Emoções no trabalho: como lidar?

Por Composé / 29.09.2015
Emoções no trabalho: como lidar?

Estamos sujeitos, a qualquer momento, a reagir a acontecimentos de forma emotiva, pois expressar nossos sentimentos pode ser fundamental para superar certas situações. 

Estamos sujeitos, a qualquer momento, a reagir a acontecimentos de forma emotiva, pois expressar nossos sentimentos pode ser fundamental para superar certas situações. As emoções, portanto, funcionam como uma espécie de defesa, que nos equilibra.
 

Cuidado com excessos no ambiente de trabalho

O profissional ideal é aquele que molda suas emoções de acordo com os contextos. Geralmente, no ambiente corporativo, é incômodo reagir de maneira emotiva a problemas e desentendimentos. Por isso, para lidar melhor com reclamações da chefia, feedbacks ou discussões com os colegas, tenha sempre em mente que expor seus sentimentos poderá agravar a situação.

O colaborador ideal, além de prestativo, produtivo, proativo, criativo, entre dezenas de outras qualidades, deve ter equilíbrio emocional, ou seja: controle de si mesmo. Muitos funcionários ao encararem uma situação adversa no trabalho, especialmente, se o acontecimento for compartilhado com os demais colegas, perdem o comando e expõem toda a sua fragilidade.

Essa situação é extremamente embaraçosa, pois faz com que a empresa volte os olhos a eles e forme um julgamento sobre as qualidades profissionais desses colaboradores. Ainda que mantivessem, até esse descontrole emocional (que vai do choro aos gritos), uma postura fundamentada na eficiência e produtividade, os colegas de empresa enfatizarão que, apesar de todas estas qualidades, eles não sabem lidar com os empecilhos que atravessam no dia a dia.

Contudo, sem dúvida, a avaliação do chefe sobre esse evento, é a mais importante. Ele pode definir, a partir de certas constatações, se esses funcionários são apropriados ou não ao seu negócio e pode sugerir a demissão.
 

Solução emocional

O funcionário que deseja evitar este tipo de acontecimento deve sempre estar atento às suas reações e trabalhar questões internas, subjetivas para se tornar mais tolerante a qualquer problema que ocorrer em sua profissão.

Para atingir esse resultado com mais rapidez, garantindo, então, mais tranquilidade para resolver questões corporativas, o colaborador pode contar com o coaching. No treinamento, por meio de técnicas e ferramentas eficazes e cientificamente comprovadas, será possível compreender quais são as características que tornam o funcionário ideal e mais: definirá metas para atingir esse patamar. Nesse processo, ficará mais fácil aprender como dominar as próprias emoções para dar sequência a uma vida profissional saudável e promissora.

 

Fonte: SBC