5 Dicas de decoração para apartamento pequeno

Por Composé / 25.01.2018
5 Dicas de decoração para apartamento pequeno

Um desafio para quem compra um apartamento de menor metragem é a decoração e a composição dos móveis e adornos. Pensando nisso, reuni várias dicas e soluções de decoração de apartamento pequeno.

Selecionamos 5 dicas de decoração que funcionam em qualquer ambiente menor e vão te ajudar bastante na hora de criar a decoração do apartamento pequeno.

 

Espelhos

Parece uma dica boba, mas muitas vezes nos esquecemos do poder que os espelhos têm de aumentar um espaço. Faça uso em objetos decorativos, em paredes, em móveis… Espelhos dão uma sensação de continuidade, e fazem com que o ambiente pareça maior (às vezes até o dobro) do que realmente é.

 

Cores claras
Outra dica que muitas pessoas já conhecem, mas muitas ainda esquecem é: evite o uso de cores escuras em grande quantidade nas paredes. Procure deixar o espaço em tons mais claros e leves. Um ambiente com paredes pretas e vermelhas, por exemplo, fica mais carregado e pesado do que um mesmo ambiente com paredes brancas ou em tons de bege ou cinza.

 

Luminosidade
A própria natureza já oferece algo que pode ajudar bastante: a luz. Garanta o máximo de luminosidade para seu espaço, para que ele pareça mais leve e arejado, e consequentemente mais espaçoso. Se o ambiente não tem muita luz natural, faça um uso inteligente da sua iluminação artificial. Lembrando que lâmpadas de tom branco aumentam o espaço, mas também o tornam mais frio. Por isso, use lâmpadas de tom amarelado em locais específicos e pontuais, como um abajur que fica ao lado da cama, ou uma luminária de chão ao lado de uma poltrona confortável na sala de estar.

 

Linhas
As linhas utilizadas também influenciam muito nas percepções que temos dos espaços. Linhas verticais criam uma sensação de elegância, grandiosidade e também trazem estabilidade. Linhas horizontais passam sensação de calma, segurança e paz. Por isso, busque trabalhar com ambas de forma inteligente, e saiba qual ambiente necessita da exploração de cada tipo de linha. Exemplo, na sala de estar use linhas verticais, porém, em quartos, é preciso se preocupar com a linearidade horizontal, para que o espaço tenha um toque mais pessoal.

Transparências
Objetos de vidro ou acrílico transparente também é uma ótima pedida para decoração de apartamento pequeno. Eles deixam o espaço mais arejado e com menos informação, já que ocupam o espaço de uma forma leve. Além disso, eles fazem com que os ambientes se pareçam mais limpos e com menos interferências visuais.

Fonte: Vida de Casada