Decoração do hall de entrada: 6 dicas para os seus projetos

Por Compose / 02.07.2020
Decoração do hall de entrada: 6 dicas para os seus projetos

A decoração do hall de entrada deve ser um dos pontos mais importantes para causar uma boa impressão em uma construção. Certamente você já ouviu o ditado "a primeira impressão é a que fica", não é mesmo?

Isso não é apenas senso comum: a ciência tem mostrado isso realmente acontece e afeta a nossa percepção sobre pessoas, objetos e lugares. Com certeza muitos conceitos podem ser mudados mais à frente, mas é fato de que a primeira impressão é muito importante.

O hall de entrada é o primeiro contato que a pessoa tem com o interior da casa. Então, ele molda todas as expectativas em relação ao resto da decoração. Por isso, precisa ser incrível e antecipar as tendências utilizadas nos demais cômodos.

Quer saber como fazer um projeto incrível para ele? Acompanhe o nosso post!

Por que investir na decoração do hall de entrada?

 

Projeto @si_advisors - Produto Calacata Altíssimo Lux 90x90

Projeto @si_advisors - Produto Calacata Altíssimo Lux 90x90

 

O hall de entrada funciona como um resumo de toda a linguagem empregada na decoração. Por isso, serve como uma vitrine para todo o interior. O arquiteto pode aproveitar essa característica para trabalhar com os sentidos dos visitantes. Nos projetos corporativos, isso é essencial, pois influencia na experiência dos consumidores finais.

Assim que o usuário do edifício receber as pessoas, ele vai ouvir um "uau" e diversos elogios. Isso satisfaz bastante os seus clientes, pois um dos grandes objetivos do design de interiores é causar uma impressão única e ganhar feedbacks sobre a originalidade e a sofisticação.

Ademais, um hall incrível vai estimular a curiosidade dos visitantes a respeito do autor daquela decoração. Como é um ambiente de espera e de recepção, há menos atividades e conversas para distraí-los. Então, as chances de um comentário positivo e de perguntas aumentam. Dessa forma, é possível construir uma imagem favorável em clientes potenciais e construir uma imagem no mercado.

Como pensar nesse ambiente?

 

Produto Calacata Altíssimo Lux 90x90

Produto Calacata Altíssimo Lux 90x90

 

Como explicamos, as sensações no primeiro contato com o interior determinarão os julgamentos posteriores que os visitantes terão. A psicologia tem mostrado que as emoções são sentidas em cadeia.

Em outras palavras, se uma pessoa tem uma emoção negativa, as chances de a próxima reação ser negativa é muito maior. Felizmente, o mesmo efeito vale para as emoções negativas. Assim, você pode aproveitar essa característica humana para otimizar os seus projetos.

Então, tente incluir o máximo de elementos que possam melhorar a experiência da pessoa, como:

  • beleza — o contato visual é sempre o primeiro. Então, ele será o responsável por desencadear avaliações mais positivas. Portanto, o ambiente tem que ser incrível e seguir a linguagem de todo o interior, seja ela minimalista, rústica, vintage, moderna, entre outras. Todos os elementos devem transmitir uma mensagem harmônica, desde o revestimento até os acessórios. A intenção é oferecer uma experiência muito positiva no primeiro contato.
  • conforto — é possível que os visitantes tenham de esperar no hall de entrada. Naturalmente, o ambiente deve oferecer todo o conforto possível com sofás de alta qualidade, mesas, tomadas de fácil acesso (todo mundo tem dispositivos para carregar atualmente), iluminação equilibrada, boa climatização, entre outros critérios;
  • aconchego — um espaço pode ser lindo e confortável, mas não parecer convidativo para o uso das pessoas. Ele fica artificial e frio. Isso é ruim para o hall de entrada, cuja função é convidar as pessoas a permanecer ali e se sentir em casa. 

6 dicas pensadas para a decoração do hall de entrada

Diante disso, separamos algumas dicas bem práticas para você utilizar nos seus próximos projetos.

1. Otimize o espaço disponível

 

Projeto @mariahbrandao_arq e @melobragaconstrutora - Produto Calacata Satin 83x83

Projeto @mariahbrandao_arq e @melobragaconstrutora - Produto Calacata Satin 83x83

 

Por ser um cômodo de uso transitório, geralmente os halls de entrada são menores e com proporções diferenciadas. Ilustrando, a largura pode ser muito maior em relação ao comprimento e vice-versa. Desse modo, é preciso saber como otimizar cada espaço e dar uma impressão de maior amplitude.

