantar leve.

Perfeita como aperitivo de qualquer refeição, como lanche da tarde, ou até mesmo para um jantar leve. Assim é a bruschetta, um pão levemente torrado coberto conforme a sua imaginação permitir!

Além da receita tradicional, acompanhada da harmonização, não deixe de ler as dicas para variar a cobertura dessa delícia! 

Rendimento:

4 a 6 pessoas

Ingredientes:

.  1 pão italiano, preferencialmente em formato de baguete
.  4 tomates maduros, sem sementes
.  30 g de manjericão fresco
.  1 dente de alho
.  5 colheres (de sopa) de azeite extravirgem
.  Sal a gosto

Modo de Preparo:

Corte o pão italiano em fatias de 1 cm de largura, e utilize metade da quantidade de azeite para pincelar cada fatia. Leve o pão ao forno até ficar levemente dourado. Reserve.

Pique os tomates, o manjericão e o alho, acrescente a outra metade do azeite, e tempere com sal.

Espalhe nas fatias de pão, levando ao forno somente por mais alguns minutos, para aquecer a cobertura.

 

Harmonização:

Essa receita harmoniza absolutamente bem com o italiano Chianti, da Toscana. A acidez deste vinho, produzido com a uva Sangiovese, combina com os tomates, e ele tem corpo suficiente para enfrentar o azeite de oliva, o aroma do manjericão e a presença do alho.

Vinhos elaborados com as uvas Barbera e Zinfandel também são ótimas opções para acompanhar a bruschetta. Evite vinhos muito tânicos, pois o resultado desta combinação será excessivamente metálico.

Se for optar por vinho branco, pense na acidez e refrescância de um Sauvignon Blanc ou então em um Riesling de estilo seco ou semisseco. E, se quiser uma experiência diferente, aposte nos sabores frutados e na refrescância de um vinho rosé.

 

Para quem quiser variar a receita com outras coberturas, aqui vão 2 dicas:

Queijo à sua escolha: Incremente a receita original cobrindo os tomates com uma fina fatia de mussarela, mussarela de búfala (nesse caso demora um pouco mais para derreter) ou queijo emmental.

Shimeji e agrião: Derreta 2 colheres (de sopa) de manteiga e frite 250 g de cogumelos shimeji frescos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Divida entre as fatias de pão previamente torradas, e cubra com agrião.

 

Fonte: Tintos e Tantos