Saiba como o corte em porcelanato pode agregar em seus projetos
O porcelanato tem uma infinidade de padronagens, formatos e texturas e essa multiplicidade de acabamentos fez com que o material se tornasse o preferido entre os clientes, inclusive os mais exigentes. Afinal, esse revestimento ajuda a compor ambientes sofisticados e elegantes, sem deixar de lado a personalidade.
A possibilidade de corte em porcelanato é outro fator que contribui para a sua versatilidade. Essa técnica permite utilizá-lo não apenas em pisos e paredes, como também em móveis.
Conhecer bem o material permite que você explore todo o seu potencial e use sua criatividade para enriquecer seus projetos. Então, acompanhe este post para saber ainda mais sobre o assunto.
Conheça as principais características do porcelanato
O material apresenta alta resistência e durabilidade. Também resiste à abrasão física e química. Outra característica marcante do porcelanato é a variação de faces, que ajuda a criar ambientes amplos muito naturais, às vezes sem repetição de desenhos. A seguir, entenda melhor as particularidades do material.
Padronagens
Com o uso da tecnologia em sua fabricação, o porcelanato consegue reproduzir fielmente elementos mais caros, como metal, mármore, granito, madeira e outras pedras nobres. Assim, é possível fazer um projeto luxuoso com um custo-benefício excelente.
Alguns modelos contam com uma paginação específica. Por exemplo, ao utilizar um marmorizado com paginação determinada, consegue-se fazer com que os veios sejam contínuos, o que dá a impressão de peça única, como é o caso do Calacata Altíssimo VC, com veios contínuos.
Tamanhos
Há peças nos mais variados tamanhos, dos menores aos maiores. O porcelanato de grandes formatos é uma forte tendência da arquitetura e decoração e a opção ideal para levar a sensação de amplitude ao ambiente.
Devido às suas dimensões, haverá menos juntas, dando a impressão de uniformidade e continuidade. Ainda, a largura dos rejuntes é menor. Em muitos casos, são quase imperceptíveis, dando uma leveza incrível no espaço.
Acabamentos
Com relação aos acabamentos das peças, há o acetinado, que não reflete tanta luz e não interfere no resultado final pretendido pelos profissionais da decoração. Ainda, há o polido, que é o mais conhecido e, por isso, o mais vendido. A sua superfície com brilho proporciona um belo impacto visual, embelezando o local.
Por sua vez, o com acabamento lapado tem um brilho especial, mas não tão reflexivo quanto o polido. Ele tem uma boa aderência e pode ser utilizado em áreas molhadas. Já o rústico é o que tem mais aderência e é próprio para áreas externas e que são molhadas com frequência.
Texturas
Há modelos com diferentes texturas, que destacam com beleza e impacto a superfície em que são aplicadas. Uma das grandes tendências são os revestimentos 3D, cujo efeito tridimensional explora luzes, dimensões e são um verdadeiro convite ao toque.
Texturas geométricas e orgânicas chamam a atenção sem a necessidade de muitos complementos na decoração. Por isso, vale a pena incluí-los em seus projetos.
Ambientes
Ainda há o fato de ele poder ser utilizado tanto em ambientes internos, quanto externos, seja área seca, seja úmida. No entanto, é imprescindível escolher o porcelanato correto, levando em consideração não apenas a questão estética, como também o tráfego de pessoas e a umidade do local.
Descubra as possibilidades do corte em porcelanato
Conforme mencionamos no início, a versatilidade do porcelanato permitiu que seu uso fosse além do revestimento de paredes e pisos. Com os cortes corretos é possível explorar inúmeras possibilidades desse material. Assim, ele ganhou espaço nos ambientes, sendo utilizado em rodapés, bancadas, mesas, nichos, cubas, painéis, cabeceiras, racks e, até mesmo, em luminárias.
Para fazer uma cuba de porcelanato, por exemplo, é preciso o corte certo para encaixe ou para ocultar o ralo. Ou, ainda, para a colocação da torneira e misturadores. Nichos embutidos na parede ou em uma ilha de porcelanato na cozinha também precisam de cortes com precisão para manter a qualidade da composição.
Do mesmo modo, painéis de uma sala de TV precisam de aberturas para passagem da fiação. Enfim, o corte em porcelanato expandiu ainda mais o uso desse material, criando ainda mais oportunidades para a aplicação nos projetos mais refinados.
O corte reto ou de topo é utilizado em situações nas quais há uma próxima peça na sequência. Já o corte em meia esquadria é para os casos de quinas e encaixes. Os equipamentos utilizados são riscadeiras e Makitas. A primeira é para um acabamento mais fino e peças de até 180 cm, a segunda é a melhor opção para placas maiores e acabamento rústico.
Você também pode optar por criar cortes que deixem o produto ainda mais semelhante ao material natural, como no caso das pedras, por exemplo, ou até mesmo, cortes que, mesmo que para o chão, deixem o produto muito diferenciado.
Saiba como o assentamento deve ser feito
Para que o assentamento do porcelanato seja perfeito, é preciso levar em consideração alguns detalhes. Um deles é observar com atenção o projeto de paginação para que haja uma unicidade com o restante da decoração. Observe também qual deve ser a distância entre as peças recomendada pelo fabricante.
Outro ponto importante é escolher o rejunte ideal. Ele não serve apenas para incrementar o visual. O rejunte é responsável por evitar trincas, quebras, infiltrações e o acúmulo de sujeira.
Ainda, para que a aplicação do revestimento fique impecável, é imprescindível contar com peças de qualidade. Então, para que seus projetos conquistem cada vez mais clientes, nós, da Biancogres oferecemos produtos de excelência e com um vasto leque de opções.
Afinal, contamos com coleções inovadoras e desenvolvidas com a mais alta tecnologia. Assim, você encontrará sempre um porcelanato ideal para cada projeto que elaborar. Com novidades lançadas anualmente, certamente você poderá ter um portfólio atual, dentro das tendências e que encantará seus clientes.
Como você viu, com os vários tipos de cortes em porcelanato, é possível explorar ainda mais as suas possibilidades e, assim, enriquecer seus projetos com a sofisticação e a elegância particulares desse material.
Fonte: Blog Biancogres