Aspargo e bacalhau: combinação perfeita

Por Composé / 25.09.2015
Aspargo e bacalhau: combinação perfeita

O aspargo é um alimento que merece destaque na dieta.

O aspargo é um alimento que merece destaque na dieta, já que é pouco calórico e altamente nutritivo, trazendo vitaminas e fibras. O bacalhau que é muito saboroso, possui valor nutritivo e é de fácil digestão. Ele também é rico em minerais – como o ferro e fósforo –, vitaminas A, E e D e tem colesterol quase zero.

Além disso, esse alimento contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom), além de ser importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico.

 

Com esta definição, dá para entender que é possível ser saudável e comer alimentos saborosos. E nesta linha, trouxemos uma receita leve e sofisticada.

Confira abaixo a receita:

 

Lomba de Bacalhau com aspargos frescos

Ingredientes

- 1kg de lombo de bacalhau Macrocephalus dessalgado

- 3 batatas grandes cozidas = 450g

- 200g de aspargos frescos

- 150g de alcaparras em conserva

- 200g de manteiga

- tempero e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Divida o lombo de bacalhau em cinco postas, leve à grelha com azeite por aproximadamente por 20 minutos, ou até que fique dourado por cima e reserve. Cortes as batatas em rodelas e as cozinhe com um pouco de sal. Em uma panela média aqueça a manteiga e refogue as alcaparras junto aos aspargos frescos. Monte em um prato uma posta do bacalhau grelhado e coloque por cima a manteiga com os outros ingredientes.

Rendimento: 5 porções

 

Fonte: Trigopane