deCORação! - Preto e Branco

Por Composé / 05.10.2017
deCORação! - Preto e Branco

Saiba como aplicar essa combinação poderosa. 

A dupla preto e branco é um coringa na decoração. Essa poderosa e atemporal combinação funciona em qualquer estilo, do clássico ao contemporâneo, mas também requer alguns cuidados. A sugestão do arquiteto Rafael Kroth é adicionar variações de bege e de cinza, o que resulta em uma combinação menos óbvia e rígida entre tons claros e escuros:

– Projetar um ambiente totalmente em preto e branco é arriscado sob pena de ficar muito conceitual ou sem graça.

Para o arquiteto Luiz Humberto de Albuquerque, o P&B circula com maestria entre diferentes estilos, do industrial ao luxuoso:

– É possível ter um ambiente elegante e aconchegante em preto e branco, tudo depende dos objetos, dos elementos e dos materiais utilizados. Mais simples ou mais sofisticada, é uma combinação poderosa.

Por isso, antes de comprar tudo em P&B, avalie o que você tem em casa, o espaço disponível e o estilo que deseja.

 

 

  • Comece com branco em paredes e móveis, pincelando o preto em almofadas, tapete, mesa auxiliar e luminária. Se quer ousar, adquira um móvel de qualidade e de efeito em preto, ou reforme um antigo com acabamento na cor.

 

  • Invista em materiais de qualidade e naturais, ensina Luiz Humberto. Em vez de poliéster, opte pelo algodão. No lugar do laminado, prefira madeira. É mais caro, mas o acabamento e a aparência são superiores.

 

  • Componha as paredes com fotografias P&B, criando uma minigaleria de arte.

 

  • Amplie a paleta para tons de cinza (do chumbo ao claro) e bege (off-white e areia, por exemplo) e não fuja dos tons vivos. Mesmo que o P&B domine, mescle com outras cores, especialmente em objetos afetivos ou utilitários


 

Fonte: Revista Donna