10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso

Por Compose / 23.06.2020
10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso

#1 Esboce

Desenhe à mão. Sei que nossas mesas estão ficando menores e mais cheias de monitores de computador, mas acho que há um espaço para esboçar. Esta é uma habilidade essencial de comunicação.

Admito que meu desenho ficou fora de prática, mas é algo que sempre me esforço para fazer mais. Esboçar é a maneira mais rápida de expressar uma ideia. Estive em reuniões com clientes e tive colegas que começaram a desenhar, para muita admiração do cliente.

Todos, de clientes a gerentes de construção, esperam que sejamos proficientes e talentosos em desenhar. É o que eles pensam que fazemos, então vamos aprimorar e fazer mais.

 

Esboço - 10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso

 

#2 Irmandade

Compartilhe conhecimento. Se não, quem o fará? Essa profissão está evoluindo e temos que proteger nossos próprios interesses, porque ninguém mais o fará.

Retribua para a próxima geração de arquitetos. Vá para feiras de carreira da sua empresa. Quando possível, envolva-se no aprendizado de alunos. Há algo na reunião com os alunos que reenergiza a perspectiva quase cansada da profissão. Seu entusiasmo e talento geralmente são contagiantes.

 

#3 Lidar com críticas

Solte o ego. Todas as profissões criativas são suscetíveis a críticas. Faça do projeto a principal prioridade. É melhor se divorciar de uma ideia para que não se ofenda pessoalmente.

Além disso, pratique a crítica para que a crítica aprimore a intenção. O conselho deve ajudar ou agregar valor. Dê “porquês” e sugestões.

 

#4 Leia

Leia revistas técnicas e revistas de design: o conteúdo de cada uma fortalece a outra. Acredito firmemente que, quanto mais técnico, melhor o designer.

E leia outras revistas também. Gosto da Forbes (percebendo que nunca há arquitetos bilionários); Fast Company (muitos paralelos de negócios) e National Geographic (para ver o que sinto falta na vida porque não tenho tempo).

 

#5 Saia do escritório

Entre em campo. Administre uma construção. Vislumbre os detalhes do projeto em campo. O canteiro de obras traz muitas experiências.

Não há nada mais gratificante do que ver seus desenhos ganharem vida. Existem inúmeros benefícios de estar no local, observando o seu trabalho: absorção de vitamina D, cabelo de boné, óculos de segurança, riscos de tropeçar e … uh hum … aprendendo com nossos erros…rsrs.

 

#6 Ouça

Coloque-se no lugar do usuário. Já ouvi muitos arquitetos dizerem coisas como “meu prédio …” Não é o seu prédio, a menos que você o possua. Ainda somos prestadores de um serviço e não podemos cair na armadilha de pensar que os projetos são “nossos”. Arquitetos de sucesso OUVEM os clientes e podem sentir as necessidades dos usuários.

 

#7 Consulte seus consultores

Peça-lhes conselhos e não diga apenas o que fazer. Eles têm experiência e também querem se apropriar do projeto. Eles têm idéias inovadoras e, às vezes, precisam apenas pedir seus pensamentos para atingir a intenção desejada.

 

#8 Pense

Desenvolva seu próprio estilo (ou não estilo). O design não trata de copiar ou atrair peças atraentes de outros edifícios em revistas juntas em seu próprio projeto. Deixe o design originar-se do site, do cliente e dos requisitos específicos do programa.

Pare de se preocupar com o que todos os outros arquitetos estão fazendo. A inovação virá de realmente resolver o problema em questão e, não de forçar respostas a outros problemas (ou inexistentes). Conte a história do seu projeto, não dos outros.

 

#9 Seja ousado

As vezes, temos muito medo de falar. Descobri que nossas opiniões são mais importantes do que pensamos.

Profissionais não devem ser passivos. Seja sincero. Forneça feedback, compartilhe conhecimentos, aconselhe seus clientes e resolva problemas.

 

#10 Tenha uma vida fora do trabalho

Não conviva apenas com arquitetos. Somos um grupo estranho e misterioso….rsrs

Existe um mundo fora da profissão. Amplie seus horizontes e aprenda com outros profissionais, negócios e pessoas.

De que outra forma devemos ter valor para a sociedade se não fizermos parte dela?

 

Fonte: Aarquiteta