Decoração sensorial: como harmonizar a decoração com as sensações

Por Composé / 08.08.2019
Decoração sensorial: como harmonizar a decoração com as sensações

Você já parou para pensar quanto tempo você passa em ambientes fechados? Provavelmente, a resposta a essa pergunta vai te surpreender e revelar muito mais horas do que você imaginava. Por isso, é muito importante fazer com que esses lugares sejam ainda mais especiais, e a decoração sensorial é uma incrível ferramenta para isso!

Você já parou para pensar quanto tempo você passa em ambientes fechados? Provavelmente, a resposta a essa pergunta vai te surpreender e revelar muito mais horas do que você imaginava. Por isso, é muito importante fazer com que esses lugares sejam ainda mais especiais, e a decoração sensorial é uma incrível ferramenta para isso!

Por meio desse tipo de decoração, é possível provocar diversas sensações nos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. Quer entender mais sobre esse assunto, como essa decoração pode ser empregada e conferir algumas dicas? Então, continue a leitura!

O que é decoração sensorial

A decoração sensorial consiste na utilização de itens que estimulam os cinco sentidos, além de conferir característica e beleza ao ambiente. É muito utilizada quando deseja-se promover sensações especiais, afinal os cinco sentidos são essenciais e extremamente relevantes para trazes essas sensações e na formação de lembranças. Ao perceber isso, é possível tomar muito mais cuidado ao escolher os elementos decorativos que irão compor o ambiente, assim como as cores e demais detalhes.

Dicas para fazer a decoração mexer com as sensações

Tato

As sensações relacionadas ao tato podem ser proporcionadas de diversas formas, sendo o uso de diferentes texturas a opção mais explorada. Por exemplo, utilizar um tapete bem felpudo, uma almofada de veludo, uma manta de crochê, painéis ou paredes com detalhes 3D. Outra forma de sensações pelo tato está relacionada à tecnologia, como o uso de pisos e porta toalhas aquecidas, que proporcionam um conforto e uma experiência diferenciada e agradável.

decoração sensorial tato

Olfato

O olfato é um sentido muito relacionado às memórias, por isso é muito explorado na decoração sensorial. As opções mais simples e comuns são as velas perfumadas, difusores e aromatizadores de ambiente, que conferem cheiros característicos a cada local. Outra opção é o uso de plantas e flores, afinal, existem algumas que apresentam um cheiro que pode se difundir nos ambientes em que estão presentes.

Paladar

O paladar raramente está associado à decoração, e muitas pessoas nunca pensaram que existia uma relação entre eles. Porém, as cores podem aguçar ou não o paladar. Por exemplo, cores quentes como vermelho e laranja intensificam o paladar, enquanto os tons frios, como azul, já o reduzem. Portanto, a escolha de cores em móveis ou paredes pode afetar diretamente o paladar.

Outra opção é utilizar frutas ou elaborar uma fruteira como objeto de decoração, além de poderem ser saboreadas sempre que alguém desejar. Uma caixa, pote ou jarro com bombons e balas, além de decorarem, também oferece uma opção extra de sabor para as pessoas.

decoração sensorial paladar

Visão

A visão é o sentido mais prestigiado na decoração, afinal são diversas as variedades de cores, formatos, estampas, alturas, tamanhos e modelos. Para chamar a atenção desse sentido, utilizar alguns toques de cores vibrantes pode ser uma excelente opção, seja em uma parede, móveis específicos ou demais objetos de decoração como almofadas, mantas, jarros, enfeites, entre outros.

decoração sensorial visao

Audição

Esse é um dos sentidos que, quando trabalhado em um ambiente, pode conduzir com facilidade para as sensações desejadas. Quando deseja-se tornar um ambiente mais relaxante, por exemplo, pode-se utilizar uma fonte com água ou apenas sons relaxantes como mar, vento, músicas e outros. Outras opções de relaxamento, por meio da audição, podem ser feitas de acordo com o gosto de cada pessoa, como a escolha de discos ou músicas de artistas prediletos.

A decoração sensorial pode ser aplicada facilmente em todos os ambientes, desde que você considere as sensações que deseja e quais os elementos que as proporcionarão. Lembre-se de que essas escolhas podem resultar em conforto, tranquilidade e memórias inesquecíveis e prazerosas.

decoração sensorial audicao

 

Fonte: Blog Biancogrês