TOKA

Por Composé / 06.10.2015
TOKA

Já ouviu falar na designer gráfica Marta Carvalho? Ainda não? Pois deveria...

Transformar garrafas em objetos de decoração com desenhos personalizados, foi a ideia da designer gráfica Marta Carvalho, que fez de um hobbie uma profissão.

Ao comprar uma caneta Posca, tipo marcador com cores vibrantes, e desenhar em uma garrafa de vidro vazia, percebeu que  aquilo poderia se transformar em um grande negócio. A partir disso, criou a marca TOKA e passou a customizar garrafas sob encomenda, utilizando além das canetas, sprays coloridos e verniz.

O nome leva um repertório de significados: vem do seu apelido, Martoka, está associado a toque de "tocar" e está ligado à toca, abrigo ou esconderijo. “A TOKA sempre foi o meu refúgio, quando eu comecei a pintar não imaginava a repercussão que teria”, conta Marta.

Com inúmeros traços e desenhos delicados, garrafas de tamanhos e formatos diferentes são personalizadas de acordo com a preferência do cliente e, viram assim,  peças de decoração exclusivas. Entre os mais pedidos estão a imagem da ‘mulher’ junto de uma mensagem de positividade e de incentivo.

Suas referências para criar são bastante variadas. “Crio a partir do que vejo nas redes sociais, nos muros das ruas, até a um livro que leio. Também recorro  à natureza e suas formas orgânicas”, conta ela, que comenta ter fascínio pelo universo do grafite de São Paulo. Hoje, os desenhos também aparecem em shapes dos skates, bancos, paredes, murais e abajures. "Se a caneta pegar, faço em qualquer suporte ou objeto”, finaliza.

 

Site da marca: TOKA

Fonte: ABD