Saiba como ter uma sólida carreira em arquitetura com nossas dicas!

Por Composé / 26.12.2019
Saiba como ter uma sólida carreira em arquitetura com nossas dicas!

Ter uma carreira em arquitetura bem-sucedida demanda bastante esforço, uma vez que se trata de um setor com bastante concorrência, e, por conta disso, o profissional precisa realmente se diferenciar. Como o caminho a ser seguido não é óbvio, toda ajuda é bem-vinda para que tomemos a melhor decisão.

Por isso, resolvemos preparar este post especialmente para você, independentemente do seu estágio na carreira. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Como ter uma sólida carreira em arquitetura

carreira em arquitetura

Há algumas dicas simples, mas demandam bastante do engajamento do profissional.

Investir em uma pós-graduação e especializações constantes

Hoje em dia, somente a graduação não é mais suficiente para a formação de um profissional, especialmente quando falamos de uma profissão que passa por frequentes mudanças, como é a de arquiteto. Afinal, por meio dela, você tem contato com muitas áreas gerais, sem que haja grande foco em apenas uma delas. O mercado de trabalho, por outro lado, tem exigido profissionais altamente especializados e capacitados. Assim, o profissional pode conhecer técnicas de outras disciplinas detalhadas para executar o seu trabalho de uma forma impecável.

Por exemplo, em uma especialização de arquitetura residencial, você também poderá ter contato com ferramentas de gestão de projetos, de comunicação com o cliente etc. Por outro lado, no urbanismo, será imprescindível conhecer detalhadamente o gerenciamento de tráfego, as leis de uso e ocupação do solo etc.

Além disso, novas tecnologias surgem a todo instante para melhorarem a vida dos arquitetos e a qualidade dos projetos. Então, é preciso frequentar diferentes cursos de capacitação e eventos constantemente para que você trabalhe somente com as melhores soluções disponíveis.

Apostar em marketing pessoal

carreira em arquitetura

Muitos arquitetos trabalham com a captação autônoma de clientes, ou seja, mesmo que trabalhem em escritórios, são eles os responsáveis por atrair pessoas para seus projetos. Desse modo, eles não devem investir somente nas opções corporativas, mas, também, no marketing para arquitetos, no qual se pode desenvolver a imagem pessoal e uma linguagem específica para esses profissionais.

Então, não deixe de procurar uma agência para cuidar desse aspecto. Lá, eles indicarão quais são os cursos mais importantes atualmente, quais mensagens devem ser transmitidas aos clientes com base nas tendências, como utilizar o poder das redes sociais e, até mesmo, podem dar uma consultoria completa de estilo.

Ter uma assinatura pessoal de seus trabalhos

Os trabalhos autorais são muito mais valorizados no mercado. Afinal, é muito simples fazer mais do mesmo e nunca se arriscar. O diferencial está em ter uma assinatura pessoal, algo que destaque seus projetos entre os demais. Sendo assim, analise quais são seus interesses e suas aptidões, a fim de desenvolver uma estilo único e criativo.

Além disso, invista bastante o seu tempo em pesquisa sobre arquitetura e decorações artísticas, conhecendo os principais estilos históricos, as novas tecnologias e as demandas não atendidas do seu público. Enfim, encontre um nicho e dedique todo o seu potencial a ele.

Áreas de atuação em destaque

Paisagismo

Refere-se às atividades de elaboração de espaços livres. Antigamente, essa era uma área reservada aos ambientes exteriores, mas, com o apelo à arquitetura verde, muitas paisagens estão sendo criadas dentro das construções. Nela, você terá a oportunidade de desenvolver ambientes de lazer com muita vida vegetal e elementos da natureza.

Planejamento Urbano

carreira em arquitetura

O crescimento desordenado das cidades causou vários problemas para os cidadãos, como engarrafamentos, enchentes, ilhas de calor etc. Para evitar e solucionar esses problemas, os urbanistas têm sido chamados para criarem cidades bonitas e funcionais para todos.

Carreiras em arte e design

carreira em arquitetura

A direção de arte tem sido uma área muito procurada, indo além do cinema e da TV. Com o advento da internet, houve uma facilitação do marketing por vídeos, e muitas empresas do ramo procuram arquitetos para o desenvolvimento de cenários.

Para ter sucesso na sua carreira em arquitetura, será preciso ter bastante criatividade e espírito inovador para se destacar da concorrência. Para isso, é preciso investir na imagem pessoal e em áreas pouco exploradas, criando uma assinatura autoral. Desse modo, você se tornará conhecido no mercado e terá um público cativo.

Fonte: Blog Biancogrês