Qual a diferença entre polido, acetinado e outros acabamentos?

Por Composé / 14.02.2019
Qual a diferença entre polido, acetinado e outros acabamentos?

Polido, brilhante, acetinado, mate, natural ou resistente ao escorregamento? Você pode até ter ouvido falar sobre alguns deles, mas se chegou até aqui é porque certamente ainda têm dúvidas sobre qual dos acabamentos é o ideal para o seu ambiente.

Polido, brilhante, acetinado, mate, natural ou resistente ao escorregamento? Você pode até ter ouvido falar sobre alguns deles, mas se chegou até aqui é porque certamente ainda têm dúvidas sobre qual dos acabamentos é o ideal para o seu ambiente.

Antes de conhecer algumas diferenças é importante saber que o acabamento se refere à superfície dos revestimentos e por aqui é representado através de siglas que acompanham o nome do produto, por exemplo: Place PO, Metrô White BR, Reserva Natural AC e assim por diante.

Ficar atento na escolha no acabamento do seu revestimento é muito importante não só para atender ao seu gosto pessoal, mas também porque ela deve ser a melhor opção para o local onde o produto será aplicado.

Qual a diferença entre polido, acetinado e outros acabamentos dos revestimentos

Conheça os principais tipos de acabamentos e as diferenças entre eles a seguir:

PO = Polido

Os revestimentos polidos recebem polimento (daí o nome) e são lapidados como verdadeiras joias em seu processo de fabricação deixando suas superfícies extremamente lisas e proporcionando o alto brilho característico deste tipo de acabamento. São indicados para áreas secas como salas, corredores e quartos.

revestimento eliane com acabamento polido place

BR = Brilhante

Um verdadeiro clássico da azulejaria, o acabamento brilhante também possui brilho, mas nesse caso, ao invés do polimento, o responsável é um esmalte especial adicionado na superfície nas peças.

revestimento eliane com acabamento brilhante metrôProjeto Porto e Manfrin Arquitetura | Foto Olivia Heringer

AC = Acetinado

A superfície dos revestimentos acetinados possui um brilho leve e discreto, mas o que mais chama a atenção neste tipo de acabamento é seu toque suave e sedoso, muito agradável e confortável para todos os espaços internos da casa.

revestimento eliane com acabamento acetinado longwood nude

MA = Mate

Você já deve conhecer este acabamento de outros segmentos. Ele atua basicamente da mesma forma proporcionando um efeito totalmente fosco na superfície dos revestimentos. É uma tendência que está com tudo, deixando os seus espaços super modernos.

revestimento eliane com acabamento mate amazônia oliva

NA = Natural

Assim como o acabamento mate, o acabamento natural possui superfície fosca, mas levemente mais áspera podendo ser comparada a elementos da natureza como o mármore. Somada ao porcelanato técnico, essa superfície é perfeita para áreas de alto tráfego como aeroportos, hospitais e shoppings centers.

revestimento eliane com acabamento natural minimum grafite

EXT = Resistente ao Escorregamento

Se você estiver procurando por revestimentos para áreas extermas como calçadas, rampas, pátios, varandas e jardins, este é o acabamento ideal. Produtos resistentes ao escorregamento possuem textura de aspecto mais rústico em sua superfície minimizando o risco de acidentes em áreas expostas às intempéries da natureza.

revestimento eliane com acabamento resistente ao escorregamento ardósia

Muitos revestimentos estão disponíveis em mais de um acabamento. A vantagem é que você pode utilizar o produto que gostou em ambientes com necessidades diferentes mudando apenas a característica da superfície.

Fonte: Blog Eliane