Aprenda a Decorar um Apartamento Com Espaço Reduzido

Por Compose / 17.12.2020
Aprenda a Decorar um Apartamento Com Espaço Reduzido

Quando se sai em busca de um apartamento para alugar, seja pessoalmente ou nos classificados, nem sempre se encontra uma opção com o tamanho que idealizamos ou então nosso orçamento mensal comporta apenas imóveis menores, pequenos. Apesar de serem práticos por um lado, eles são um verdadeiro desafio na hora da decoração.

 

 

Isso porque, por conta do espaço mais reduzido, não é todo móvel que cabe neles e nem cabe uma quantidade muito grande de móveis. Nesse sentido, como elaborar a decoração do apartamento, quando ele é pequeno, de forma a deixar tudo mais bonito e perfeitamente funcional? É o que será explicado adiante.

Decorar um apartamento com espaço reduzido requer alguns cuidados especiais
2. Decorar um apartamento com espaço reduzido requer alguns cuidados especiais. Fonte: Pixabay

1. Organizar zonas independentes

Mesmo que seu apartamento esteja limitado a um pequeno cômodo, lembre-se de dividi-lo em várias zonas. Não desista de um sofá que compõe uma sala de estar e permite acomodar seus convidados convenientemente. Separe a kitnet com uma mesa e algumas cadeiras. Isso proporcionará uma pequena área de jantar, bem como a sensação de transição fluida entre as “salas”.

Você trabalha em casa às vezes? Certifique-se de ter uma mesa independente e uma cadeira confortável! Mesmo um pequeno desktop, quando dedicado exclusivamente ao trabalho, lhe dará a possibilidade de separar mentalmente as tarefas do lazer.

Temos plena consciência de que um quarto costuma ser um luxo inatingível em um apartamento pequeno, mas talvez tenha espaço suficiente para um mezanino de madeira? Tudo o que precisa é um colchão confortável e o espaço abaixo pode ser designado para ser um pequeno escritório doméstico ou um canto aconchegante. Certifique-se de acentuar a entrada – separe-a com uma estante ou armário de casacos para dar a sensação de um corredor separado.

2. Use móveis para fins especiais

Arrumando um pequeno espaço, seu aliado será um móvel polivalente. Além do conforto, o sofá deve ser facilmente conversível – afinal, ele se transforma em uma cama todas as noites. Deve ter armazenamento de roupa de cama. O edredom e os travesseiros ocupam muito espaço e devem estar rapidamente fora de vista pela manhã.

Invista em móveis multifuncionais que agreguem beleza e conforto ao ambiente
3. Invista em móveis multifuncionais que agreguem beleza e conforto ao ambiente. Fonte: Pixabay

Uma mudança expressa de disposição pode ser obtida por meio de mesas com rodas (você pode movê-las rapidamente) ou mesas de encaixe – elas não ocupam muito espaço.

Em vez de poltronas, invista em puff, melhor também sobre rodas e com armazenamento extra (nunca muito). Em um banheiro pequeno, use o espaço acima do vaso sanitário – a cor do armário de remédios deve combinar com os acessórios e não será visível.

3. Personalize e mude

Em um pequeno apartamento, cada centímetro é precioso. Quando for decorar, considere um guarda-roupa de acordo com suas necessidades.

Lembre-se de que ele deve armazenar não apenas suas roupas e sapatos, mas também um aspirador de pó, uma tábua de passar roupa, malas, etc. Você não precisa que seja feito sob medida. 

Cada vez mais lojas de móveis estão oferecendo soluções personalizáveis e você as ajusta às suas necessidades. É uma abordagem muito mais econômica, rápida e ainda altamente funcional.

A cozinha

O planejamento cuidadoso também se refere à cozinha, onde cada centímetro é importante. Dedique o espaço disponível para ter mais superfície de trabalho com um pequeno refrigerador integrado sob ela.

Aproveite cada centímetro da cozinha quando for decorar um apartamento com espaço reduzido
4. Aproveite cada centímetro da cozinha quando for decorar um apartamento com espaço reduzido. Fonte: Pixabay

Que tal um fogão de duas bocas? Será suficiente preparar o jantar e você ganhará 30 cm adicionais de espaço no balcão. Considere uma pequena máquina de lavar louça integrada – não é apenas conveniente, mas também uma maneira inteligente de manter todos os pratos sujos fora da vista.

4. Deixe entrar alguma luz

Interiores claros parecem opticamente maiores, então exponha a luz ao máximo. Comece com as janelas – não as cubra com cortinas escuras. Pinte os recessos da janela de branco para que reflitam a luz do sol. 

Escolha cores claras para as paredes – branco clássico ou seus tons claros favoritos. Se o seu banheiro minúsculo sem janelas for coberto com ladrilhos escuros – repinte-os! Atualmente, você pode encontrar muitas tintas de boa qualidade para essa finalidade.

Faça amizade com espelhos. Bem enquadrados, eles vão decorar o espaço como pinturas elegantes e seu papel no alargamento óptico da sala é inestimável. Eles não apenas refletem a luz, mas também criam uma ilusão de multiplicação do espaço. 

Para as frentes de gabinete – especialmente as grandes – escolha cores brilhantes e brilhantes que refletirão a luz adicionalmente.

Crie um clima diferenciado com a ajuda de luzes

A luz tem poder! Usado habilmente, não só aumentará opticamente o apartamento, mas também “fechará” qualquer espaço intrincadamente organizado e construirá sua atmosfera única. Esta função é especialmente importante quando você compartilha seu espaço com outra pessoa.

As luzes trazem um efeito especial para decoração do apartamento com espaço reduzido
5. As luzes trazem um efeito especial para decoração do apartamento com espaço reduzido. Fonte: Pixabay

A iluminação de tarefas sobre a bancada da cozinha iluminará a área de trabalho e permitirá que você prepare um lanche sem acender as luzes principais. Um forte refletor em sua mesa permitirá que você trabalhe mesmo quando a outra pessoa gostaria de dormir. 

Uma luminária de chão quente é ótima para relaxar no sofá, e a área de jantar será bem acentuada por uma luz pendurada diretamente sobre a mesa. Uma mudança rápida de disposição pode ser alcançada com lâmpadas de piso móveis e, para leitura, você pode usar pequenas luzes de encaixe que podem ser fixadas na prateleira sobre o sofá.

5. Brinque com Ilusões

Você já aprendeu que luz, espelhos e cores brilhantes podem fazer milagres. No entanto, existem mais truques à sua disposição. Os tetos altos dão uma sensação de espaço. Se você não mora em um prédio antigo, pode “levantar” o teto opticamente. 

Pendure uma haste de cortina o mais alto possível e pendure cortinas compridas até o chão. Use formas verticais, como imagens em quadros longitudinais e espelhos orientados verticalmente.

Os rodapés do seu apartamento devem combinar com a cor das paredes, o que permite adicionar alguns centímetros ao ambiente. Escolha móveis abertos que pareçam mais leves e não bloqueiem a luz. Certifique-se de que os sofás, guarda-roupas e estantes tenham pernas pequenas. Quanto mais finos eles são, mais leve é o efeito final.

 

Fonte: Viva Decora