Uma estratégia muito interessante é a utilização de porcelanatos 3D. Eles podem apresentar estampas que oferecem uma ilusão de óptica de profundidade ou realmente têm um relevo tridimensional. Com isso, é possível brincar com os sentidos.

Outro ponto muito importante é a escolha dos acessórios e do mobiliário. Nesse caso, os móveis planejados são uma excelente opção, pois se encaixam perfeitamente às quinas e bordas e aproveitam a área desde o piso até o teto.

Deve-se tomar cuidado para evitar o excesso de objetivos, como tapetes e vasos, pois isso pode sobrecarregar visualmente o ambiente. Também, torna mais difícil a organização e manutenção.

2. Defina um conceito para o ambiente

 

Produtos Pietra Lavia 53x106 e Wallpaper Grigio 53x106

Produtos Pietra Lavia 53x106 e Wallpaper Grigio 53x106

 

O hall deve ter um conceito forte que siga toda a linguagem arquitetônica escolhida para o exterior e interior do edifício ou casa. Então, veja quais são as mensagens mais importantes do projeto e as evidencie no hall. Para isso, pense no que o seu cliente mais enfatizou em relação ao escopo.

3. Desenvolva um espaço com vida

 

Projeto @lucianabrasileirointeriores - Produto Calacata Lux 82x82

Projeto @lucianabrasileirointeriores - Produto Calacata Lux 82x82

 

Atualmente, há uma grande tendência na arquitetura: os espaços biofílicos. Eles são pensados para trazer o máximo de elementos naturais para dentro da decoração, como a luz do sol, a ventilação atmosférica e as plantas.

Então, é possível incluir claraboias e janelas amplas no hall de entrada para aumentar o contato com o meio ambiente. Além disso, não deixe de incluir as plantas, que podem ser instaladas em vasos e em paredes verdes. Nesses casos, lembre-se que os revestimentos deverão ser impermeáveis para que a água das plantas não danifique a estrutura.

4. Foque na funcionalidade

 

Produto New York Grigio Touch 120x120

Produto New York Grigio Touch 120x120

 

O hall deve oferecer o máximo de conforto e praticidade para quem está esperando no ambiente. Então, pode contar com ganchos para guardar casacos e bolsas, armários para sapatos, lavabos etc. Ademais, as cadeiras devem ser confortáveis e ergonômicas, assim como os sofás.

Também, é importante pensar nas atividades que as pessoas podem fazer nesse momento. Então, tomadas para conexão de computadores e celulares são muito interessantes, assim como livros para distração.

5. Crie um espaço pessoal e empático

O hall de entrada também deve trazer uma mensagem sobre os usuários daquele ambiente. Isso ajuda o ambiente a contar uma história e criar mais empatia nos visitantes. No caso dos residenciais, isso pode incluir murais com fotos de viagens e momentos marcantes, retratos, entre outros.

Nos projetos corporativos, podem-se incluir imagens dos colaboradores, dos sócios e dos fundadores, além de pequenos quadros sobre a história da empresa.

6. Pense no revestimento estrategicamente

 

Mostra @casacor_oficial - Projeto @triart.arquitetura - Produto Pietra di Tibur 83x83

Mostra @casacor_oficial - Projeto @triart.arquitetura - Produto Pietra di Tibur 83x83

 

O revestimento apresenta um papel central na decoração do hall, pois ocupa grande parte da área visualizada pelo visitante. Ele ajuda a moldar as sensações. Também, pode acabar restringindo o uso de outros elementos, como as plantas, se não for escolhido estrategicamente.

Além disso, as pessoas chegam no hall diretamente da rua, então podem estar molhadas e com os calçados sujos. Por essa razão, o piso deve ser muito fácil de limpar e ter uma aderência adequada para evitar escorregões.

Portanto, a decoração do hall de entrada é determinante para o sucesso de todo o projeto. Afinal, é um ambiente extremamente versátil e importante para transmitir uma boa primeira impressão e antecipar mensagem desejada por seu cliente. Então, não deixe de planejá-lo detalhadamente desde o piso até o teto.

Fonte: Blog Biancogres