Saiba como aplicar cromoterapia na decoração de sua casa
A aplicação da cromoterapia na decoração de casa pode influenciar no bem-estar dos moradores e trazer inúmeras sensações positivas. É o caso do relaxamento, aconchego, concentração, criatividade etc. Assim, além de considerar as preferências pessoais na escolha das cores, é importante pensar na influência disso para a qualidade de vida.
Já há muitos anos, diferentes áreas, como o marketing e a psicologia, realizam estudos para compreender mais sobre a influência das cores no comportamento das pessoas. Diante destes estudos, reunimos alguns dos principais conceitos que auxiliam na adequada aplicação da cromoterapia na decoração de casa.
Continue a leitura para saber mais!
Como a cromoterapia afeta o bem-estar?
Você já chegou em um ambiente e pouco depois se sentiu desconfortável ou até deprimido? Ou o inverso: já se sentiu bem logo que chegou em um determinado local? Isso tem muita relação com a escolha de decoração, principalmente com as cores utilizadas. Isto é, a psicologia estuda como o ser humano percebe as cores e como elas influenciam no equilíbrio emocional, sistema imunológico etc.
Por isso, é comum que determinados estabelecimentos obedeçam sempre uma paleta de cores. É o caso de hospitais, clínicas médicas, SPAs e demais centros de cuidado com a saúde física e mental. Nesses casos, as cores mais comuns são as claras e neutras, por trazerem uma maior sensação de relaxamento.
Como aplicar a cromoterapia na decoração?
É possível que você já tenha se dado conta da relevância da cromoterapia na decoração. Então, para aproveitar adequadamente seus benefícios, saiba o que fazer em cada cômodo da casa.
Sala
Normalmente, a sala é o espaço de recepção de amigos e familiares. E ainda, é onde costumamos relaxar para assistir televisão. Em outras palavras, a sala é sinônimo de aconchego e conforto para muitos.
Logo, os tons mais claros são os mais recomendados para trazer essa sensação. E ainda, se almejar um ambiente também estimulante e alegre, vale conferir cores vibrantes em tons mais claros. O terracota, por exemplo, é uma boa sugestão.
Cozinha
A cozinha também costuma ser associada como um espaço de aconchego, já que é onde muitos se reúnem para fazer refeições. Mas além disso, ela é vista também como um ambiente de inovação, especialmente pelas aventuras culinárias. Assim, as cores quentes são opções interessantes para estimular isso, como o laranja e amarelo. Certamente você já deve ter visto por aí algum restaurante ou fast-food com essas cores, não é mesmo?
De acordo com a psicologia das cores, essas tonalidades também podem ser capazes de estimular a sensação de fome. Vale ressaltar que não precisa utilizar a cor mais viva nestas paletas. Você pode utilizar variações mais amenas de um vermelho ou até mesmo um amarelo mais mostarda e menos impactante para não pesar o visual.
A dica principal fica por conta da dosagem, para quebrar a harmonia e trazer incômodo visual. Nesse caso, é válido equilibrar com tons neutros entre as cores vibrantes. Quanto a isso, um porcelanato cimentício, como New York Grigio Touch, Tribeca Grey, Connection Silver, Cemento Grigio da Biancogres, são opções válidas para criar uma base superneutra para receber uma decoração mais colorida.
Banheiro
O banheiro é o local mais intimista de toda a residência. E, para muitos, já está claro que o espaço deixou de ser apenas um ambiente de higiene pessoal para se tornar um local de relaxamento e reflexão. Assim, para transmitir uma maior sensação de limpeza, é recomendado apostar em tons que passem isso, como o branco, azul e verde-claro. Cores em tons pasteis em variadas paletas de cores também são aceitas, afinal, os tons mais claros podem trazer alegria sem pesar o visual. Optar por tons claros é importante também para trazer uma maior sensação de amplitude.
Quarto
O quarto deve ser o local de descanso e precisa ser revigorante. Diante disso, utilizar uma paleta de cores que permeie o tom azul é uma estratégia muito bem-vinda. Afinal, trata-se da principal cor associada a sensação de relaxamento, tranquilidade e sossego.
Então, conseguiu entender mais sobre o uso da cromoterapia na decoração de casa? Essa técnica pode trazer uma maior sensação de bem-estar. Quanto a isso, é importante reforçar que usar uma base neutra, como no revestimento, possibilita uma maior ousadia e criatividade nas cores dos demais elementos decorativos.
Fonte: Biancogres