Hora de Cuidar do Encanamento: Quais as Melhores Formas de Manutenção?

Por Composé / 25.10.2019
Hora de Cuidar do Encanamento: Quais as Melhores Formas de Manutenção?

Existem muitas preocupações em manter a residência organizada e em um ótimo estado, porém, um fator que conta muito e as vezes é deixado de lado é a manutenção interna do ambiente como fiação elétrica e encanamento, mas alguns proprietários só lembram desses fatores quando eles causam algum problema visível na parte externa do imóvel como vazamentos, queda de energia, choques, dentre outros.

A melhor forma de prevenir que isso aconteça é manter o hábito de verificar se está tudo funcionando perfeitamente com uma determinada frequência, fazendo isto você evita futuras dores de cabeça, além de gastos indesejados. Outra maneira é na hora em que você for adquirir o seu imóvel se informar sobre esses detalhes que mais para frente farão a diferença, por isso, é necessário buscar as melhores imobiliárias que darão todo esse suporte necessário para que a compra seja efetivada com sucesso.

 
torneira de cozinha moderna preta

1. Mantenha a manutenção dos encanamentos sempre em dia – Foto: Pexels

Erros na hora da construção que podem causar problemas futuros

Passar pela construção do seu imóvel é um processo árduo mas gratificante, porém, para que o resultado final seja como esperado é necessário tomar cuidado com alguns erros que acabam comprometendo toda a obra, ou mesmo gerando problemas no futuro. Separamos alguns desses erros mais cometidos para que isso não aconteça em seu futuro lar.

homem instalando torneira

2. Um bom projeto de construção para o seu lar é garantia de não ter dores de cabeça no futuro – Foto: Pixabay

Material

É necessário conhecer o material que o profissional está usando em suas instalações, pelo fato dos canos não aparecerem, muitas pessoas acabam deixando de lado a qualidade dos canos e fazendo investimento maior em outra parte da casa, mas esse pode ser o primeiro erro que vai lhe custar noites sem dormir.

As peças utilizadas devem ser armazenadas com muito cuidado, de preferência em um guarda volumes vertical, para que não sofram nenhum dano e em hipótese alguma alterações a base de aquecimento para melhor adaptação.

Por isso, é importante comprar peças apropriadas e de qualidade quando for construir ou reformar a sua casa. Uma dica valiosa é comprar a mesma marca de cano para todo o encanamento, pois, os canos de diferentes marcas podem gerar uma complicação na hora da junção e acabar acarretando vazamentos.

ferramentas para encanador

3. Escolha materiais de qualidade para a construção de sua casa – Foto: Pixabay

Falta de planejamento

Uma obra ou reforma sem planejamento é um pesadelo sem fim. Pense em todos os pontos de água, o correto é instalar um registro para cada ponto e não apenas um registro para toda a sua estrutura, desta forma evita que quando for preciso fazer alguma manutenção não seja necessário desligar toda a circulação de água da casa.

Outro fator importante é na hora de instalar as torneiras e o chuveiro corretamente, pois, um cálculo errado da caída da água até a altura da caixa pode causar jatos de água fracos. De que adianta possuir peças bonitas que podem causar problemas no futuro? Nessa hora é necessário consultar um profissional sobre quais as melhores peças adequadas para o seu tipo de encanamento, passando assim maior tranquilidade em sua utilização.

Uma dica valiosa é guardar um plano da instalação hidráulica de sua casa, pois, com o passar do tempo acabamos esquecendo a posição dos canos e ter o plano da instalação hidráulica facilitará na hora da manutenção e na hora de decorar a sua casa, porque você não terá mais medo de acertar um cano quando for pregar alguma coisa, caso você não tenha o plano, tire fotos da localização deles.

Agora que você já conhece todos os erros mais comuns em obras, vai poder evitar que eles aconteçam e aproveitar todo o conforto e comodidade que sua casa nova vai lhe oferecer.

Dicas na hora da manutenção

Cada vez mais e mais pessoas estão aderindo a manutenção hidráulica tanto em residências e até mesmo em pontos de comercio, esse tipo de manutenção garante o bom funcionamento da rede, além de possivelmente uma redução na fatura ao fim do mês. Vale ressaltar que a manutenção preventiva é bem mais barata que a corretiva, portanto,  vale muito mais a pena trocar algumas peças que já estão gastas e garantir um bom funcionamento. Para garantir uma manutenção preventiva de qualidade nós separamos algumas dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença. Confira.

manutenção no encanamento

4. A manutenção corretiva é sempre a melhor ideia – Foto: Pixabay

Lave as caixas d’água

Essa dica pode parecer simples, mas muita gente esquece. Ao longo dos meses as caixas podem acumular muita sujeira que eventualmente desce para as torneiras e para o chuveiro, ela também pode causar entupimentos que para solucionar são muito mais caros. A limpeza é obrigatória e deve ser feita uma vez por ano para manter a qualidade da água.

Se o seu imóvel é alugado é importante verificar com o proprietário quando foi feita a última limpeza, se o local ficou parado por muito tempo e é importante realizar a limpeza antes de se instalar de fato. Alguns apartamentos para alugar realizam constantemente essa limpeza mesmo que não haja moradores no local, medida que devia ser necessária em qualquer residência disponível para locação.

Boias das caixas d’água

Já que demos a dica para a limpeza da caixa d’água, não podemos deixar de ressaltar que a boia ou també chamada de chave de nível, é a responsável por controlar o quanto a caixa deve ser cheia, e também deve ser feita uma verificação nesse equipamento constantemente, porque pode haver uma alteração na regulagem, fazendo com que mais água seja despejada na caixa resultando no transbordamento, gerando um desperdício de recurso hídrico e o aumento do valor a ser pago no final do mês, além, de que pode vir causar danos nas estruturas do local.

Manutenção hidráulica

As válvulas de descarga, caixas acopladas, torneiras, registros, mictórios e reservatórios de água dentre outras,  podem vir a apresentar problemas constantes. Esta manutenção preventiva, relativamente barata, diminui bastante o preço da conta. O ideal é que essas manutenções seja feitas de quatro em quatro meses, se você mora em um imóvel que já veio com essas instalações prontas como é muito comum encontrar algumas kitnets mobiliadas, é preciso verificar essas instalações para saber quando foi feita a última manutenção e ficar atento a qualquer possível vazamento, e se eles acabarem acontecendo, é importante entrar em contato com o proprietário para trocarem essas válvulas que a princípio passam a ideia de vazamentos pequenos e sem importância, mas fazem toda a diferença no final do mês.

Com essas dicas simples e eficazes, você não vai mais ter tantos problemas. Gostou delas? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos verem!