Clássico, moderninho, industrial... independente do estilo de decoração, uma coisa é certa: os revestimentos escuros sempre conferem um ar mais sofisticado aos espaços. Marcantes e ao mesmo tempo fáceis de combinar, os porcelanatos e cerâmicas em cores sóbrias enriquecem os ambientes da casa, por isso hoje vamos dar algumas dicas de como usá-los.
Muitos têm medo de arriscar ao revestir paredes ou piso com nuances de preto, cinza e marrom, mas o grande segredo para explorar ao máximo o potencial desses materiais sem deixar o décor pesado ou sombrio está na iluminação natural, que deve ser abundante, e no jogo de contrastes. Ou seja, é preciso contrabalancear os tons escuros com muita luz e elementos claros a fim de conquistar um efeito contemporâneo e acolhedor.
Boas ideias
Preto ou cinza como pano de fundo: diante dos revestimentos escuros, os móveis e objetos de cores claras ganham mais destaque, então essa ideia é ótima para quem investiu em um elemento protagonista e quer valorizá-lo. Uma banheira de design, por exemplo, fica ainda mais interessante quando emoldurada por porcelanatos em tons sóbrios, criando um contraste.
Materiais rústicos modernizados: mesmo as madeiras e texturas mais rústicas ganham um clima moderno quando são complementadas pelo preto. Isso acontece porque essa mistura remete a uma atmosfera industrial, que está em alta na decoração.
Áreas bem demarcadas: se revestir o piso inteiro ou todas as paredes do cômodo for ousadia demais para você, saiba que misturar porcelanatos claros e escuros também é uma alternativa eficaz. Um banheiro pode receber dois modelos diferentes de materiais, sendo que cada um deles delimitada uma área ou função, como o box, a base de alvenaria da banheira e por aí vai.
Fonte: Blog Biancogres