Utilizando livros na decoração

Por Composé / 02.08.2018
Utilizando livros na decoração

Muito além de entreter e educar, os livros ainda são uma ótima opção para decorar ambientes e dar mais charme a diversos espaços. 

Fonte inesgotável de conhecimento, os livros são capazes de transportar o leitor para outro mundo, como numa viagem na imaginação. Apesar de cada vez mais os livros digitais estarem ganhando espaço no mercado literário, os livros físicos ainda possuem lugar garantido no coração de ávidos leitores.

Muito além de entreter e educar, os livros ainda são uma ótima opção para decorar ambientes e dar mais charme a diversos espaços. E isso acontece pela grande diversidade de modelos disponíveis, podendo ser apresentados em brochura simples, capa dura, com cores vibrantes ou em tom pastel e até mesmo com lombadas metalizadas ou títulos fluorescentes.

Deste modo, pode-se entender que o livro possui dupla função: garante boas horas de entretenimento ao leitor e dá mais personalidade ao cômodo em que for guardado, ajudando na decoração. Sem restrições de uso, as possibilidades são inúmeras, sendo necessário somente cuidados básicos para que o material não sofra em ambientes muito úmidos ou locais que acumulem sujeira facilmente. Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando livros em sua decoração e inspire-se com as ideias apresentadas:

Um detalhe a mais

Objetos que despertam naturalmente a curiosidade das pessoas, os livros podem ser distribuídos aleatoriamente pela residência, seja sobre uma cadeira ou mesmo empilhados no canto da parede.

 

Mescle com outros objetos decorativos

Esta dica é ideal para quem tem uma ampla estante destinada a acomodar itens de decoração. A ideia é adicionar pequenos grupos de livros em locais variados, em meio aos outros objetos de decoração. Para um visual mais belo, alterne os livros na vertical e horizontal.

 

Agrupe cores e formatos semelhantes

Se você tem coleções com vários volumes, procure deixar todos agrupados em uma mesma prateleira ou nicho, criando uma harmonia no visual. Exemplares com cores de capa e lombada ou ainda formatos semelhantes também devem ficar próximos uns dos outros.

 

 

 

Garanta o cantinho de leitura

Os amantes de livros devem se preocupar em construir seu próprio recanto de tranquilidade para passar bons momentos mergulhados na leitura. Optar por uma poltrona ou sofá confortável é escolha certeira, e organizar os livros em uma estante de parede inteira garante beleza ao cômodo.

 

Incrementando a mesinha de centro

Para dar mais charme ao móvel, escolha os exemplares maiores, com acabamentos luxuosos ou títulos famosos. Procure não empilhar muitos, para não poluir o visual ou atrapalhar a visão do cômodo. Se desejar, utilize um vaso com flores para acompanhá-los.

Fonte: Tua Casa