Decoração Vintage

Por Composé / 12.07.2018
Decoração Vintage

Elementos que trazem boas recordações ou remetem às épocas passadas, seja por causa da moda, música ou contexto histórico, são prioridade para os amantes da nostalgia. E não é preciso abrir mão disso na hora de escolher um estilo para compor sua casa. Confira aqui algumas dicas para uma decoração Vintage!

Estilo Vintage

Elementos que trazem boas recordações ou remetem às épocas passadas, seja por causa da moda, música ou contexto histórico, são prioridade para os amantes da nostalgia. E não é preciso abrir mão disso na hora de escolher um estilo para compor sua casa. Derivando principalmente das décadas de 40 e 50, a decoração vintage é uma fusão de diversos estilos, que pode imprimir exatamente a personalidade suave e nostálgica que deseja para seu lar. Separamos algumas dicas para que você possa se familiarizar com o vintage e decorar de uma forma muito mais precisa e bonita. Inspire-se!

Uma das principais características da decoração vintage é o uso de flores, tons pastel e principalmente móveis antigos; sejam os herdados pela família ou os garimpados em antiquários. Apesar de semelhantes, é preciso se atentar ao fato de que vintage é diferente do retrô.

Um Pouco de História

A decoração vintage apareceu como resultado da segunda guerra mundial. Naquela época a população tinha o hábito de consertar objetos e pertences do lar, assim como valorizar trabalhos feitos à mão como a técnica patchwork e o crochê. As cores utilizadas eram os tons pastel e também a estampa floral, muito presente em papel de paredes da época. Outra presença garantida é o da cristaleira, que irá exibir itens antigos como telefones antigos ou bonecas de porcelana. Não é necessário gastar muito dinheiro para ter uma decoração vintage. O destaque vai ficar por conta dos detalhes e os objetos que funcionarão como peças-chaves dentro do ambiente. Os móveis caracterizados como vintage podem ser encontrados em vendas de garagens, antiquários e até mesmo herdados pela família.

Decoração Vintage: Detalhe que Encanta

Toalhas e guardanapos de tecido, porcelana decorada, caixas estampadas e quadros decorativos; os detalhes são o charme da decoração vintage. Para isso, aposte em almofadas de crochê, mantas de patchwork, pôsters antigos para decorar as portas e papéis de parede com padronagem floral. Um dos itens indispensáveis na decoração vintage são os móveis com pés palito, característica que foi utilizada pela primeira vez nos anos 50 e é muito encontrada na decoração vintage. Você pode também utilizar telefones, máquinas fotográficas e de escrever antigas para garantir o clima nostálgico à decoração. Outra dica é apostar na utilização de garrafas de vidro como vaso para flores, aliando a reutilização de objetos com um visual elegante e alegre na decoração vintage do cômodo.

Aliando o Contemporâneo à Decoração Vintage

A decoração vintage têm voltado com força nos dias atuais. Que tal fazer um mix de estilo dentro da sua casa ou em algum ambiente específico?  Como a decoração contemporânea se baseia em cores neutras e sóbrias, é possível inserir elementos da decoração vintage nele. Como por exemplo, colocar um mesa antiga na sala de jantar ou então decorar a sala de estar com pôsters antigos. É necessário apenas certo cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Com as dicas certas, a mistura dos dois estilos pode ser o tipo de composição que levará personalidade e originalidade à sua casa.

Vintage x Retrô

Apesar de serem muito parecidos, o estilo retrô e a decoração vintage não são a mesma coisa. Enquanto a decoração vintage tem como base objetos encontrados, garimpados ou herdados de épocas passadas, resgatando elementos dos anos 20 aos anos 60, o estilo retrô utiliza objetos e mobiliário inspirados em períodos anteriores, não necessariamente entre as décadas citadas. Ou seja, o retrô se baseia em releituras de móveis e objetos que já foram tendência em alguma época, mas que são produzidos atualmente.

A decoração vintage possibilita a criação de um ambiente novo muitas vezes com objetos que já possuíamos em casa. Inove o décor do lar com toda a beleza que os tempos passados podem proporcionar!

Algumas opções vintages que você encontra na Composé Revestimentos:

 - Patchwork cartaz | Eliane

 - Beatles | Decortiles

Sixties | Eliane 

Fonte: Westwing