Tudo sobre os porcelanatos que imitam madeira

Por Composé / 18.10.2018
Tudo sobre os porcelanatos que imitam madeira

A madeira sempre foi um excelente recurso de decoração, capaz de conferir aconchego a espaços de diferentes estilos, porém o desmatamento desenfreado das florestas e a manutenção pouco prática levou a indústria da construção civil a desenvolver novas alternativas. Uma das mais importantes são os porcelanatos que imitam madeira.

A madeira sempre foi um excelente recurso de decoração, capaz de conferir aconchego a espaços de diferentes estilos, porém o desmatamento desenfreado das florestas e a manutenção pouco prática levou a indústria da construção civil a desenvolver novas alternativas. Uma das mais importantes são os porcelanatos que imitam madeira. Cada vez mais fiéis às tonalidades e texturas do material natural, os porcelanatos se tornaram os queridinhos de arquitetos e designers de interiores justamente por aliarem beleza e praticidade. Se você também quer aderir à tendência, mas ainda tem algumas dúvidas, confira abaixo informações úteis que podem te ajudar na escolha do revestimento perfeito para a sua casa.

 Bosco Caramelo - Biancogrês

Informações interessantes

Assim como os outros modelos de porcelanato, os revestimentos que imitam madeira podem ser aplicados em qualquer superfície lisa e devidamente preparada, seja o piso, a parede ou uma bancada de ilha de cozinha, por exemplo. Mais duráveis e mais fáceis de assentar do que o material convencional, os porcelanatos garantem uma obra limpa e com poucos resíduos.

A manutenção também é bem mais simples: basta usar um pano úmido para remover as sujeiras do dia a dia – por ser menos poroso do que a cerâmica tradicional, o acabamento é menos suscetível a manchas. Diferentemente da madeira, que costuma apodrecer quando exposta à umidade, os porcelanatos podem ser molhados à vontade, o que permite seu uso em áreas antes restritas, como fachadas, entorno de piscinas, banheiros e até mesmo dentro do boxe.

Para resumir: eles são versáteis, duráveis, fáceis de instalar e de limpar, e ainda suportam umidade. Perfeitos para decorar a casa sem dor de cabeça, não? E isso sem falar no visual.

Arosa - Biancogrês

Como combinar?

Agora que você já entendeu que os porcelanatos que imitam madeira são uma escolha inteligente e ecologicamente sustentável, resta saber como usá-los na decoração, certo? É possível encontrar o modelo ideal para cada tipo de projeto: existem os que reproduzem o desgaste das madeiras de demolição; os que trazem tonalidades mais clarinhas, de inspiração escandinava; as versões que imitam decks; algumas que puxam mais para o tom de caramelo, entre muitas outras. As linhas normalmente apresentam peças com faces diferentes entre si, garantindo um efeito irregular que se aproxima das texturas naturais.

Moradores de apartamentos e casas com cozinha integrada à sala de estar podem usar o mesmo modelo nos dois cômodos, pois isso intensifica a sensação de amplitude. Aliás, estender o piso até o quarto é uma forma ainda mais eficiente de conquistar esse resultado. Caso o objetivo seja fazer um painel na parede, sugerimos escolher uma opção que combine com o piso usado. Vale a dica: porcelanatos com efeito de madeira e de cimento funcionam muito bem juntos. Em relação aos móveis e complementos, não existem regras – o visual acolhedor da madeira é democrático e harmoniza com tudo, então pode usar o revestimento sem medo.

 

Carvalho Sense - Biancogrês

Fonte: Biancogrês