Zanine, arquiteto honoris causa.

Por Composé / 01.03.2018
Zanine, arquiteto honoris causa.

Paisagista, maquetista, escultor, designer e arquiteto não diplomado, José Zanine Caldas é um dos maiores nomes da arquitetura e do design brasileiro. 

De paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto a professor, Zanine sempre fora apaixonado por obras e serrarias. Aos 18 anos, estudou desenho, o que levaria sua carreira para o escritório Severo & Villares e o Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Sphan.

Em 1941, no Rio de Janeiro, Zanine inicia a produção de maquetes em escritório próprio que depois seria transferido para São Paulo. De lá saíam os protótipos de projetos assinados por nomes como Lúcio Costa, Oswaldo Arthur Bratke e Oscar Niemeyer.

Por não possuir uma graduação que permitisse que assinasse projetos, Zanine chegou a ser impedido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de levar adiante algumas construções. Entretanto, seu domínio da técnica e dos materiais e seu brilhantismo, fez com que Lúcio Costa apoiasse seu reconhecimento. Em 1991, o arquiteto teve a honra de entregar a Zanine o título de Arquiteto honoris causa atribuído pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).

No artigo Mestres da Arquitetura: Zanine, arquiteto honoris causa, preparado pela CASACOR, sintetiza bem a grandiosidade deste nosso talento nacional. 

Sem dúvidas, Zanine, é um dos grandes ícones da arquitetura brasileira.

 

Fonte: CASACOR