Museu do Vinho em Bordeaux

Por Composé / 31.05.2016
Museu do Vinho em Bordeaux

A capital do nobre fermentado abre as portas da La Cité du Vin em 1 de junho com uma obra arquitetônica que contrasta com os prédios locais do século 18

 

Às margens do rio Garonne, em Bordeaux, França, a La Cité du Vin (cidade do vinho em português) abre as portas, amanhã - 1º de Junho de 2016 - como o primeiro museu dedicado inteiramente ao vinho. 

Projetado por XTU Architects e localizado na orla do rio Garonne, Bordeaux, o museu se coloca como um farol em destaque contra o skyline costeiro. Inspirado no espírito atemporal do vinho francês, as formas do edifício fluem em um espaço contínuo sem ângulos, evocando o movimento circular que fazemos para despertar um vinho antes de degustá-lo.

A estrutura de madeira existente é reminiscente de um campo das videiras e será aprimorada por uma fachada ondulada. Seu revestimento em vidro lembrará constantemente os visitantes da presença do rio e da cidade. 

O escritório XTU tem investido muito em pesquisas experimentais e agricultura urbana, tendo projetado o Pavilhão do Marrocos na Bienal de Veneza de 2014 e o Pavilhão da França na Expo Milão 2015. 

A construção que custou R$ 330 milhões possui uma obra arquitetônica contemporânea que faz contraste com os prédios locais do século 18 e 19. O museu é composto por centenas placas de alumínio e vidro modelados por diversas curvas que correspondem ao movimento que o vinho faz enquanto está sendo colocado na taça.


Os vinhos que serão vendidos no museu não são apenas franceses. A cidade do vinho conta com uma loja com 800 rótulos, sendo 200 franceses e os demais do resto do mundo.

São esperados 450 mil visitantes por ano, entre enófilos, sommeliers, crianças e adultos. A proposta da La Cité du Vin é falar sobre o vinho de forma didática e interativa que atenda todos os públicos.

Os ingressos custam € 20 e darão direitos à visitação da exposição permanente do museu e à degustação de uma taça de vinho.



Fonte: Revista Adega e Arch Daily