8 passos: Como conseguir clientes de arquitetura
Você já tem ou quer abrir um escritório de arquitetura ou design de interiores, sabe que tem talento, seus projetos são elogiados, mas não tem ideia de como conseguir clientes de arquitetura? Vem cá!
Você já tem ou quer abrir um escritório de arquitetura ou design de interiores, sabe que tem talento, seus projetos são elogiados, mas não tem ideia de como conseguir clientes de arquitetura?
Como em qualquer negócio, muita gente começa com o famoso marketing boca a boca: indicações de amigos, parentes ou de clientes que gostam de seu trabalho e indicam outros clientes.
Mas não tem como captar clientes de arquitetura só dessa maneira. O processo seria muito lento e insustentável.
É fundamental que você apareça, seja notado, mostre seu trabalho.
E, hoje, a internet é uma ferramenta excelente para isso. Inclusive com a vantagem de contar com muito recursos que podem ser usados gratuitamente para desenvolver ações de marketing digital para arquitetos bastante efetivas.
Nesta postagem, vamos apresentar uma série de dicas de como conseguir clientes para arquitetura usando principalmente ferramentas de marketing digital. Mas, antes disso, você vai precisar tomar algumas providências.
8 dicas de como conseguir clientes de arquitetura
Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda alguns conceitos de marketing importantes. Essa não é sua praia? Bom, se quiser saber como captar clientes de arquitetura, vai ter que começar a se identificar com essa atividade.
Disposto a encarar algumas lições rápidas de marketing? Então, vamos lá!
1 – Proposta de valor
Parece uma palavra complicada, mas não é. Valor aqui não significa um montante de dinheiro, mas qual o valor – vantagens e benefícios – que seu cliente encontrará ao se relacionar com seu escritório.
Em palavras mais simples: o que seu escritório de arquitetura faz?
E aqui é muito importante ter foco. Não seja um arquiteto genérico, mais um entre tantos, que faz de tudo, desde design de interiores e projetos residenciais à paisagismos e obras comerciais.
Defina o que você faz melhor, esta deve ser sua proposta de valor.
2 – Posicionamento
Posicionamento é ir pouco mais fundo na percepção que seus clientes tem de seu escritório de arquitetura ou design de interiores.
Posicionamento é o lugar que você quer ocupar no coração e nas mentes de seus clientes quando vem seu logo ou ouvem o nome de sua marca.
Assim, digamos que você decidiu que vai se especializar em projetos de pontos comerciais da área de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e bares.
Você pode ser o escritório que faz projetos de grandes redes de franquias, por exemplo: superpráticos, cheios de equipamentos modernos, empregando materiais com excelente custo benefício, layout focado na produção rápida e funcional e fachadas chamativas e coloridas.
Outro posicionamento pode ser de só fazer projetos de excelentes restaurantes que atendem um público diferenciado, de classe, empregando materiais nobres, um design de interiores refinado, móveis de design artístico etc.
Dependendo do que escolher, a abordagem de como conseguir clientes de arquitetura será totalmente diferente.
3 – Como criar personas?
Personas são representações fictícias de um cliente típico de uma empresa e que retratam seu perfil sociodemográfico e comportamental, hábitos e valores. Normalmente têm um nome e são usadas para auxiliar nas decisões estratégicas e táticas da área de marketing.
Por exemplo, no caso dos escritório que atende franquias, ele poderia ter várias personas e esta poderia ser uma delas:
Joana Garcia, empresária, adora cozinhar e depois do sucesso de seu pequeno restaurante de comida árabe, desenvolveu uma franquia que já tem 20 lojas. Casada, com 3 filhos, é uma profissional intuitiva, sem formação superior, mas com muita garra e determinação. Adora novela e viajar com a família. Almoça em casa 3 vezes por semana.
Perceba que se trata de um estereótipo de um possível cliente, mas assim, transformado em uma personagem, fica muito mais fácil para você tomar decisões sobre as cinco próximas dicas que vamos passar, relacionadas diretamente a como conseguir clientes de arquitetura pela internet.
4 – Site e portfólio
Agora que você tem uma proposta de valor definida, um posicionamento e conhece seu público, precisa criar um site que retrate tudo isso e divulgue seu portfólio.
Seu portfólio também pode ser divulgado em outros sites, como comentaremos adiante, mas ter uma mostra de seu trabalho em seu site vai ajudar bastante.
Veja uma lista de elementos que podem ajudar seu site ter mais sucesso:
- Uma chamada em destaque que explique seu posicionamento
- Um texto curto, com umas 16 ou 20 palavras, detalhando sua proposta de valor
- Depoimentos de clientes satisfeitos
- Logotipos de empresas conhecidas que são suas clientes
- Links para notícias sobre seu escritório que saíram na mídia
- Prêmios recebidos
5 – Escreva em seu blog
Um blog vai ajudar a atrair clientes se você souber que assuntos escrever. Para isso é preciso usar técnicas de SEO e descobrir quais assuntos suas personas mais procuram nos mecanismos de busca e produzir artigos relativos a esses temas, com informações relevantes e do interesse deles.
6 – Como postar nas redes sociais
Outra forma de atrair clientes de arquitetura para seu site e blog é fazendo postagens nas mídias sociais, divulgando os artigos que escreveu no blog ou outros assuntos.
O Instagram e o Pinterest são duas mídias sociais bastante visuais e muito importantes para arquitetos e designers de interiores, assim como o Linkedin, para quem tem clientes corporativos.
7 – Apareça em outros sites de sua área
Você pode tentar escrever artigos em blogs sobre arquitetura ou de associações profissionais e também fazer parceria com fornecedores e escrever no blog deles, em troca deles escreverem no seu.
Bom, mas faltou falarmos de uma coisa muito importante: depois de atrair todas essas pessoas para seu site, como fazer para entrar em contato com elas?
É o que vamos te contar na dica final:
8 – Crie materiais ricos e use um formulário
Não tem como conseguir clientes de arquitetura sem ter seus dados de contato, como telefone e e-mail.
O truque para isso é criar um material bem interessante, como um e-book de dicas, por exemplo, e disponibilizar em uma lading page de seu site e blog, para que seus clientes deixem os dados em um formulário, em troca desse material.
Às vezes, só de colocar um formulário de assinatura de newsletter em seu blog, já é possível conseguir dados de clientes.
E com esses contatos em mãos, é hora de prospectar. Vamos repassar os pontos principais?
Como conseguir clientes de arquitetura
- Elabore sua proposta de valor, o que você faz de melhor;
- Defina o posicionamento de marca;
- Crie personas, representações fictícias de clientes típicos;
- Tenha um site e portfólio;
- Escreva em seu blog;
- Poste nas redes sociais;
- Faça parcerias e apreça em outros sites da área;
- Crie materiais ricos e use um formulário.
Fonte: Blog Viva Decora